TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Massa, Volume, Temperatura E Densidade

Dissertações: Medidas De Massa, Volume, Temperatura E Densidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  1.775 Visualizações

Página 1 de 5

O experimento consistiu em medir a temperatura da água destilada e do álcool etílico, posteriormente medir suas respectivas massas. A fim de se obter a densidade experimental a ser comparada com a densidade tabelada, em relação à temperatura que as amostras se encontravam, tanto para o álcool etílico, quanto para a água destilada. Também numa segunda parte do experimento foi realizada a chamada “calibração de vidraria”, com o intuito de amenizar os erros observacionais em laboratório.

Através dos resultados encontrados foi possível discutir comparações e analises sobre a diferença entre as medições e obter resultados mais precisos.

Introdução

Do dicionário de língua portuguesa tem-se a definição de densidade como sendo:

den.si.da.de

sf (lat densitate) 1 Qualidade ou estado do que é denso. 2 Fís Relação entre a massa de um corpo e o seu volume; massa específica. 3 Distribuição de uma quantidade (tal como massa, eletricidade ou energia) por unidade, comumente de espaço (como comprimento, área ou volume).

Já na enciclopédia tem-se uma definição mais física, na qual a “densidade de um corpo sólido ou liquido é a relação existente entre a massa especifica do corpo e a da água destilada a 4ºC”. Sendo a massa especifica de um corpo igual à massa contida pela unidade de volume desse corpo.

Definições que foram observadas antes de Cristo, aproximadamente 250 A.C com o matemático Arquimedes que enquanto banhava-se notou que seu corpo ficava mais leve dentro da água e que podia relacionar o transbordamento da água com o peso do corpo imerso e assim realizar a tarefa que o rei o incumbira na época, determinar se a coroa deste possuía trações de prata em sua composição, sem destruí-la. Pois poderia comparar, pelo transbordamento da água, o peso da coroa com o peso que ela deveria ter se feita apenas com ouro e assim descobriu o principio da hidrostática até hoje utilizado.

Nesse experimento é comparado o mesmo volume de dois líquidos diferentes, álcool e água destilada. E segundo o livro do Brown, “uma dúzia é o mesmo número (12) se temos uma dúzia de ovos ou uma dúzia de elefantes. É óbvio que uma dúzia de ovos não tem a mesma massa que uma dúzia de elefantes.”

Densidade = Massa / Volume

Materiais utilizados

Termômetro

Béquer de 50 mL

Pipeta volumétrica de 25 mL

Pêra

Balança analítica de prato único

Picnômetro de 50,0 mL

Água destilada

Álcool etílico

Papel toalha

Métodos dos experimentos

Primeira parte do experimento

MEDINDO A TEMPERATURA:

Para medir a temperatura da água e do etanol foi utilizado um termômetro que foi introduzido no béquer com a substancia a ser medida e com quantidade suficiente para cobrir toda a parte sensível à temperatura do termômetro, tomando cuidado para não encostar o instrumento nas paredes do recipiente.

MEDINDO A MASSA:

Utilizando um picnômetro de 50 ml medimos a massa deste, primeiramente, vazio e bem limpo na sua parte externa através de um papel toalha. Então, preencheu-se o picnômetro com água e álcool, um de cada vez, e foi medida a massa deste cheio com cada um dos respectivos líquidos.

Segunda parte do experimento

Para a segunda parte da experiência foi encontrado a massa de um béquer limpo de 50 ml através da balança analítica que em seguida foi preenchido com 25 ml de água destilada, medida com a pipeta.

A partir da diferença entre a massa do béquer e deste com água destilada, foi possível encontrar a massa de 25 ml de água e calibrar a pipeta segundo o valor da densidade do Sistema Internacional da água destilada a 21º C.

Resultados e Discussões

Durante a primeira parte do experimento pode-se constatar as seguintes temperaturas para os líquidos:

Água: 21 ±1ºC

Álcool: 21 ±1ºC

E as seguintes medidas para massa foram:

Massa do picnometro vazio: 24,6535 g

Massa do picnometro cheio com água: 78,7383 g

Massa do picnometro cheio com álcool: 68,6320 g

Com estes dados, foi realizado o cálculo da diferença entre a massa do picnômetro cheio com o picnômetro vazio, obtendo, por conseguinte a massa de 50ml desses líquidos. Assim, os resultados foram:

Massa de 50ml de água: 54,0848 g

Massa de 50ml de álcool:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com