TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teorema de Estevin

Por:   •  8/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TEOREMA DE STEVIN

PRESSÃO MANOMÉTRICA

DEYSE

NEYLAMAR VERONICA S. SANTOS

TAINÁ

THAIS

Cuiabá – MT

09/11/2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Pressão Manométrica

A experiencia de Torricelli confirma que a pressão aumenta à medida que a profundidade no interior de um líquido aumenta. De fato, quanto mais profundo for um oceano, por exemplo, maior será a coluna de água, e maior será a pressão.

O que é possível observar é que a diminuição da densidade é acompanhada por uma diminuição na pressão, por isso, há uma relação entre densidade e pressão.

Para encontrar a relação, podemos analisar a coluna de fluido ilustrada na figura a seguir, esta porção pode ser um volume de água em uma jarra.

[pic 2]

A diferença entre a pressão na base (P) e a pressão no topo (P0) dessa porção de líquido, é dada por:

[pic 3]

Sendo g a aceleração da gravidade, d a densidade do líquido e h a altura da coluna de líquido. Este é conhecido como Lei de Stevin, em homenagem ao engenheiro holandês Simon Stevin (1548-1620) que foi um dos pioneiros no estudo da relação entre pressão e profundidade de um líquido.

A Lei de Stevin é utilizada em algumas aplicações como forma de medir pressões desconhecidas. Em alguns instrumentos, os manômetros, a diferença P- P0 é chamado de pressão manométrica. A pressão medida nos pneus de um carro, por exemplo, é a pressão manométrica, que representa a diferença entre a pressão no interior do pneu e a pressão atmosférica.

Na coluna de líquido da figura, a pressão absoluta (P) será:

[pic 4]

O termo P0 representa a pressão atmosférica que atua sobre a coluna de líquido, enquanto o termo dgh representa a pressão exercida pelo próprio fluido sobre sua base. Dois resultados são consequências desta expressão:

  • Quanto mais denso for o fluido maior será a pressão exercida por ele;
  • Quanto maior a coluna deste fluido, maior será a pressão exercida por ele.

O objetivo do experimento foi verificar de forma experimental a atuação do princípio descrito por Steven para variação da pressão hidrostática, utilizando a água como fluido a ser analisado.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Para o experimento foram utilizados um painel hidrostático, dois tampões de silicone, uma seringa descartável de 10ml, um prolongador para seringa, uma haste com fixador e um copo de Becker.

De início foi averiguado se as colunas de líquido estavam na altura de 40 mm. Fixou-se a haste no orifício do tripé e o painel na haste, em seguida foi conectado a escala submersível com seu zero no inicio inferior do tubo da sonda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (783.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com