TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECONHECIMENTO E MANUSEIO DE VIDRARIAS, MEDIDAS DE MASSA E VOLUME

Por:   •  22/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ANA LUIZA OLIVEIRA GUIMARÃES (MAT. 2020002570)

EXPERIMENTO 1: NOÇÕES BÁSICAS DE TRABALHO NO LABORATÓRIO

RECONHECIMENTO E MANUSEIO DE VIDRARIAS, MEDIDAS DE MASSA E VOLUME

SÃO LUÍS - MA

01.05.2022

ANA LUIZA OLIVEIRA GUIMARÃES (MAT. 2020002570)

EXPERIMENTO 1: NOÇÕES BÁSICAS DE TRABALHO NO LABORATÓRIO

RECONHECIMENTO E MANUSEIO DE VIDRARIAS, MEDIDAS DE MASSA E VOLUME

Relatório apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Química Experimental, no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão.

Docente:  Profa. Dra. Maira Silva Ferreira.

SÃO LUÍS - MA

01.05.2022

SUMÁRIO

1.        RESUMO        4

2.        INTRODUÇÃO        5

3.        MATERIAIS E REAGENTES        6

4.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        6

4.1 Medidas de Massa: Comparação entre Balanças        6

4.2 Medidas de Volume: Paralaxe        6

4.3 Medidas de Massa e Volume        7

5.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

6.        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        7

  1. RESUMO

Os procedimentos descritos neste relatório têm como objetivo realizar a medição de massa de amostras em balanças com características de precisão e exatidão diferentes – balança comum e analítica -, comparando a experiência e aplicabilidade dos resultados obtidos. O presente estudo também objetiva introduzir a técnica de paralaxe e sua importância na obtenção de medidas de volume de líquidos, assim como analisar a exatidão/precisão das vidrarias disponibilizadas no laboratório para a prática. A amostra sólida utilizada no experimento para aferição de massa foi o Carbonato de Cálcio () e, para medição de massa e volume, foram manuseadas amostras de água destilada. Além de resultados numéricos, as informações contidas neste texto visam indicar quais equipamentos são adequados para cada finalidade e possíveis substitutos.[pic 1]

Palavras-chave: Massa. Volume. Medição.

  1. INTRODUÇÃO

Antes de realizar qualquer experimento em laboratório, deve-se levar em consideração a conduta exigida por este, seja o conhecimento mínimo das normas de segurança do ambiente (no intuito de evitar acidentes) ou ainda o estudo prévio de materiais e equipamentos que serão utilizados na prática em questão. É imprescindível que seja feita a associação de funcionalidades e conceitos explorados anteriormente com o procedimento experimental – trata-se de um dos objetivos do experimento aqui descrito e um fundamento da Química Analítica.

Com frequência, observa-se a presença de medidas de massa e volume no cotidiano – o que evidencia sua relevância, não se pode desconsiderá-las. Quanto à massa, cabe diferenciá-la do conceito de peso pois, embora sejam comumente utilizados como sinônimos, trata-se de grandezas físicas diferentes: “peso” caracteriza uma força resultante de atração dos corpos sob uma determinada interação gravitacional, portanto, varia conforme a força de gravidade exercida sobre o corpo; enquanto que “massa” designa a quantidade de matéria presente em um corpo e é invariável. Por fim, sabe-se que a massa pode ser medida por uma balança analítica, um dos instrumentos mais usados no laboratório e do qual dependem a grande maioria dos resultados analíticos.

O procedimento de medição de volume varia de acordo com o estado físico da amostra. No experimento realizado, foram medidos volumes de amostras sólidas e líquidas – as últimas  a partir da comparação da superfície do líquido, denominada “menisco”, com a escala da vidraria utilizada. Neste contexto, é importante ressaltar a possibilidade de erro de paralaxe, um erro observacional na leitura de uma escala; para evitá-lo, basta que os olhos do observador estejam sempre posicionados no mesmo nível da marca de aferição do recipiente, conforme ilustrado na figura abaixo.

(FIGURA 1)

A manipulação correta de cada vidraria e o entendimento de qual seria a mais adequada para diferentes procedimentos proporcionam medidas mais exatas e, consequentemente, dados mais precisos e condizentes com os objetivos propostos. Portanto, seja qual for a prática a ser realizada, a química experimental exige precisão e exatidão, cujos valores podem variar a depender do instrumento utilizado. Ademais, o presente experimento tem como objetivo a manipulação correta das vidrarias disponíveis para determinação de massa e volume de amostras sólidas e líquidas, assim como a análise crítica da exatidão/precisão dos instrumentos de medida fornecidos.

  1. MATERIAIS E REAGENTES

Para a realização das medidas de massa e volume envolvidas no experimento “Noções Básicas de Trabalho no Laboratório”, utilizou-se os seguintes materiais e equipamentos:

  • Béquer de 50ml;
  • Balança Analítica;
  • Balança Comum;
  • Proveta de 25 ml;
  • Pisseta;
  • Pipetador em Borracha (Pêra);
  • Erlenmeyer de 50 ml;
  • Pipeta volumétrica de 10 ml;
  • Água destilada;
  • Carbonato de Cálcio ().[pic 2]

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1 Medidas de Massa: Comparação entre Balanças

Foi utilizado um béquer de 50 ml para realizar a medição de 2 (duas) gramas de Carbonato de Cálcio (), com o uso da balança analítica e da balança comum. Inicialmente, mediu-se a massa do béquer em ambas as balanças e foram anotados os valores. A seguir, foi adicionado uma certa quantidade de  e foi realizada nova medida; o processo foi repetido até a obtenção de aproximadamente 2 g do material. Depois, sem retirar o conteúdo do béquer, o procedimento é realizado mais duas vezes – foram extraídas, portanto, três medidas de massa em cada balança.[pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (561.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com