TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OSCILADOR HARTLEY

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

LONDRINA

2018


 MARLON PACO MARTINS DE SOUZA[pic 6]

PEDRO KARASUDANI LOURENÇO

OSCILADOR HARTLEY

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Instituição Faculdade Pitágoras.

Orientador: Marcelo Fiori


Londrina

2018


LISTAS DE FIGURAS

Figura 1 –...................................................................................................................09

Figura 2 –...................................................................................................................10

Figura 3 –...................................................................................................................11

Figura 4 –...................................................................................................................13


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        7

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        7

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5 METODOLOGIA        14

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        15

REFERÊNCIAS        16


1 INTRODUÇÃO

Um oscilador tem a função de fornecer uma fonte de sinal AC repetitivo em seus terminais de saída sem precisar de nenhuma entrada (exceto uma fonte CC). O sinal gerado pelo oscilador é geralmente de amplitude constante.

A forma e a amplitude das ondas são determinadas pelo design do circuito oscilador e pela escolha dos valores dos componentes.

A frequência da onda de saída pode ser fixa ou variável, dependendo do design do oscilador.

O oscilador Hartley é um circuito oscilador eletrônico no qual a frequência de oscilação é determinada pelo circuito sintonizado que consiste em capacitores e indutores, ou seja, um oscilador LC. 

O oscilador de Hartley foi inventado por Hartley enquanto trabalhava no Laboratório de Pesquisa da Western Electric Company. O circuito foi inventado em 1915 pelo engenheiro americano Ralph Hartley. A característica pessoal do oscilador Hartley é que o circuito sintonizado consiste de um único capacitor em paralelo com dois indutores em série ou um único indutor paralelo, e o sinal de realimentação necessário para a oscilação é retirado da conexão central dos dois indutores.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

Demonstrar os tipos de osciladores comumente usados funcionam, usando componentes discretos e circuito integrado. Dando ênfase ao oscilador Hartley.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 TIPOS DE OSCILADORES

Os osciladores podem ser classificados pelo tipo de sinal que produzem, como osciladores de onda senoidal, que produzem uma saída de onda senoidal, oscilador de relaxamento e multivibradores a bordo, que produzem ondas quadradas e pulsos retangulares. E osciladores de varredura que produzem ondas dente de serra.

Os osciladores de onda senoidal também podem ser classificados por frequência ou pelo tipo de controle de frequência que eles usam. Os osciladores de RF (radiofrequência) que trabalham em frequências acima de 30 a 50kHz usam LC (indutores e capacitores) ou Cristais para controlar sua frequência. Estes também podem ser classificados como osciladores de HF, VHF e UHF, dependendo de sua frequência.

Os osciladores de baixa frequência são geralmente usados ​​para gerar frequências abaixo de 30Khz e são geralmente osciladores RC, pois usam resistores e capacitores para controlar sua frequência.

Os osciladores de onda quadrada, como os osciladores de relaxação e astável, podem ser usados ​​em qualquer frequência de menos de 1Hz até vários GHz e são frequentemente implementados em circuitos integrados.

.

4.1.1 OSCILADOR DE ONDA SENOIDAL

Estes circuitos produzem, idealmente, uma saída de onda senoidal pura, com uma amplitude constante e uma frequência estável. O tipo de circuito utilizado depende de vários fatores, incluindo a frequência necessária. Projetos baseados em circuitos ressonantes de LC ou em ressonadores de cristal são usados ​​para aplicações de ultrassom e radiofrequência, mas em áudio e frequências muito baixas, o tamanho físico dos componentes ressonantes, L e C seria muito grande para ser prático.

Por essa razão, uma combinação de R e C é usada para uma frequência de controle.

        

4.1.2 OSCILADOR LC

Indutores e capacitores são combinados em um circuito ressonante que produz uma forma muito boa de onda senoidal e possui uma boa estabilidade de frequência. Ou seja, a frequência não altera muito as mudanças na tensão de alimentação CC ou na temperatura ambiente, mas é relativamente simples, usando indutores ou capacitores variáveis, fazer um oscilador de frequência variável (sintonizável).

Os osciladores de LC são amplamente utilizados na geração e recepção de sinais de RF onde uma frequência variável é necessária.

4.1.2 OSCILADOR RC

Em baixas frequências, como o áudio, os valores de L e C necessários para produzir um circuito ressonante seriam muito grandes e volumosos para serem práticos. Portanto, resistores e capacitores são usados ​​em combinações de tipo de filtro RC para gerar ondas senoidais nessas frequências, porém é mais difícil produzir uma forma de onda senoidal pura usando R e C. Esses osciladores de onda senoidal de baixa frequência são usados ​​em muitas aplicações de áudio e diferentes desenhos são utilizados com uma frequência fixa ou variável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (305.2 Kb)   docx (265.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com