TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES

Por:   •  27/9/2022  •  Artigo  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA

CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE CARAÚBAS – CMC

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS – DE

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – CEE

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES – CEX0311

PEDRO IGOR DE SOUZA GÓIS – 2020011720

TAREFA 2

1 – INTRODUÇÃO

O uso de uma linguagem de descrição de hardware (HDL - Hardware Description Language) permite representar a solução para um problema que será implementado por meio de um circuito digital de uma maneira mais abstrata, através de um arquivo de texto, o que um sistema digital faz e como.

A linguagem HDL têm uma grande semelhança às linguagens de programação, mas são destinadas à descrição das estruturas e do comportamento do hardware, dando suporte à técnica do projeto estruturado, facilitando a descrição e o design de circuitos de alta complexidade, essa linguagem consiste em um tipo de programação de alto nível que permite descrever todas as características importantes de um sistema lógico com qualquer complexidade, descrevendo o comportamento do circuito digital em diversos níveis de abstração.

Os processadores podem ser projetados usando diversos métodos de projeto. O método mais comum, praticado hoje em dia, é conhecido como projeto em nível de transferência entre registradores, também conhecido como projeto RTL (Register Transfer Level).

No entanto, geralmente um projetista especifica os registradores de um circuito, descreve as possíveis transferências e operações a serem realizadas com os dados de entrada, de saída e dos registradores, e define o controle que especifica quando transferir e operar com os dados.

2 – OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo a familiarização com projeto RTL e HDL. Objetivando-se a descrição e simulação de uma máquina de refrigerantes, proposta no exemplo 5.1., do livro Sistemas Digitais: Projeto, Otimização e HDL (VAHID 2008).

3 – METODOLOGIA

Foi projetado o processador de uma máquina que fornece refrigerante. A máquina conta com detector de moedas fornece ao nosso processador uma entrada c de um bit, a qual, quando uma moeda é detectada, torna-se 1 durante um ciclo de relógio e também uma entrada a de oito bits que indica o valor da moeda em centavos.

Uma outra entrada s de oito bits indica o custo de um refrigerante definido como valor de R$ 4,00. Depois do processador detectar um total de moedas cujo valor é igual ou maior do que o custo de um refrigerante, ele deverá atribuir 1 a um bit de saída d durante um ciclo de relógio, fazendo com que um refrigerante seja fornecido (essa máquina fornece apenas um tipo de refrigerante). A máquina não fornece troco, qualquer valor em excesso é retido. Para realização do projeto adotamos o método de projeto RTL, apresentado na figura 1:

Figura 1 - Método de projeto RTL

[pic 1]

Fonte: VAHID (2008)

VAHID, Frank. Sistemas Digitais. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2011. 9788577802371. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577802371/. Acesso em: 29 mar. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (319.2 Kb)   docx (237.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com