TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laudo Técnico de Vazamento de Rede Interna

Por:   •  4/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.506 Palavras (11 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 11

LAUDO TÉCNICO DE VISTORIA DE ENGENHARIA

 

Assunto: Vazamento em instalações hidro-sanitárias

Endereço: Rua São Rafael, nº 10, Condomínio Iracy, apto 604 - Tijuca, Rio de Janeiro

Proprietário:

Responsável técnico:

Data de elaboração do Laudo: 06/04/2023

OBJETO DO LAUDO

Este laudo tem como objetivo avaliar os motivos e a responsabilidade das infiltrações ocorridas provenientes de vazamentos das instalações hidro-sanitárias do referido apto 604.

HISTÓRICO: 

Segundo informações obtidas em conversas com antigos moradores, funcionários e síndico, há aproximadamente 18 anos atrás, esse apartamento 604, já havia apresentado um vazamento grave, no qual a infiltração chegou na garagem do térreo. Ficou fechado por mais de uma década e em 2021 foi alugado e logo houve a rescisão do contrato, pois a inquilina constatou que quase não saia água das torneiras da unidade. Tubulações antigas, originais da construção do prédio, que é datado de 1970, estavam obstruídas e impediam a passagem de água.

Em 2022 o apartamento 604 foi novamente alugado e o inquilino, mesmo detectando o problema da água fraca, resolveu ficar no imóvel aguardando uma solução por parte do proprietário/administradora. Depois de muitas tentativas e muito tempo de espera o problema do fornecimento de água fria foi resolvido.

Poucas semanas após o novo inquilino se mudar para o apartamento 604, o morador do apartamento 504, relata o aparecimento de umidade no teto do banheiro social e na parede da área de serviço, que poderia ser proveniente do apartamento de cima.

O síndico do condomínio é informado sobre o ocorrido e o mesmo entra em contato com o inquilino do 604, solicitando uma avaliação e possível resolução da questão. Ele novamente entra em contato com a administradora para informar sobre possível vazamento que está atingindo o apto 504. Novamente a resolução e retorno são demorados. Profissionais terceirizados pela administradora, fizeram aparente reparo no banheiro do apto 604, e recuperaram o teto do banheiro e a parede da área do apto 504.

Em outubro de 2022, o morador do 504 volta a relatar o aparecimento de umidade no teto do banheiro social e parede da área de serviço. Novamente o inquilino do 604 é avisado, e ele volta a fazer contato com a administradora. Novamente o retorno é demorado. Entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023, aconteceram 4 intervenções no banheiro da unidade 604, realizadas por empresas terceirizadas pela administradora, mas nenhuma dessas visitas obteve êxito em sanar a infiltração.

Com a demora na identificação do problema pelos profissionais enviados pela administradora, o vazamento aumenta, e a infiltração chega também nos apartamentos 404, 304, 204 e salão da portaria, no térreo. Após o agravamento do caso, o sindico visita as unidades 504, 404, 304, 204 e 104, e constata que o único apartamento que não sofreu avaria foi o 104. Ao mesmo tempo, informa que o condomínio vai assumir a investigação do vazamento e resolução do problema visto a severidade e gravidade das infiltrações, que estavam comprometendo diretamente a estrutura do prédio e a integridade física e moral dos moradores, principalmente da coluna 4.

Junto ao principal fator de comprometimento da estrutura, outra questão também motivou o condomínio a assumir a resolução do problema. As empresas envidas pela administradora, depois de tantas tentativas, não conseguiram identificar e sanar o problema, e apresentaram laudos claramente errados e equivocados. Ao início da última tentativa realizada, visto que a estrutura possui laje dupla de entulho, o sindico impediu que um martelete de impacto fosse utilizado sem uma prévia avaliação técnica ou aviso ao condomínio, reforçando que iria assumir a resolução do problema, visto a gravidade do mesmo.

A empresa Vieira Engenharia, que já realizou obras com sucesso no prédio, foi chamada e rapidamente fizeram uma visita técnica, explicando todo o procedimento necessário para a realização dos trabalhos de investigação e reparo. O trabalho foi iniciado no banheiro social do apartamento 604. (fotos 1 e 2)

             

   Foto 1) Investigação do ralo do banheiro              Foto 2) Investigação do ralo do box

O síndico informou à um dos proprietários do imóvel da gravidade do vazamento e da intervenção que estava sendo feita. Não obteve nenhum retorno depois. A investigação do vazamento pela empresa Vieira Engenharia foi demorada pela dificuldade de identificar o ponto exato, pois a laje dupla estava tomada pela água e o entulho encharcado e enlameado, o que gerou uma preocupação maior pelo peso provocado na estrutura pelo alagamento da laje. (Fotos 3 a 10)

 

      Foto 3)  Início de demolição pisos                             Foto 4) Início demolição piso box

[pic 1]  [pic 2]Foto 5) Piso ao redor ralo do box demolido        Foto 6) Piso ao redor do ralo do banheiro demolido

[pic 3] 

                Foto 7) Tubulação corroída                                     8) Tubulação da ducha corroída

                                              9) Demolição total do banheiro necessária

                                                         10 ) Laje do banheiro demolida

A retirada do entulho se fez necessária para avaliação e recuperação completa da estrutura. Durante a demolição da laje, retirada do entulho e descobrimento das tubulações, notou-se uma total deterioração do material, que ainda era original, e notou-se também uma falha grave em suas instalações, que ligavam todos os esgotos do apartamento 604, ao mesmo ralo do banheiro, que estava deteriorado, provocando um vazamento ainda mais severo na laje dupla. Continuando a investigação pela empresa descobriu-se que o vazamento era proveniente de três pontos: ralo, ducha higiênica e barbará. Dois pontos de vazamento de responsabilidade do apartamento 604, ralo e ducha higiênica, e um ponto de vazamento de responsabilidade do condomínio. (Fotos 11 a 14)

[pic 4]  [pic 5] 

       Foto 11) Tubo barbará corroído                                    Foto 12) Tubo barbará corroído

   

            Foto 13 ) Tubo de barbará corroído              Foto 14) Remoção de tubulação barbará

[pic 6]

                                                         Foto 15) Entre lajes limpa e seca

O sindico informou a um dos proprietários que os pontos de vazamento foram descobertos. Falou sobre uma visita. Não obteve nenhum retorno depois. A obra realizada pela Vieira Engenharia, para resolver o problema do vazamento durou 35 dias. Todas as tubulações de esgotamento que estavam comprometidas foram trocadas. A mesa de cima da laje dupla foi refeita e impermeabilizada. A impermeabilização subiu 50cm nas paredes. O layout dos pontos hidráulicos do banheiro foi mantido. Os reparos nas unidades 504, 404, 304 e 204 foram realizados.( Fotos 16 a 18)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com