TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de sensoriamento remoto

Relatório de pesquisa: O uso de sensoriamento remoto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 8

CENTROMIG

Centro de Formação Tecnológica de Minas Gerais

André Luiz Chaves Murta

Emerson Ozólio Alcântara

Fabiano Rodrigues dos Santos

Gilliard

Helsner

SENSORIAMENTO REMOTO

Belo Horizonte

2014

André Luiz Chaves Murta

Emerson Ozólio Alcântara

Fabiano Rodrigues dos Santos

Gilliard

Helsner

SENSORIAMENTO REMOTO

Trabalho apresentado à disciplina de Sensoriamento Remoto.

Belo Horizonte

2014

INTRODUÇÃO

A maneira mais simples de definir o sensoriamento remoto é considerá-lo como técnicas de obtenção de imagens dos objetos da superfície terrestre sem que haja um contato físico de qualquer espécie entre o sensor e o objeto.

A utilização do sensoriamento remoto tem sido uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de uma variedade grande de projetos de engenharia civil, análises de recursos humanos, transportes, comunicações, planejamento urbano e rural, porém, ainda há um potencial de expansão enorme no Brasil.

SENSORIAMENTO REMOTO

Uma das tecnologias mais utilizadas pelos profissionais de Geografia é o Sensoriamento Remoto. O termo sensoriamento remoto significa a obtenção de informações sem o contato direto com o objeto de estudo. Trata-se de uma técnica que se iniciou com a utilização de fotografias da superfície da Terra, tomadas a partir de balões, para a elaboração de mapas ainda no século XIX, pouco tempo depois da invenção da fotografia. Posteriormente evoluiu com o uso de aviões e satélites. No princípio, além dos balões, também foram utilizados pipas (ou papagaios) e até pombos para transportar as máquinas e tomar fotografias da superfície. Mais tarde, os aviões se tornaram a principal plataforma das máquinas fotográficas e passou-se a obter fotografias a partir de maiores altitudes, o que possibilitava cobrir áreas mais extensas. À medida que a fotografia aérea foi evoluindo, foram se desenvolvendo duas ciências paralelas, a Fotogrametria e a Fotointerpretação. A Fotogrametria se preocupou em desenvolver as técnicas que melhor representavam a forma do terreno, sua topografia e a métrica dos mapas produzidos a partir das fotos aéreas. Esta ciência adquiriu uma grande relevância durante a Segunda Guerra Mundial e após ela, e atualmente quase toda a cartografia em escalas menores a 1/5000 é realizada usando Fotogrametria.

Paralelamente desenvolveu-se a Fotointerpretação. Diferentemente da anterior, esta ciência não estava muito preocupada com a questão métrica, quantitativa, e sim com a questão qualitativa, o que poderia ser visto e identificado sobre uma fotografia. Também começou orientada a resolver questões militares. Um dos problemas era como identificar numa fotografia aérea veículos militares pintados com camuflagem dentro da floresta. A partir dessa questão, surgiu a possibilidade de utilizar filmes fotográficos sensíveis a radiações diferentes da luz visível, como o filme infravermelho, por exemplo. Comparando duas fotografias, uma obtida com filme sensível à luz visível e outra da mesma região sensível ao infravermelho poderiam ser identificados objetos que de outra forma ficavam escondidos pela camuflagem, já que a vegetação e os objetos metálicos como os veículos militares aparecem com tons diferentes numa fotografia em infravermelho. Este efeito é chamado de "resposta espectral diferenciada". Posteriormente, a fotografia em infravermelho passou a ser amplamente utilizada com fins civis, especialmente no referente a questões vinculadas a vegetação e agricultura. O infravermelho permite principalmente detectar estresse na vegetação com muita eficácia e é muito útil, por exemplo, no monitoramento de culturas agrícolas.

Com o aparecimento do scanner e a possibilidade de digitalizar as fotografias aéreas, desenvolveu se uma das tecnologias que mais rapidamente tem crescido no século XX e XXI, o Sensoriamento Remoto, também chamado de Teledetecção.

Um aparelho chamado Estereoscópio possibilitou a visualização de duas fotografias de um mesmo objeto tomadas desde locais diferentes, de forma a poder observá-lo em terceira dimensão. Esse aparelho possui duas lentes que simulam as visões dos dois olhos, esquerdo e direito.

Olhamos a primeira fotografia pela lente esquerda e a segunda pela lente direita. O resultado é a visão em relevo, com os topos das montanhas e os fundos de vales bem evidentes. Por volta da década de 1970, as missões espaciais começaram a levar câmaras fotográficas para obter imagens desde o espaço, e posteriormente estas foram substituídas por câmaras sem filme fotográfico, similares às câmaras de televisão.Na década de 1980, com a invenção do microcomputador e dos monitores coloridos, começou-se a generalizar o uso do computador para interpretar os objetos existentes nas imagens enviadas pelos satélites. Posteriormente com o aparecimento do scanner e a possibilidade de digitalizar as fotografias aéreas, assim como a criação de softwares especializados em identificação dos objetos das imagens através de métodos matemáticos chamados de "classificadores espectrais de imagens", desenvolveu-se ainda mais a tecnologia do Sensoriamento Remoto. No início, as imagens de satélites eram restritas apenas para uso militar. Depois, foram abertas para uso civil, sendo utilizadas por pesquisadores, técnicos de órgãos públicos e consultores ambientais, mas o custo ainda era muito elevado. Recentemente, o custo das imagens tem caído e existem até mesmo imagens que são disponibilizadas gratuitamente na Internet. O Brasil está entre os países que possuem tecnologia para construção de satélites de sensoriamento remoto. O Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres foi construído em parceria com a China e suas imagens são disponibilizadas gratuitamente pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com