TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é metalurgia do pó?

Tese: O que é metalurgia do pó?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  Tese  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

PROCESSO DE FABRICAÇÃO

M E T A L U R G I A D O P Ó

Professor: Gabriel Bisi

Aluno: Lucas Ramiro da Silva

Do que se trata a metalurgia do pó.

Metalurgia do Pó ou Powder Metallurgy (P/M) é uma técnica de fabricação de produtos metálicos (ferrosos ou não ferrosos) obtidos através da conformação de pós metálicos seguido de tratamento térmico de SINTERIZAÇÃO, onde o material é submetido a temperaturas abaixo do ponto de fusão sob atmosfera controlada, conferindo-se propriedades físicas e mecânicas de acordo com as normas MPIF, ASTM, SAE, ISO.

Custo-benefício

O efeito do custo-benefício é contemplado a nível material e dimensional. O primeiro, através da formulação da composição química e conseqüentes propriedades físico-mecânicas na medida exata da solicitação. O segundo é obtido sistematicamente pela compactação em ferramental específico garantindo geometrias e tolerâncias apertadas com alta repetibilidade.

O processo é ECOLOGICAMENTO CORRETO e exerce menor impacto ao meio ambiente (quando comparado aos processos convencionais) devido a melhor utilização da matéria-prima, menor consumo de energia e utilização seletiva de elementos de liga.

Fabricação.

Algumas etapas de fabricação estão presentes, senão na maioria, em grande parte dos produtos sinterizados .São elas: Mistura, Compactação, Sinterização, Calibração, e operações complementares.

A Mistura

Esta etapa consiste em se juntar os componentes na forma de pós metálicos ou orgânicos que formarão a peça compactada e homogeneizá-los através de ação mecânica, térmica ou combinada. Os fabricantes de peças fazem esta operação através de misturadores mecânicos ou compram as misturas já homogeneizadas diretamente dos fabricantes de pó base.

São propriedades importantes das misturas:

Homogeneidade: que assegura a uniformidade isotrópica das propriedades da peça acabada.

Escoamento: que permite a transferência da mistura para a cavidade onde será prensada de forma uniforme e relativamente rápida, com bom preenchimento dos contornos e pequenos espaços dentro do molde ou ferramenta.

Compressibilidade: que define a carga necessária para se atingir uma densidade ou porosidade desejada.

Densidade aparente: relaciona a massa de pó livre e o volume aparente (externo) desta massa. É usado para o dimensionamento da ferramenta e é uma propriedade importante na preparação da prensa de compactação e estabilidade dimensional do compactado.

Composição química: que caracteriza todos os elementos químicos que farão parte do material sinterizado propriamente dito de modo a garantir as propriedades exigidas.

A Compactação

Realizada, de modo geral, em prensas projetadas exclusivamente para este fim, a etapa de compactação consiste em comprimir a mistura até atingir a forma geométrica, as dimensões e a densidade desejadas.

Por suas vantagens econômicas, a tecnologia mais difundida é a compactação uniaxial. Baseia-se em comprimir-se um dado volume de mistura utilizando-se de punções verticais (superiores e inferiores) dentro de uma cavidade cercada por machos e matriz. Cada degrau (ou nível) da peça compactada deve ser comprimido por um elemento distinto da ferramenta. Como regra simples,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com