TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TRAÇOS DE CONCRETO

Por:   •  31/5/2020  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

TRAÇOS DE CONCRETO

Regiane Cruz Freitas

A Engenharia Civil percorreu inúmeras décadas desde que o ser humano abandonou as cavernas e começou a buscar moradias com mais conforto e segurança para as suas famílias. Foram milhares de anos testando diferentes materiais e técnicas, aperfeiçoando cada vez mais o processo construtivo visando construções cada vez mais resistentes e funcionais. Nessa busca por evolução, o concreto foi criado: uma mistura de cimento, agregado e água que viabiliza a união e a fixação dos materiais.

Ao fazer o concreto, é necessário considerar para que fim o mesmo será utilizado e qual será o local em que a aplicação irá ocorrer. Através dessas informações, encontra-se o traço do concreto, que é a proporção entre cada um dos materiais que compõe a mistura. Obedecer a essa proporção é o que vai determinar a qualidade do seu concreto para o fim ao qual ele será destinado.

Assim como existem várias aplicações para o concreto, existem vários traços de concreto. Ou seja, o concreto para fundação tem um traço, o concreto para piso tem outro traço, o concreto para pilares outro traço e assim por diante. Isso porque cada situação exige que a mistura tenha determinadas características, e tais características são alcançadas por dosagens diferentes dos materiais que a compõe.

Não existe só um traço de concreto, mas sim vários, e todos dependem do que você está construindo e de onde vai ser a aplicação. Por exemplo, para fazer uma fundação, o traço de concreto é de 5 latas de 18L de areia, 6 latas da mesma medida e meia de pedra e 1 lata e meia de água para cada saco de cimento. Se vai usar o concreto para pisos, o traço de concreto vai ser diferente. Para cada tipo de aplicação, existe um traço de concreto diferente, bem como um tipo de cimento adequado (CIMENTO MONTES CLAROS, acesso em 19 de Outubro de 2019).

Sabendo qual o traço de concreto atende às necessidades da sua obra, é necessário que a dosagem seja seguida tal qual determinada pelo traço, uma vez que algum material colocado a mais ou a menos, pode influenciar diretamente na qualidade do seu concreto, podendo reduzir a resistência e a durabilidade do mesmo, gerar falhas e até mesmo comprometer a segurança da estrutura, muitas vezes necessitando de reparos de alto custo.

Sabendo qual traço usar, a preparação do concreto pode ser iniciada. Caso seja feito à mão, o primeiro material a ser usado é a areia. Uma camada de aproximadamente 15cm deve ser feita no chão e logo após, o cimento deve ser misturado até que fique uniforme. Depois deve-se acrescentar a brita, misturar bem e abrir um buraco no meio, onde a água deve ser acrescentada devagar, misturando tudo e sem deixar que a água escorra. Depois de adicionar todos os materiais, deve-se mexer até que a mistura esteja perfeita.

Caso a preparação vá ocorrer em uma betoneira, o processo é um pouco diferente. Primeiro, já com a betoneira funcionando, deve-se adicionar a brita e um terço da água, aguardar um minuto, adicionar o cimento e a areia e deixar que o material seja bem misturado. Após isso, basta acrescentar o restante da água e deixar bater por mais três minutos e seu concreto estará pronto para ser usado.

Referências

CIMENTO MONTES CLAROS. Disponível em: https://cimentomontesclaros.com.br/traco-de-concreto/, acessado em 19/10/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com