TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Física Experimental

Por:   •  17/5/2023  •  Bibliografia  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório de Física Experimental (Experimento 01)

Gabriel Alves, Gabriel Alvarenga, Thyago Wirlley, e Túlio Rocha

Professor: Fábio Lacerda Resende e Silva

  1. Objetivos:

        O objetivo do experimento em questão, consiste em cada membro do grupo medir a altura de uma peça cilíndrica através de três instrumentos: uma régua, um paquímetro e um micrômetro e posteriormente comparar essas medidas e com isso calcular a média e o desvio padrão, tomando como base os conhecimentos adquiridos na disciplina de Laboratório de Metrologia.

  1. Fundamento teórico:         

        A medição é o ato de comparar um determinado número de valores de acordo com unidades padrão homogêneas. É observando e medindo que pode-se prever o resultado de experimentos futuros, indicando se as condições teóricas estão corretas ou se devem ser reavaliadas. Entretanto, nem todas as medições são completamente precisas. Existem alguns erros devido a fatores como a forma como o equipamento é usado, o processo

de medição e a influência de fatores externos. Esses erros se dividem em duas categorias: erros aleatórios e erros sistemáticos.

Por conseguinte, como erros sistemáticos, tem-se a calibração inccorreta de equipamentos ou uso incorreto. O resultado deste processo deve sempre ser expresso como: o valor da grandeza, a incerteza de medição e a unidade de medição. O valor de ΔM (incerteza) pode ser calculado de várias maneiras, mas a escolha da maneira mais conveniente depende de como a medição é realizada. Uma maneira de obter resultados mais confiáveis ​​e estimar a incerteza é repetir medições da mesma quantidade e usar processamento estatístico. Neste caso, tendo em conta as múltiplas medições de M, obtendo-se a enésima medição, a melhor estimativa de M é dada pela média aritmética.

Para o caso de uma situação onde um número elevado de medições é realizado, a incerteza na medida é dada pelo desvio padrão da média, que é calculado pela expressão:

Quando o resultado da medida é obtido por uma leitura direta do equipamento de medida, tem-se a chamada medida direta. Quando esse resultado é obtido através de operações matemáticas de medidas diretas, tem-se as medidas indiretas. Por exemplo, pode-se medir o lado de um cubo de forma direta utilizando uma régua ou trena, enquanto ser volume pode ser encontrado de forma indireta através do produto de seus lados.

  1. Metogologia

Para o trabalho em questão, é de extrema importância que fatores sejam considerados. Como por exemplo, no uso da régua milimétrica para medir o diâmetro do cilindro utilizado na prática, não seria correto indicar o resultado como 10,00 mm, pois a régua não mede centésimos de milímetros. A indicação correta, seria 15 mm, pois sua menor divisão é de um milímetro. Se a mesma peça tivesse sido medida com um paquímetro, porém, poderíamos indicar 10,5 mm, já que o paquímetro tem uma precisão de 0,1 mm. Igualmente, se fizermos essa medição com um micrômetro, poderíamos indicar 10,52 mm, pois o micrômetro nos dá uma leitura centesimal das medidas.

Materias utilizados:

  1. Régua milimetrada:

Possui uma precisão de 1mm, A régua milimetrada é geralmente utilizada para medir comprimento não muito pequenos e quando a precisão desejada para a medida não é muito alta. Neste tipo de régua a incerteza é de ± 0,5 mm.

  1. Paquimetro:

O paquímetro, apresentado na Figura 1, é um instrumento utilizado pequenos compri-mentos e, como é apre-sentado, pode ser utilizado pa-ra medidas internas, externas e de profundida. O nônio possui uma escala diferente da principal, ge-ralmente 1/10, 1/20 ou 1/50 de milímetros. Essa escala é comumente expressa na parte inferior do paquímetro. Dessa maneira, a precisão desse instrumento pode ser 0,1, 0,05 ou 0,02 mm e suas incerteza 0,05, 0,025 ou 0,01 mm, respectivamente.

[pic 1][pic 2][pic 3]

  1. Micrômetro: [pic 4]

A capacidade de medição dos micrô-metros normalmente é de 25 mm, sendo possível medir centesimos de milimetro.

[pic 5]

Figura 2: Micrômetro

  1. Cilindro:

Para realizar o experimento foi fornecido para o grupo um cilindro base que foi utilizado nas mediçoes.

Procedimentos experimentais

Procedimento 1:

Cada membro do grupo realizou a medida da altura do cilindro duas vezes com cada um dos seguintes itens, com uma régua milimetrada, paquímetro e micrômetro.  Por conseguinte, foram anotados os valores dessas medidas e suas médias e desvios padrões na, que estão presentes na Erro! A origem da referência não foi encontrada..

Resultados e analise

h (régua): (10,0 ± 0,5)mm                                                                                                      

h (paq.): (10,49 ± 0,05)mm                                                                                          

h (mic.): (10,451 ± 0,029)mm                                                                                      

Portanto, analisando os dados acima, pode-se concluir que o micrometro apresentou menor desvio padrão relativo, sendo assim, apresntou maior precisão nas medições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (608.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com