TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OAC Exercicios

Dissertações: OAC Exercicios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 2

e) Faça uma análise dos diversos tipos de memória em relação aos fatores velocidade e custo.

RAM e DRAM

Foi em algum ponto na década de 50 que surgiram as primeiras ideias de criar uma Memória de Acesso Aleatório (RAM). Apesar disso, nosso papo começa em 1966, ano que foi marcado pela criação da memória DRAM e pelo lançamento de uma calculadora Toshiba que já armazenava dados temporariamente.

A DRAM (Memória de Acesso Aleatório Dinâmico) é o padrão de memória que perdura até hoje, mas para chegar aos atuais módulos, a história teve grandes reviravoltas. Em 1970, a Intel lançou sua primeira memória DRAM, porém, o projeto não era de autoria da fabricante e apresentou diversos problemas. No mesmo ano, a Intel lançou a memória DRAM 1103, que foi disponibilizada para o comércio “geral” (que na época era composto por grandes empresas).

A partir da metade da década de 70, a memória DRAM foi definida como padrão mundial, dominando mais de 70% do mercado. Nesse ponto da história, a DRAM já havia evoluído consideravelmente e tinha os conceitos básicos que são usados nas memórias atuais.

RIMM e PC100

Pouco depois do padrão DIMM, apareceram as memórias RIMM. Muito semelhantes, as RIMM se diferenciavam basicamente pela ordenação e formato dos pinos. Houve certo incentivo por parte da Intel para a utilização de memórias RIMM, no entanto, o padrão não tinha grandes chances de prospectiva e foi abandonado ainda em 2001.

As memórias RIMM ainda apareceram no Nintendo 64 e no Playstation 2 – o que comprova que elas tinham grande capacidade para determinadas atividades. Ocorre que, no entanto, o padrão não conseguiu acompanhar a evolução que ocorreu com as memórias DIMM.

Fonte tecmundo

f) Conceitue memória cache e fale da atuação dela no desempenho do computador.

A memória cache é uma memória de alta velocidade que é utlizada dentro do processador pra facilitar os cálculos e processos que ele faz.

É como se fosse um bloco de anotações onde ele colocar os dados que vai precisar pra fazer os cálculos.

Como a memória RAM dos computadores não tem velocidade suficiente para manter o processador alimentado com esses dados, ele carrega na cache, que trabalha na mesma velocidade do processador para que possa ser lida de maneira mais rápida.

Quanto mais memória cache o processador tem, mais dados ele poderá processar sem ter que esperar pela memória RAM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com