TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRAFFIC CALMING

Por:   •  1/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

“TRAFFIC CALMING” – ZONA 30

TRAFFIC CALMING – ZONE 30

 

 

BUJAK, Thiago¹

Graduando em Engenharia Civil – UniFtec

OLIVEIRA, Gustavo²

Graduando em Engenharia Civil – UniFtec

OLIVEIRA, Renan³

Graduando em Engenharia Civil – UniFtec

 

RESUMO

Este artigo apresenta a definição de “traffic calming” e zona 30, suas vantagens, desvantagens, melhores usos e trazer dados quantitativos de sua aplicação. Apresentar a utilização da zona trinta na Europa e no Brasil, principalmente o município de Porto Alegre.

 

Palavras-chave: “Traffic calming”, Zona 30, Segurança trânsito, Porto Alegre

 

ABSTRACT

This article presents the definition of traffic calming and zone 30 the advantage, disadvantage, best uses and bring quantitative datas of application. Present the utilization of the zone 30 in the Europe and Brazil, mainly the Porto Alegre cyti.

 

Keywords: Traffic calming, Zone 30, Traffic security, Porto Alegre

INTRODUÇÃO

         “Traffic calming” consiste em conjunto de medidas para moderação do tráfego, e busca tornar as ruas seguras para todos os seus usuários. São compostas por espaços de circulação seguros para os pedestres, ciclistas e até mesmo veículos. Geralmente estão em áreas com alta densidade de habitações e ou fluxo intenso de pedestres. Inclui entre elas as alterações na geometria e traçado da via, organização de fluxos de tráfego e distinção de pavimentos.

Essas alterações juntas compõem a Zona 30 a qual tornar a convivência com os usuários harmoniosa. Além de diminuir a velocidade as zonas 30 geram maior segurança e diminuem ruídos nos centros urbanos. A implantação é comum nos países europeus, porém no Brasil ainda é algo muito novo e pouco utilizado.

 DESENVOLVIMENTO

O traffic calming foi criado com objetivo de gerar segurança para áreas com alta densidade de pessoas (shoppings, hospitais, parques) ou áreas residências, diminuindo acidentes envolvendo automotores e ciclistas ou pedestres. O primeiro caso apareceu no Reino Unido na Década de 30, país no qual além da segurança buscava melhorar condições de poluição sonora e sociais.

Um dos exemplos de traffic calming são as Zonas 30, criada na Suíça em 1979 com primeira implantação em Zurique. Essas zonas possuem sinalização vertical e horizontal, fiscalização e limite de 30km/h. O objetivo das zonas são reduzir o número de acidentes, melhorar o fluxo entre pedestres e veículos; sendo eles automotores ou não automotores.

Na Europa essa prática apresenta grande disseminação, pois mais de 160 municípios já adotaram as zonas 30 como padrão de suas vias. Organizações e a população através da adoção de assinaturas buscam aderiram a iniciativa “30 km/h – making streets liveable” a qual determina adoção de zonas 30 em todas a cidade, não apenas em bairros mais afastados. O grande objetivo dessa campanha é tornar as vias mais seguras e sociáveis; trazendo uma interação entre os usuários da via.

O departamento de trânsito do Reino Unido através de um estudo “Killing Speed and Saving Lives: The Government’s Strategy for Tackling the Problem of Excess Speed on our Roads”, o qual analisou o uso das zonas 30 em países da Europa, apresentou dados consistes e positivos. Dentre esses na Inglaterra em Kingston upon Hull se observou diminuição de 90% das mortes e ferimentos graves, em Londres 50% menos acidentes graves envolvendo crianças, na Suíça 50% redução de colisões. Na Escócia temos a situação social analisada com o aumento de 35% de crianças usando as ruas da cidade de Edimburgo como local de recreação. Outra análise britânica apresenta relação direta entre a velocidade da via e acidentes fatais, a qual aponta redução de 5% desse tipo de acidente para cada milha reduzida de velocidade (1,6km/h).

No Brasil a preocupação com acidentes aumenta a cada ano, imprudência, pressa e imperícia são alguns dos fatores os quais geram mais fatalidades nas ruas e avenidas. Bem como nos países do velho mundo, buscamos implantar as zonas 30 no nosso país. Algumas capitais já apresentam implantação desse sistema como: Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Porto Alegre, Curitiba. Em Copacabana, bairro do município do Rio de Janeiro, foi instalado placa com incentivo para redução da velocidade para 30km/h. Esse medida é considerada frágil, pois não utiliza de nenhum elemento de “traffic calming” para “forçar” os condutores a reduzir a velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com