TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL

Ensaios: O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO : O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL

DISCIPLINA: TECNOLOGIA EDUCACIONAL

PRINCÍPIOS E MÉTODOS

SÃO PAULO

2012

SILVANA DA SILVA GOMES SANTOS

PROF(a): Alda Regina de Araújo

INTRODUÇÃO

Sabemos que a tecnologia vem expandindo com o passar dos anos, cada vez mais vem se criando meios de comunicação com tecnologias novas, como CD-ROMs e homepages, hoje em diante podemos ouvir rádio, ler jornal e assistir televisão na internet, vemos até comentários que o futuro dos nossos livros estará na internet.(3)

Com o crescente avanço tecnológico, toda a sociedade tem necessidade de se atualizar, principalmente nós professores devemos buscar maneiras para transformar esses aparelho sem mídia no processo de educação...(1)

Diante do impacto que essas tecnologias têm exercido sobre nossas vidas, no entanto não podemos nos esquecer de que a educação continua a ser feita predoninantemente pela fala e pela escrita(2)

Filme : O HOMEM BICENTENÁRIO SOB O OLHAR DA ÉTICA

A ética é voltada aos pensamentos, atos e comportamentos do homem dentro da sociedade.

Todo avanço tecnológico vem acompanhado de inúmeros questionamentos éticos por estar se propondo a mudar a vida e com isso alterar possíveis relações e comportamentos humanos.

No filme baseado do livro de Issac Asimov, o robô Andrew tem uma capacidade que o difere dos demais robôs e o aproxima dos humanos: ele é criativo e capaz de amar. Após viver vários anos em busca de se mostrar mais humano ele pede o direito de ser considerado um cidadão e a único obstáculo colocado seria sua imortalidade.(4)

Difícil conviver com um ser semelhante em inteligência e afetividade, mas que nos supera no domínio da morte? Provavelmente, isso traria um sentimento de inferioridade e até revolta para a população biologicamente humana. (4)

QUALIDADE DO ENSINO

Este trabalho apresenta uma experiência de dois anos, sugerindo um currículo mais adequado em uma turma da Disciplina de Informática em Saúde (Faculdade de Medicina de Marília, SP).

Nesta metodologia, uma das atividades, o estudante deve ser capaz de buscar informações em bases de dados, CD-ROMs para área da Saúde, Sistemas de informações Hospitalares e na internet(5).

Um fator observado é que os estudantes chegam ao ensino superior com diferentes graus de conhecimento na utilização da informática.(6)

Esta atividade está inserida na primeira unidade “Introdução ao Estudo da Medicina” durante sete semanas, com a participação da equipe do Laboratório , da Informática e da Biblioteca. Ao iniciar as atividades da Informática em Saúde os alunos preenchem um questionário com o propósito de traçar um perfil para cada estudante para enquadrá-lo em uma das turmas. Ao iniciar a segunda série o estudante preenche um outro formulário semelhante, com a finalidade de acompanhar seu desenvolvimento. Neste segundo questionário 80,6% afirmaram que seu conhecimento em informática aumentou no último ano e 16,9% disseram que seu conhecimento aumentou muito. Dos questionários respondidos 89,2% pedem mais treinamento em informática, mostrando que ainda sentem necessidade de utilizar melhor os recursos de informática, sendo que 21,6% já possuem acesso doméstico à internet.

TE – MÍDIA, MEDIAÇÃO PUBLICAÇÕES

Durante determinados períodos as publicações (livros) que serviam de base para os processos educativos, continuavam sempre as mesmas sem sofrerem alterações significativas, no entanto a forma do agir pedagógico estava se alterando com surgimento do uso do quadro negro utilizado como mídia em sala de aula.

Vemos que as decisões tomadas pelos professores e educadores na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com