TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar Engenharia Mecânica IV

Por:   •  6/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBTA DIGITAL

POLO TUCUMÃ

CÍCERO SILVA OLIVEIRA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR IV

NECESSIDADE DE DIMENSIONAMENTO NO SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE UM CARRO DE FÓRMULA 1

TUCUMÃ, 2024

  1. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Esse projeto tem como objetivo analisar a necessidade de de dimensionamento no sistema de transmissão de um carro de fórmula 1, pois há  muito tempo, a indústria automobilística busca otimizar seus processos e tecnologias visando obter melhor desempenho e eficiência em seus veículos.

Acompanhando essa crescente otimização surge a demanda por engenheiros cada vez mais especializados e preparados para assumir as responsabilidades.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Em janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do COVID-19 constituía uma Emergência de Saúde Pública de importância internacional, o mais alto nível de alerta, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional (OMS, 2020). De acordo com o mapa interativo do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) foram 6.399.230 casos confirmados e 384.463 mortes em 188 países (DONGE et al., 2020). No Brasil o primeiro caso registrado foi em 25 de fevereiro de 2020, porém atualmente é o país com maior número de casos e de mortes do continente (DONGE et al., 2020).

Barroso et al. (2020) fizeram um mapeamento mostrando o índice de risco que os trabalhadores brasileiros têm de serem contaminados pelo COVID-19 durante suas atividades profissionais e os trabalhadores da saúde apresentaram de 97 a 100% de risco de contágio desde técnicos de saúde bucal a técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

De acordo com o Ministério da Saúde (2020), no Boletim Epidemiológico Especial divulgado em maio no Brasil, existem 199.768 profissionais de saúde registrados no eSUS notificado com suspeita de COVID-19 sendo que 31.790 (15,9%) foram confirmados para a doença, 53.677 (26,9%) foram descartados por não atenderem aos critérios clínico-laboratoriais e 114.301 (57,2%) permaneceram em investigação.

A categoria profissional com o maior número de registros no sistema foi “Técnico ou Auxiliar em Enfermagem” (68.250 ou 34,2%), seguida de “Enfermeiro” (33.733 ou 16,9%), “Médico” (26.546 ou 13,3%), “Recepcionista” (8.610 ou 4,3%) e outro tipo de agente de saúde (5.013 ou 2,5%). Em estudo realizado no Canadá no surto de COVID-19, Pereira et al., (2020) encontraram sintomas que exemplificam prejuízo na saúde mental dos trabalhadores da saúde, como sensação de alto risco de contaminação, efeito da doença na vida profissional e humor deprimido. Além disso a exaustão física e mental, a dor da perda de pacientes e colegas, a dificuldade de tomada de decisão, o medo da contaminação e da transmissão da doença aos entes próximos também são fatores que prejudicam a saúde mental dos profissionais atuantes na linha de frente da doença (GUIMARÃES AV e BRASILAM, 2018).

Ao observar uma lacuna existente no cotidiano sobre o olhar significativo para a saúde mental e seus impactos sobre a vida dos trabalhadores nota-se que são poucas os estudos que abordam, de fato, a importância sobre a situação vivenciada no período difícil da pandemia. Além disso, a imagem do profissional de várias áreas é vista sempre como algo que será inabalável, sem levar em consideração a importância da saúde mental preservada para um desenvolvimento na vida do indivíduo.

  1. METODOLOGIA

Tendo em vista os procedimentos técnicos, a presente pesquisa é resultado de um estudo bibliográfico, modelo explicado por Gil (2008), como um ensaio construído por meio de material já desenvolvido acerca do tema proposto, constituído de obras clássicas que debatem a temática levantada, além de artigos científicos, monografias, dissertações, teses encontrados e selecionados principalmente a partir de plataformas na internet.

Essa modalidade de estudo tem como principal finalidade colocar o pesquisador frente ao assunto abordado, valendo-se de referenciais que, em dado momento, debruçaram-se sobre uma matéria, colocando em evidência pontos de discussão a fim de produzir mais conteúdo sobre um determinado fenômeno (GIL, 2008).

Em menção a abordagem do problema, configura-se como pesquisa qualitativa, tipo em que a interpretação dos resultados e atribuição dos significados são de suma importância para sua elaboração e concretização, sem que seja necessário o uso de métodos e técnicas estatísticas para que os dados sejam compilados e discutidos (SAKAMOTO; SILVEIRA, 2014). Portanto, em um ensaio desenvolvido por esse viés, não são usados números para sua tradução, ficando o pesquisador responsável pela análise dos achados, e a sua percepção é usada como ferramenta-chave para abranger as considerações alcançadas por outros estudos.

Em relação aos objetivos, é uma pesquisa exploratória, que tem finalidades específicas, construída a partir da investigação do tema proposto, seguindo uma cadeia lógica de ideias, no intuito de alcançar o máximo de qualidade discursiva (GIL, 2008). O autor comenta que a proposta desse tipo de ensaio é a construção de objetivos e formulação de hipóteses ou colocar em evidência um novo enfoque para a temática discutida, assumindo características de pesquisas bibliográficas ou estudos de caso, facilitando a simplificação do problema, por meio de explicações mais claras (GIL, 2008).

Para a coleta os dados foram coletados na cidade de Tucumã, com os trabalhadores da empresa Vale, além de informações na internet, através do Google Acadêmico, escolhido por sua abrangência de conteúdo e permissão ao acesso público. Plataformas como Scielo (Scientific Eletronic Libraty Online) e repositórios de universidades como o Centro Universitário de Patos, além de artigos publicados em revistas de saúde.

Para seleção dos trabalhos, utilizou-se descritores como “saúde mental”, aparecendo aproximadamente 218.000 artigos e obras relacionadas, “COVID-19”, surgindo por volta de 4.480 trabalhos, “isolamento social”, destacando-se 207.000 publicações e transtornos psicológicos com 17.500 ensaios disponíveis para pesquisa. Como critérios de seleção, de início foram descartadas as publicações que não estavam adequadas aos anos de 2020/2021, lidos por volta de 20 trabalhos referentes a cada descritor, excluídas os que não seguiam a metodologia científica, obras que não correspondiam as exigências da ABNT e discussões que não estavam em conformidade com a proposta do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com