TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sumário Executivo

Por:   •  19/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Valença, BA

2021



  1. Sumário Executivo
  1. O Negócio

        O camarão de água doce, Macrobrachium rosenbergii, conhecido popularmente como Gigante da Malásia, teve sua introdução no Brasil em 1978. É um crustáceo de sabor inigualável e com grande potencial de produção.

        A Só Camarão surge com a proposta de implantar o cultivo do M. rosembergii no interior da Bahia, na cidade de Valença, com o intuito de abastecer entrepostos do estado, garantindo o menor preço possível, equivalente a qualidade do produto oferecido e garantindo rapidez na entrega.

        Pretende Implantar a Carcinicultura especializada na engorda de camarões de água doce Macrobrachium rosembergii em tempo recorde e estabelecer a produção e distribuição na Bahia, oferecendo confiabilidade na procedência e relação estável entre produtor e entreposto, garantindo produção suficiente para entregas programadas.

        É uma meta de curto prazo a introdução dessa proteína de qualidade no mercado de pescados baiano. Além de gerar emprego para a população local e capacitação profissional aos colaboradores.

        Pretende-se também investir em tecnologia sustentável, aumentando gradativamente a produção; planejar o povoamento do viveiro de forma a deduzir com precisão a data de entrega do produto, trazendo eficiência na logística do mesmo; expandir a empresa, inclusive em caráter interestadual; possuir frota própria de transporte, evitando o descompromisso de terceiros.

  1. Perfil Empreendedor

        Danúsia Tavares de Albuquerque, discente do 9º período do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Grande Dourados, cursou as disciplinas: Economia Rural e Agronegócio, Administração Rural e Projetos Agropecuários, Carcinicultura, Qualidade da água, Nutrição em Aquicultura, Aquicultura e Meio Ambiente, Sistemas de Produção Aquícola em Águas Continentais e Sanidade de Organismos Aquáticos, que lhe conferem conhecimentos específicos sobre a espécie, o cultivo e o manejo adequado, assim como a autonomia para exercer a atividade com responsabilidade e consciência. Possui fluência em inglês e conhecimentos básicos da língua espanhola.

  1. Empreendimento

        A carcinicultura é uma atividade que depende principalmente da qualidade da água e do meio ambiente para seu desenvolvimento. Para tanto, a Só Camarão tem sua unidade implantada em região de clima tropical, que oferece as condições ideais para uma produção segura, de qualidade e crescente.

        Nosso produto é produzido dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo mercado. Os camarões são da espécie Macrobrachium rosenbergii conhecida pelo nome comercial de gigante da malásia.

        Atuamos no mercado interno, atendendo as indústrias beneficiadoras. Nos empenhamos para garantir a excelência de nossos produtos ao mercado baiano de pescados, proporcionando um excelente produto com valor agregado e contribuindo para o bom convívio, bem-estar e motivação dos nossos colaboradores.

        A Só Camarão pretende ser referência no mercado aquícola, estando entre as maiores empresas do segmento da aquicultura no Brasil com responsabilidade social, satisfação do cliente, preço justo, integridade, sustentabilidade e respeito à natureza.

        Com foco no desenvolvimento social, a Só Camarão procura atender a demanda e necessidade do presente sem comprometer o futuro. A empresa realiza sua atividade de forma economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta. A Só Camarão crê que resultados positivos no mercado vêm do compromisso com a valorização do ser humano e da qualidade de vida.        

  1. Missão

        A missão da empresa é fornecer camarões, diferenciados e de qualidade garantida pelo cultivo de excelência, para entrepostos que abastecem o mercado baiano de pescados. Além de aumentar a produção de camarão para fornecimento a nível nacional investindo sempre na qualidade do cultivo e na capacitação de colaboradores bem como em tecnologias sustentáveis que garantam o sucesso da produção e a qualidade da proteína oferecida.

  1. Setores

        Contamos com um setor administrativo que gerencia a empresa de forma justa e garante seu funcionamento sadio, com setores financeiros e de recursos humanos acoplados e em pleno vigor. O setor de recebimento, garante os processos de aclimatação, biometria, análise inicial e distribuição das pós-larvas para o setor de engorda, que as recebe e povoa nossos viveiros com cautela e segurança. Nosso setor de compras garante os melhores insumos para garantir a excelente qualidade do nosso produto.

  1. Forma Jurídica

        A Só Camarão Ltda. é uma empresa individual de responsabilidade limitada. É uma empresa de pequeno porte com objetivos de crescimento a longo prazo.

  1. Enquadramento Tributário

        Nossa empresa de produção rural está enquadrada no simples nacional, que é um regime tributário criado com o objetivo de simplificar o sistema de tributação. Esse tipo de regime facilita muito a vida do gestor, possibilitando o pagamento de impostos estaduais, federais e municipais em apenas uma guia.

  1. Capital Social

        100 salários mínimos.

  1. Fonte de Recursos

        A Só Camarão possui recurso financeiro próprio para investimento inicial.

  1. Análise de Mercado
  1. Estudo dos Clientes

        O estado da Bahia produz atualmente cerca de 4 mil toneladas de camarão ao ano, representando em torno de 6% da produção federal. Outros estados nordestinos produzem quantidade muito maior, entretanto, suas demandas também são infinitamente maiores, o que aponta como oportunidade de boas vendas dentro do estado baiano.

        A Bahia possui uma gama de entrepostos de processamento de pescados em sua extensão. A Só Camarões pretende atendê-los de forma eficiente e periódica.

        Os entrepostos estão listados na tabela abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (961.9 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com