TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tema Liderança

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

LIDERANÇA

O tema liderança é muito amplo e abrange áreas diversas, dos quais podemos citar dois, o pessoal e o profissional pelo menos se entendem que esses dois temas são os mais discutidos.

Pessoalmente, tratamos a questão como sendo uma virtude em nosso caráter, porque o tema é forte e ao mesmo tempo traz incutido em si, valores bastante positivos . Se visualizamos um líder, teremos a visão de uma pessoa que possui algumas características como, por exemplo: Confiança, Solidez, Sensatez, Sobriedade, Ético, Inspirados, Potencializado e etc...

Dentro das organizações, a historia não é diferente no tocante às qualidades pessoas dos líderes. A estrutura de uma organização exige que se adote, grupos, seções ou departamentos ou qualquer divisão que distribua as tarefas dos mais variados tipos, a serem executados por diversas pessoas em suas respectivas categorias de cargo.

Este “funcionário” atualmente também conhecido como “colaboradores” compõem cada um, uma peça de atuação para funcionamento total da organização a que se deparam com os mais variados tipos de situações à que estão submetidos no seus cotidiano. De acordo com o grau de instrução, elas não conseguem sair de algumas situações às quais não conhecem ou não estão preparadas. Nesta movimento, é que entra o trabalho de uma liderança, porque temos nele uma diretriz para qualquer situação, onde podemos encontrar soluções ou orientação de como resolvê-los.

A liderança se faz presente dentro de uma organização, para uma melhor eficiência e agilidade nos processos administrativos, no atendimento com os clientes interpessoais, na condução da política comercial/administrativa e etc.

Resumindo todo esse histórico, podemos concluir também que é fundamental para uma organização um líder ter a capacidade de saber ouvir seus colaboradores, saber reconhecer seus erros e pontos fracos para se então exercer uma satisfatória liderança para um todo.

TIPOS E ESTILOS DE LIDERANÇA

Os estilos de liderança podem ser entendidos como nível  ou grau de intervenção e influência que um líder tem sobre o trabalho e os seus liderados. Para se atingir o sucesso pessoal e o da organização, o líder tem que avaliar a equipe em que está trabalhando e por em prática o melhor estilo.  Dos estudos que estão sendo feitos acerca desta relação pode-se citar os principais etilos de liderança, que são: a Autocrática, a Participativa (ou Democrática), a Transacional, a Transformacional, a Carismática, (ou Liberal) e a voltada para as pessoas ou para as relações.

Na Liderança Autocrática, o líder não permite ou não abre espaço para que as pessoas emitam sugestões, mesmo que sejam para aperfeiçoar o trabalho; apenas ele, o líder, decide quais providências ou quais técnicas serão utilizadas para a execução das tarefas, na medida em que sejam requisitadas, determinando quem fará o quê e quem o auxiliará. O líder é muito dominador, o que a caba por despontar elevados níveis de insatisfação na equipe, tolhendo a criatividade e a espontaneidade, perdendo assim, os benefícios de se trabalhar verdadeiramente em equipe. A não ser que, a atividade proposta, não necessite de extrema qualificação para ser executada. Na Liderança Participativa (ou democrática), mesmo que seja o líder a tomar a decisão final, ele estimula e orienta a equipe a contribuir no processo de acaba por refletir-se no desempenho e na produtividade dentro daquela organização, pois as tarefas executadas ganham novas perspectivas. O líder que possui esse estilo se torna mais objetivo, ao elogiar ou criticar se limitará apenas aos fatos, dará a liberdade, também, para que cada pessoa escolha seus companheiros de trabalho. Esses estilos de liderança gera, como maiores consequências, uma maior interação, um entusiasmo contagiantes colaboração constante, participação de todo o grupo. Para se falar de Liderança Transacional, se partirá, normalmente, do princípio de que os membros daquela equipe concordem em obedecer completamente ao líder, pois a transição se dará no pagamento ou recompensa na medida em que os mesmos forem obedientes ao líder. Sendo assim, caso a equipe não atinja as metas para uma maior produtividade que foram pré-estabelecidas, os membros podem ser “punidos”, com falta de estimulo (palavras de incentivo, para que ele sinta uma maior satisfação na execução do trabalho) ou a recompensa financeira em si. Esse estilo de liderança acarreta muitas limitações, no que concerne a aquisição de conhecimento ou no desenvolvimento da criatividade; no entanto, é bastante encontrado em muitas organizações. Já na Liderança Transformacional, o líder tem uma visão amplificada e partilhada do futuro que ajuda a inspirar verdadeiramente a equipe liderada por ele. São comunicadores natos, delegam responsabilidades e tarefas viáveis entre as equipes, o que acaba por agregar valor ao que é realizado na organização. Seria indicado para organizações que indicado para organizações que prezem mais a qualidade em detrimento da velocidade de mercado e até mesmo da produtividade e, quando o trabalho em equipe seja essencial. Em comparação a adoção do estilo autocrata, a Liderança Transformacional, com esse estilo de participação, vai demandar um tempo maior para a execução dos processos, mas não com menos qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com