TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  10/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

Juara - MT

2021

g

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

Relatório de Estágio apresentado à Disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos para conclusão de curso.

Orientador: Prof.

 

Juara - MT

2021

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1        ...................................................................................................................        4

CAPÍTULO 2        ...................................................................................................................        5

CAPÍTULO 3        ...................................................................................................................        9

REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS         ..............................................................................        10

ANEXO        ...................................................................................................................        11

CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA E/OU NEGÓCIO OBJETO DO ESTÁGIO

A empresa G. , com nome, está localização no município de Novo Horizonte Esta empresa tem como atividade o confinamento de bovinos, para finalização de carcaça (engorda final), com a finalidade de venda para frigoríficos como o JBS S/A, Frialto, entre outros.

Para a engorda dos animais, a empresa usa grãos, silagem, núcleo protéico, entre outros. Alguns produtos são comprados e outros como o milho e o pasto, são em partes plantados pela própria empresa.

O estabelecimento conta com o Barracão de Silagem, para preparar toda a nutrição que é disponibilizada diariamente aos bovinos.

Esta empresa é referencia na região do Vale do Arinos, pois é licenciada para 10.000 (dez mil) animais, sendo a maior entre os confinamentos da região.

CAPÍTULO 2 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO, COM UMA ANÁLISE DESTAS ATIVIDADES FUNDAMENTADAS NOS CONTEÚDOS MINISTRADOS DURANTE O CURSO

No primeiro dia participei da integração, onde vários profissionais ministrarão um resumo sobre suas respectivas áreas:

  1. Um membro da CIPA, explicou sobre as normas de segurança e os EPI´S em cada atividade.
  2. O Engenheiro Ambiental, explicou sobre o consumo de água e o uso consciente, o tratamento de efluentes, os projetos ambientais, etc.
  3. O Responsável Operacional, explicou sobre os processos da empresa, desde as plantações, colheitas, secagem, recebimento dos insumos para a nutrição, funcionamento do barracão de silagem, trato das baias onde os animais ficam confinados e os cuidados com o tratamento de efluentes.

Após a integração fui visitar as áreas de plantio de pastagem e de milho. Em anexo segue as fotos 1, 2 e 3.

Obs.: Utilizei a disciplina de Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho, e a disciplina de Tratamento de Efluentes Industriais.

No segundo e terceiro dias, o Engenheiro Sr. Higor, me deu uma cópia de todos os projetos do licenciamento ambiental e documentos da empresa para ler e posteriormente discutirmos:

  • Planta Topográfica da área do empreendimento;
  • Estudo Hidrogeológico, Geológico, Pedológico e Potenciométrico;
  • Plano de Controle Ambiental – PCA;
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
  • Memorial de Cálculo das Lagoas de Tratamento de Efluentes;
  • Plantas das Lagoas e Caixa desarenadora;
  • Projeto de Fertilização e destinação final dos resíduos sólidos orgânicos do confinamento;
  • Projeto de Fertirrigação – Destinação final do efluente tratado;
  • Outorgas de Captação.

Obs.: Utilizei a disciplina de Legislação Ambiental e a de Estudos Ambientais.

No quarto dia acompanhei os operadores na preparação da silagem, onde foi cortado o pasto com trator, triturado, levado ao barracão de silagem e misturado aos outros produtos para montar a nutrição dos animais. Em anexo segue as fotos 4 e 5.

Obs.: Utilizei a disciplina de Ecologia.

No quinto dia acompanhei o preparo da ração dos animais, que é feita com uma mistura de farelo de milho, volumoso (que pode ser uma mistura das palhas e caules do milho, da cana de açúcar e pastagem, ou apenas um ou dois desses produtos, conforme a disponibilidade), a torta de soja, caroço de algodão, proteinado, etc. Em anexo segue as fotos 6, 7 e 8.

Depois fiz a vistoria e limpeza dos SAO (Caixas separadoras de água e Óleo, e remoção de areia) do tanque de combustível e do lavador de caminhões da empresa.

O tambor de óleo coletado é armazenado para posterior destinação final, onde uma empresa de Cuiabá vem fazer a coletar para fazer o tratamento. Em anexo segue as fotos 9, 10 e 11.

Obs.: Utilizei a disciplina de Resíduos Industrial.

No sexto dia acompanhei a limpeza de várias baias vazias. Baia é o nome dado ao cercado onde os bovinos ficam confinados.

Após o ciclo de 90 a 110 dias, os animais confinados, ganham o peso necessário e são enviados para o frigorífico, então a baia desocupada é limpa com a pá carregadeira, o resíduo é colocado em um local na parte superior do confinamento e posteriormente é incorporado no solo, conforme projeto de fertilização e destinação final de resíduo sólido orgânico do confinamento com incorporação no solo de cultura de milho e pastagem, elaborado pela empresa MAPLAN Engenharia. Em anexo segue as foto 12 e imagem 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (904.8 Kb)   docx (852.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com