TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de tipos de isomerismos

Artigo: O conceito de tipos de isomerismos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

 Introdução

Segundo Alves, Liria, o termo isomeria tem origem grega, na qual sua composição se define em “iso”: igual e “meros”: partes, resumindo-se em “partes iguais”.

A isomeria nada mais é que, a representação de determinada molécula em arranjos diferentes em sua fórmula estrutural, ou seja, os elementos que a compõem estão ligados de forma diferente, porém, possuem a mesma fórmula molecular.

Temos abaixo, uma figura representativa de como se comporta uma estrutura de mesma fórmula molecular, porém, apresentando-se em diferentes fórmulas estruturais:

Neste artigo, poderemos compreender no tópico quatro (4), dois (2) tipos de isomeria, sendo elas a isomeria plana e a isomeria espacial.

 Desenvolvimento

• Isomeria Espacial

A isomeria espacial divide-se em duas (2) partes, sendo elas a geométrica e óptica. Começaremos o desenvolvimento tratando da isomeria espacial geométrica.

Na figura representativa, logo abaixo, pode-se perceber que está presente uma mesma molécula, porém em fórmula estrutural diferenciada. Neste caso em específico, só podemos perceber esta isomeria, considerando um plano imaginário da molécula.

Isomero Cis Isomero trans:

O que as diferencia? É simples. Repare que no isomero Cis, a molécula de CH3 (carbono azul) ocupa o mesmo lado na ligação, diferente do isomero trans, que o carbono azul ocupa lados opostos na molécula, tendo assim apenas a sua fórmula estrutural diferenciada uma da outra. Repare na próxima figura onde as moléculas alteram sua formula estrutural espacial, porém, mantém a mesma fórmula estrutural plana:

cis-2-buteno trans-2-buteno

Já a isomeria espacial óptica, possui um conceito um pouco mais complicado, porém, nada impossível de se compreender. A mesma está associada ao comportamento das substâncias submetidas a um feixe de luz polarizada obtida quando a luz natural, não polarizada, atravessa um polarizador.

Algumas substâncias possuem a propriedade de desviar o plano de luz polarizada, por isso, denominam-se isômeros ópticos. O desvio pode ocorrer em dois (2) sentidos, possuindo a seguinte classificação:

• Isômero dextrogiro (d): desvio para o lado direito

• Isômero levogiro (l): desvio para o lado esquerdo

Observe a figura abaixo:

Aparelho polarímetro: análise de uma amostra dextrogira.

Exemplo de isômeros ópticos: ácidos lácticos Ácido levoláctico Ácido dextroláctico

Na figura acima, as moléculas apresentam o mesmo desvio angular, possuindo as mesmas propriedades químicas e físicas. A única distinção existente deve-se ao fato de caracterizarem-se em isômeros ópticos ativos, sendo assim, utilizamos os termos levogiro e dextrogiro.

• Isomeria Plana

A isomeria plana, caracteriza-se por possuir fórmulas estruturais planas, porém, como dito nos tópicos acima, uma mesma molécula pode possuir diferentes estruturas. A mesma, divide-se em cinco (5) modelos de isomeria, na qual estudaremos a seguir.

• Isomeria de posição:

São isômeros que possuem o mesmo tipo de cadeia e função, porém, apresentam diferença em sua posição e/ou insaturação e ramificação.

Exemplo:

• Isomeria de cadeia:

Isômeros pertencentes a mesma função, porém, em cadeias diferenciadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com