TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensoriamento Remoto

Dissertações: Sensoriamento Remoto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje com o aumento da tecnologia espaciais podemos conhecer coisas antes nunca vistas ,como a terra, isso torna possível com a ajuda de satélites artificiais, coleta de dados e sensores remotos.

Nas escolas esse trabalho tem sido uma oportunidade de aproveitar seu grande potencial para compreensão do processo de intervenção e n equilíbrio do meio ambiente e avançar no ponto de vista em relação a ciências sociais e matemática o senda pedagogia da comunicação.

Esses estudos de sensoriamento pode sem encaixar em varias disciplina , como : geografia ,historia, ciências, matemática, dentre outras.

Na geografia ,se utiliza de imagens de satélite ,para identificar e relacionar elementos naturais e sócio econômicos presentes na paisagem natural.Já na historia ,com imagens de um mesmo local produzida em período diferente ,é possível aprender a temporização dos fatos e fazer a reconstrução do processo de uso.As imagens de satélite que estão associadas a fenômenos físicos,esta ligada a ciências assim podem ser analisadas e compreendida pela mesma. E na matemática o ensino pode ser através de imagens de satélite e fotografia aéreas ,onde podem ser utilizadas para a compreensão de conceitos, tais como área ,proporção e formas geométricas. Esses são apenas alguns exemplos possíveis do didático do sensoriamento remoto.

Sensoriamentos remotos em estudo do meio ambiente revelam a dinâmica do processo de construção de espaço geográfico, para isso se ocupa de abrangência espacial e caráter temporal das imagens de satélites, que também ajudam a capturar uma visão de paisagem tempos diferentes, e sequencias e simultâneos também pode auxiliar nas estudos do meio ambiente.

A associação de uso do sensoriamento remoto,voltadas a verificação da veracidade do âmbito terrestre e a contextualização das informações obtidas em imagens e fotografias tem desenvolvido projetos de educação ambiental.Esse recurso possibilita que os alunos tenha uma apreensão sistemática da área do estudo, favorecendo a analise do meio ambiente e ecossistema, alem de compreender o meio ambiente local e refletir sobre a realidade sócio ambiental da área de estudo.

A proposta de trabalho com os recursos de sensoriamento remoto nas escolas ,não se trata de apenas divulgação de suas características mas sobretudo de refletir e trabalhar suas relações com a pratica pedagógica e com o tratamento dos conteúdos em relações com a vida, alem desses benefícios para o ensino, ele também é visto como um recurso didático pedagógico no processo de ensino aprendizagem.

Neste ponto de vista podemos entender que o uso desse recurso pode contribuir para o desenvolvimento da função da escola na atualidade,de formar cidadãos preparados para participação sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com