TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SYS CALCULAR CONCRETO

Por:   •  17/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SYS CALCULAR CONCRETO: Programa para dosagem do traço do concreto, determinar o tipo do preparo do traço e fazer o levantamento do quantitativo de materiais dos elementos de concreto*

Francirley Pereira Santos 1; Fernando de Farias Fernandes 2

*Este Texto é referente ao projeto de TCC II, orientado pelo professor Fernando de Farias Fernandes

1Acadêmico do Curso de Graduação em Engenharia Civil, do CEULM/ULBRA, Manaus-AM, leyfps@ulbra.edu.br;

2Prof.º, MSc. do Curso de Graduação em Engenharia Civil, do CEULM/ULBRA, Manaus-AM, fernandoffernandes@uol.com.br;

RESUMO

Sys Calcular Concreto, Software para calcular quantitativo de materiais dos elementos estruturais confeccionados com concreto e dosagem do traço do concreto automático, conforme métodos da ABCP/ACI, determinação do tipo do preparo do traço com cálculo de padiolas, latas e betoneiras, onde após escolher o tipo de preparo é possível imprimir a receita do modo de preparo para o traço dosado. Automatizar os cálculos de quantitativo de matérias utilizados no traço do concreto de acordo com o FCK de projeto, também podendo gerar relatórios com várias informações pertinente ao projeto, amarrando cada traço a cada elemento confeccionado. O traço do concreto é dosado por meio da base de dados formada através de analise granulométrica dos agregados, analise de massa unitária e massa especifica, analise de umidade, inchamento do agregado miúdo, massa específica do cimento e modulo de finura, onde os resultados das análises são armazenados no banco de dados do sistema no qual esses dados estão relacionados com outras tabelas do sistema para uma dosagem precisa.

PALAVRAS-CHAVE: Dosagem do Traço, Tipo de Preparo, Quantitativo de Materiais, Relatórios.

INTRODUÇÃO

Com a necessidade de se buscar cada vez mais o um alto desempenho priorizando a economia dos materiais, situação que ocorre em diversas áreas das engenharias, um trabalho que precisa de um estudo cientifico e muita dedicação para se chegar no resultado esperado, resultado esse que muitas vezes não veem nas primeiras tentativas, na engenharia civil não é diferente, é preciso produzir com recursos os limitados buscando resultados satisfatórios e minimizando ao máximo os danos ao meio ambiente.

Um ecossistema englobado dentro da engenharia civil está ligado diretamente na produção do concreto, material que começou a ser produzido em larga escala desde o século XIX, com uma demanda cada vez maior e seu grau de responsabilidade muito preciso, houve a necessidade de produzi-lo de forma rápida com um bom desempenho e com o mínimo de material necessário para a produção do traço.

Chegar no traço de concreto ideal atingindo o FCK necessário é algo que só é possível a partir de um estudo cientifico e ensaios de laboratório, é preciso conhecer os materiais que compõem o traço, fazer a caracterização desses agregados/aglomerantes, com posse de todos esses dados coletados, é preciso rodar o traço e verificar o resultado obtido. Todo esse trabalho torna-se mais prático quando se tem uma ferramenta computacional, onde é possível coletar esses dados de laboratório, armazenar em um banco de dados e realizar os cálculos necessários.

Em obras de grade porte onde é preciso ter uma usina locada, o estudo da dosagem racional do concreto se faz necessário para produção de um concreto com um bom desempenho e com baixo custo, em uma situação desse porte a necessidade de ter um programa para auxiliar nesse estudo do traço racional é bastante fundamental, pois agiliza todo o processo de coleta de dados e realização dos cálculos, apesar de ser um trabalho com baixa complexidade, demanda muito tempo.

O Sys Calcular Concreto é um programa feito especificamente para dimensionar o traço do concreto,  determinar o consumo de material por m³ de concreto para o traço dimensionado, determinar o tipo de preparo lata, padiola ou betoneira e calcular o quantitativo de material das estruturas de concreto, também é possível gerar relatórios e posteriormente rastrear qual traço foi usado em determinada estrutura, ao final é possível gerar um orçamento básico com valores gasto em toda estrutura de concreto.

Com o programa é possível calcular o quantitativo de materiais dos elementos estruturais do tipo sapata, radier, viga, pilar, laje, escada maciça em concreto, estacas, tubulão e piso.

REFERENCIAL TEÓRICO

BANCO DE DADOS DO SISTEMA - Conforme Milani 2007, banco de dados é um conjunto de registro agrupados de forma organizada, contendo um campo de chave primária e chave estrangeira, esses registros podem ser relacionados com outras entidades (tabelas) para gerar informações para resolução de um determinado problema.

CRIAÇÃO DO BANCO DE DADOS NO ACCESS - De acordo com Alves 2017, o desenvolvimento do visual gráfico do sistema é feito de forma muito simples, através da interface gráfica do ACCESS, interface essa que agiliza todo o processo produtivo do sistema, onde a mesma possui todas as propriedades para o rápido desenvolvimento. Propriedades do tipo TEXTBOX, COMBOBOX, LISTBOX, BUTTON, CHECKBOX entre outras.

ENSAIOS NECESSÁRIOS PARA CARACTERIZAÇÃO DOS AGREGADOS - Para a caracterização dos agregados foi necessário realizar os ensaios do tipo:

  • Granulometria dos agregados graúdo e miúdo
  • Massa unitária dos agregados graúdo e miúdo
  • Massa específica dos agregados graúdo e miúdo
  • Determinação do teor de umidade dos agregados graúdo e miúdo

Todos esses ensaios serão realizados conforme normas técnicas ABNT NBR:

  • Ensaio de granulometria: ABNT NBR NM 248:2003.
  • Ensaio de massa unitária solta e compactada: ABNT NBR NM 45:2006.
  • Ensaio de massa específica (miúdo): NBR NM 52:2009.
  • Ensaio de massa específica (graúdo): NBR NM 53/2009.
  • Determinação do teor de umidade do agregado: ABNT NBR 16097/2012.

DOSAGEM DO TRAÇO DO CONCRETO - Conforme a ABCP (Associação Brasileira de Concreto Portland) 2010, a dosagem do traço do concreto é realizada cientificamente com base nos dados adquiridos pela caracterização dos agregados, o procedimento de dosagem do traço do concreto segue um passo a passo onde o início dar-se pela majoração do Fck de projeto e finaliza pela determinação do traço em massa com base na massa unitária de cada material utilizado para confecção do concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com