TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ondas: Um estudo das amplitudes, elasticidade e tração

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Sim, são múltiplos. Os resultados da tabela não são matematicamente corretos, devidos a imprecisões nas medições.

  1. Com os dados da tabela, podemos calcular a velocidade através da fórmula  assim temos que a velocidade de cada harmônico são:

    Dessa forma, podemos observar que apesar dos valores não serem matematicamente iguais, ocasionados por imprecisões nas medições, a velocidade é a mesma, pois a medida que o comprimento de onda diminui, a frequência aumenta na mesma proporção (são inversamente proporcionais).
    [pic 1]

  1. Dado que o comprimento e peso na corda não foi alterado durante o experimento, a frequência e o harmônico mantinham uma relação direta, ou seja, ambos diminuíram. Sendo assim, percebemos que existe a relação de quanto maior o λ, maior a amplitude e menor a frequência.

Isso pode ser confirmado pela seguinte fórmula:  [pic 2]

  1. Foi notado no experimento que ao aumentar massa ao gancho, a frequência da onda estacionária também aumentava. Utilizando as seguintes fórmulas é possível comprovar a relação entre a massa do gancho e a frequência.

  1.  [pic 3]
  1. [pic 4]

Analisando a fórmula (I), percebemos que ao aumentar a massa do gancho, a tração (T) sob a qual a corda está submetida também aumenta. Tendo em vista que o  é constante, é notável que a velocidade e a tração são diretamente proporcionais, sendo assim, a velocidade aumenta também.[pic 5]

A fórmula (II) indica que a velocidade e a frequência são diretamente proporcionais, desta fora, quando a tração aumenta, a velocidade aumenta e a frequência também aumenta.

A partir dessa análise, era esperado que a frequência aumentasse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com