TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microcontrolador

Tese: Microcontrolador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  10.494 Palavras (42 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 42

ETAPA 1

Introdução

Os sistemas de controle de acesso foram desenvolvidos para auxiliar as empresas a controlarem os acessos físicos de pessoas dentro de suas instalações.

O controle de acesso utiliza diferenciadas tecnologias para este fim. Dentre elas: cartão de aproximação, biometria ou senha. Após a interação do usuário com o equipamento são checadas diversas credenciais como, por exemplo: permissões em áreas, horários autorizados entre outros.

Normalmente os equipamentos utilizados no controle de acesso são: controladores de porta, catracas, cancelas e torniquetes.

O software de controle de acesso permite emitir relatórios, gerenciar credenciais, visualizar de forma online todas as ocorrências de entrada e saída das áreas controladas, controlar visitantes, entre outras diversas funcionalidades.

Através deste sistema também é possível controlar rotas e zonas de acesso dentro do estabelecimento, assim como, integrar soluções de câmeras de monitoramento, alarme e incêndio.

Com o passar do tempo á utilização dos sistemas de controle de acesso por empresas, condomínios, residências está se tornando cada vez mais frequente devido a grande incidência dentro dos estabelecimentos.

Em segurança, especialmente segurança física, o termo controle de acesso é uma referência à prática de permitir o acesso a uma propriedade, prédio, ou sala, apenas para pessoas autorizadas. O controle físico de acesso pode ser obtido através de pessoas (um guarda, segurança ou recepcionista); através de meios mecânicos como fechaduras e chaves; ou através de outros meios tecnológicos, como sistemas baseados em cartões de acesso.

Os sistemas de controle de acesso à informação ocorrem no espaço virtual e não físico. Esse tipo de controle de acesso diz respeito aos processos de identificação e autenticação de usuários de serviços de informação. A identificação e autenticação permitem determinar quem é o usuário que está pedindo permissão para acessar dados num ambiente virtual. Essa permissão poderá ou não ser autorizada pelo sistema de controle de acesso aos dados em foco. Esse tipo de controle de acesso á informação também pode permitir acompanhar os passos do usuário uma vez permitido seu acesso aos dados, rastreando e registrando seus movimentos e procedimentos.

Para os sistemas de controle de acesso físico existem muitas e variadas opções disponíveis no mercado. Esses sistemas envolvem quase sempre uma barreira física (catraca, cancela, etc.) e dispositivos de entrada de dados (leitores ópticos, por exemplo) que permitem receber as informações e liberam ou não a barreira física, permitindo a entrada do indivíduo ou veículo. Nos sistemas de controle de acesso de pessoas, a própria barreira física já possui, muitas vezes, o dispositivo de entrada de dados. Desse modo, a apresentação de um crachá, tíquete ou outro meio de identificação na própria catraca já libera ou não o acesso.

No caso de veículos, em controle de estacionamento, cancelas usualmente não possuem esse dispositivo de leitura de dados. O controle de estacionamento é feito através dos chamados totens, que permitem a troca de informações com o usuário e a identificação e posterior liberação ou não da barreira física de acesso. Os totens podem ser utilizados tanto em serviços tarifados quanto para o controle de estacionamento não tarifado. No primeiro caso, existem opções de totens que emitem tíquetes para pagamento e recebem a informação de tíquete pago. No caso de estacionamentos não tarifados, existem totens apropriados que apenas leem algum tipo de identificação (cartão ou crachá, por exemplo) e liberam o acesso.

O controle de estacionamento, bem como as formas eletrônicas de catraca são sistemas de controle de acesso que possuem também a capacidade de compilar os dados de entrada e saída aos ambientes. Isso permite o controle quantitativo da movimentação trazendo nítida vantagem quando a entrada e saída envolve o controle financeiro dessa movimentação de indivíduos ou veículos. Esse tipo de controle de acesso é o mais moderno e eficiente para a o controle contábil de usuários em eventos esportivos e artísticos, estacionamentos e outras formas de atividade e serviços pagos. Com esse sistema de controle de acesso não apenas é possível impor restrições como, principalmente, controlar financeiramente a movimentação ocorrida.

Muitos sistemas de controle de acesso utilizam um relógio de ponto para controle, registro e restrição de acesso. O relógio de ponto moderno é eletrônico e permite uma infinidade de serviços além do próprio registro de hora de entrada e saída. O relógio de ponto de alta tecnologia pode efetuar a identificação do funcionário através de crachá de identificação, cartão magnético ou de dados biométricos. Ao identificar o funcionário, o sistema de ponto estará automaticamente registrando o horário de passagem do funcionário.

Mas, além disso, o relógio de ponto oferecido pelas melhores marcas do mercado também oferecem outras funções através de programas que executam muitas das tarefas feitas exaustivamente à mão nos antigos cartões de ponto. Contagem total de horas, contagem de horas extras, descontos e acréscimos com base na legislação e inúmeras outras funções agilizam a execução do serviço de controle de horas e folha de pagamento em qualquer empresa. Alguns dos modelos disponíveis incluem relógio de ponto com no-break interno (que garante preservação de dados em caso de falha no fornecimento de energia elétrica); relógio de ponto com funcionamento em rede; relógio de ponto que controla entrada e saída de funcionários e ao mesmo tempo executa controle de acesso de visitantes; e vários outros modelos.

Existem no mercado vários tipos de relógio de ponto e sua escolha irá depender do porte da empresa e das necessidades que desejam ser atendidas. Uma boa escolha começa com uma avaliação do tipo de controle que a empresa deseja e precisa, a capacidade é do sistema de informatização da empresa e do orçamento disponível. De posse desses dados, é hora de iniciar a busca através dos principais fornecedores de sistemas de controle de acesso e relógio de ponto.

TECLADO MATRICIAL

Os teclados matriciais são muito utilizados hoje em dia. Sempre que for necessário coletar informações em campo, no chão de fabrica, ou mesmo passar “orientações” a um pequeno robô, podemos utilizar um teclado.

A figura acima demonstra alguns tipos de teclados matriciais. Estes teclados são formados basicamente por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com