TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O biodiesel no Вrasil

Pesquisas Acadêmicas: O biodiesel no Вrasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

O BIODIESEL NO BRASIL

Relatório apresentado à disciplina Introdução à engenharia, do curso de Engenharia do Unileste.

Alunos: Amanda Dutra de Assis R.A:

Bárbara Martins R.A:

Hellen Patrícia R.A:

Kesley Antônio Santos R.A:

Lívia Cristine de Oliveira R.A: 06153083

Professor: Erriston Campos do Amaral

CORONEL FABRICIANO – MG

SETEMBRO DE 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

OBJETIVOS .2

DESENVOLVIMENTO 3

3.1 O Biodiesel........................................................................ .3

3.1.2 Historia do Biodiesel 3

3.2 Vantagens e Desvantagens .4

3.2.1 Vantagens .4

3.2.2 Desvantagens......................................................................................................4

3.3 Cenário do Biosiesel no Brasil................................................................................4

CONCLUSÃO ...6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................7

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se do biodiesel, mais especificamente no Brasil. O biodiesel é biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil” (definição para biodiesel adotada na Lei nº 11.097).É obtido através da reação de óleos vegetais com um ativo, formado pela reação de um álcool com um catalisador, processo conhecido como transesterificação. Os produtos da reação química são um éster (o biodiesel) e glicerol. Os ésteres têm características muito semelhantes às do diesel, conforme demonstram as experiências realizadas em diversos países.

Cada vez mais aumenta-se a demanda de energias limpas e renováveis, para a substituição dos combustíveis fósseis, devido o aquecimento global. Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) a temperatura na superfície terrestre aumentou em média 0,76°C entre 1850 e 2005, com uma faixa de variação regional entre 0,57ºC e 0,96ºC, maior parte causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, emitidos por atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis. Uma solução para esse problema é o biodiesel, é um combustível que emite menos poluente que o diesel.

O Brasil se encontra em uma região geográfica muito privilegiada, pois é um país tropical, com muita luminosidade, com uma temperatura média anual e muitos recursos hídricos que originam as mais variadas espécies vegetais que podem ser usadas para a produção de biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, de milho, de dendê ou palma, entre outros.

2. OBJETIVOS

• Esclarecer o que é Biodiesel e as matérias-primas envolvidas na sua produção;

• Apresentar vantagens e desvantagens do biodiesel;

• Destacar o cenário do biodiesel no Brasil.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1. O biodiesel

O biodiesel é um combustível derivado a partir de óleos vegetais - como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou animais- tal como sebo bovino, suíno e de aves. Esse combustível substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo em motores ciclo diesel de caminhões, tratores, camionetas, automóveis e também para geração de energia e calor. Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.

O processo químico para a produção do biodiesel é denominada transesterificação, que funciona da seguinte maneira: o óleo retirado das plantas é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador, produzindo a glicerina (usada na fabricação de sabonetes) e o biodiesel impuro, que é separado e filtrado.

3.1.1 História do biodiesel

A história do biodiesel nasce junto com a criação dos motores diesel, por Rudolf Diesel em 1893, que foi abastecido com óleo vegetal feito a partir de amendoim. Em 1900 o governo francês iniciou o incentivo para a autossuficiência energética para suas colônias africanas.

Nos 30 anos seguintes houve descontinuidade do uso de do biocombustível, provocada, principalmente, pelo baixo custo do óleo diesel de fonte mineral, por alterações políticas no governo francês.

No Brasil, a trajetória do biodiesel começou a ser delineada com as iniciativas de estudos pelo Instituto Nacional de Tecnologia, na década de 20 do século XX, e ganhou destaque em meados de 1970, com a criação do Pró-óleo – Plano de Produção de Óleos Vegetais para Fins Energéticos, que nasceu na esteira da primeira crise do petróleo.

3.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS

Como todos os tipos de energia, o biodiesel possui vantagens e desvantagens.

3.2.1 Vantagens

 Pode ser misturado ao diesel do petróleo, que é uma energia não-renovável, que tende a diminuir de quantidade e aumentar o preço, além de emitir gases estufa, prejudiciais à saúde e ao meio ambiente;

 É energia renovável. No Brasil há muitas terras cultiváveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção;

 O biodiesel é um ótimo lubrificante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com