TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Caótico de um Oscilador

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 10

Caos

EQUIPMENTO

INCLUSO:

1

Large Rod Stand        

ME-8735

2

120 cm Long Steel Rod (2)        

ME-8741

1

45 cm Long Steel Rod        

ME-8736

2

Multi Clamps (2)        

SE-9442

1

Chaos/Driven Harmonic Accessory        

CI-6689A

1

Mechanical Oscillator/Driver        

ME-8750

1

DC Power Supply        

SE-9720

1

Rotary Motion Sensor        

CI-6538

1

Photogate Head        

ME-9498A

     NÃO INCLUSO, MAS REQUERIDO:

1

ScienceWorkshop 750 Interface

CI-7650

1

DataStudio Software

CI-6870

INTRODUÇÃO

O comportamento caótico do pêndulo não linear forçado é descrito pela representação do seu movimento em dois gráficos: Phase Plot (gráfico de fase) e Poincare Plot (Gráfico de Pontos). As marcações nesses gráficos são comparadas com o movimento do pêndulo quando ele não está caótico.[pic 1]

O oscilador consiste de um disco de alumínio conectado a duas molas. Um ponto de massa no limite do disco torna o oscilador não linear. A freqüência do motor senoidal pode ser variada para investigar a progressão de um movimento previsto para um movimento caótico. O amortecimento magnético também pode ser ajustado para mudar a característica do movimento caótico. A posição angular e a velocidade do disco são gravadas em função do tempo utilizando um sensor de movimento rotatório. Um gráfico de fase, em tempo real, é gerado. Nele, é representada a velocidade angular versus o deslocamento angular da oscilação.

O gráfico de pontos também é montado em tempo real. Ele é gerado por meio de pontos que são obtidos uma vez a cada ciclo do braço do motor, quando o braço passa pelo sensor óptico.

                                                                Figura 1:  Pêndulo e molas


TEORIA

O oscilador consiste de um disco de alumínio conectado a duas molas. O ponto de massa no limite do disco torna o oscilador não linear. A não linearidade é requerida para causar um movimento caótico. Além disso, o disco é magneticamente amortecido.

Várias componentes podem ser variadas para transformar um movimento regular em caótico. Essas variáveis são a freqüência forçada, a amplitude forçada, a amplitude de amortecimento, e as condições iniciais.

Existem três diferentes maneiras de registrar oscilações:

        1.        Deslocamento Angular (Θ) vs. tempo

        2.        Espaço Fase: Velocidade Angular (ω) vs. Deslocamento Angular (Θ)

        3.        Gráfico de Pontos: Velocidade Angular (ω) vs. Deslocamento Angular (Θ) registrados apenas uma vez por período de movimento forçado.

O Gráfico de Fase e o Gráfico de Pontos são particularmente úteis para o reconhecimento de oscilações caóticas. Quando o movimento é caótico, os gráficos não se repetem.

Poço de Potential

O pendulo possui dois pontos de equilíbrio, um de cada lado onde o torque causado pelo peso do ponto de massa é balanceado por um torque das molas. Para mapear a energia potencial, U, versus o ângulo,  Θ, para que o ponto de massa do pêndulo seja deslocado para a vertical, o amortecimento magnético e a força mecânica (gerada pelo motor elétrico) são removidos e o pendulo é deslocado para a vertical, podendo oscilar livremente. A velocidade angular é medida, e dessa forma a energia cinética (K) pode ser calculada. A energia potencial é derivada da conservação de energia:

        [pic 2]

Considerando que o pêndulo parta do repouso em um máximo deslocamento, Ki = 0, e

        [pic 3]

Considerando que Ui = constante = c,

        [pic 4]        

Portanto, o formato da energia potencial do poço pode ser encontrada marcando-se o negativo do quadrado da velocidade angular (-ω2) versus o deslocamento angular (Θ).


MONTAGEM

  1. Monte o motor elétrico na base da haste e conecte o sensor óptico a ele, como mostrado na Figura 2.

[pic 5][pic 6]

Figura 2: Motor elétrico e Sensor óptico

                                [pic 7]

    Figura 3: Montagem Completa

Figura 4: Amarrando a Corda

  1. Use duas hastes verticais conectados por uma haste transversal na parte superior para maior estabilidade. Ver Figura 3.

  1. Monte o Sensor de Rotação na vara transversal.

4.        Corte uma corda com tamanho aproximado de 1,5m. Amarre o centro da corda em torno do menor degrau da polia do sensor de movimento rotatório. Veja a Figura 4. Passem ambas as pontas da corda pelo sulco lateral do maior degrau da polia. Enrole cada ponta da corda uma vez em torno do maior degrau da polia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (852.6 Kb)   docx (871.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com