TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Quê Você Quer Perguntar?

Artigo: O Quê Você Quer Perguntar?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  337 Visualizações

Benefícios da Aplicação de Inspeções de Software

Esforço, Produtividade, Tempo e Custo

O esforço gasto por organizações de software com retrabalho pode variar em média entre 40% e 50% do esforço total do desenvolvimento de um projeto. Uma estimativa da distribuição do retrabalho pelas atividades de desenvolvimento de software está ilustrada na Figura 2.

Figura 2. Distribuição do retrabalho pelas atividades de desenvolvimento de software. Adaptado de (WHEELER et al., 1996).

Figura 3. Custo relativo para corrigir um defeito. Adaptado de (BOEHM, 1981).

Analisando a Figura 2, é possível verificar que o retrabalho tende a aumentar na medida em que o desenvolvimento progride. Uma das razões para isto é o aumento no esforço para corrigir defeitos nas atividades finais do processo de desenvolvimento. Através da análise de 63 projetos, BOEHM (1981) apresenta o custo relativo da correção de defeitos encontrados em cada uma das atividades de desenvolvimento (Figura 3).

Assim, um dos maiores benefícios de se utilizar inspeções de software é a detecção de defeitos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de software, facilitando a correção destes defeitos com menor esforço e custo. Desta forma, de acordo com (JONES, 1991), o esforço com retrabalho é reduzido em média para 10% a 20% do esforço total de desenvolvimento. Esta redução no retrabalho pode implicar em

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com