TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oraganização De Computadores Primeira Etapa

Pesquisas Acadêmicas: Oraganização De Computadores Primeira Etapa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 9

A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

Computadores de primeira geração (1943/1959)

• Circuitos eletrônicos e válvulas;

• Precisava ser reprogramado a cada tarefa;

• Grande consumo de energia e aquecimento;

• Uso restrito.

As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo o ENIAC, que sem dúvida foi o computador mais famoso da época, construído em 1943.O ENIAC era composto por nada menos que 17.468 válvulas, além de 1.500 relês e um grande número de capacitores resistores e outros componentes. Pesava no total 30 toneladas e era tão volumoso que ocupava um galpão. Porém apesar do tamanho, o poder de processamento do ENIAC é ridículo para os padrões atuais, o computador foi superado pelas calculadoras portáteis ainda na década de 70, e hoje em dia, mesmo as calculadoras de bolso, das mais baratas, são bem mais poderosas que ele.

Computadores de segunda geração (1959/1965)

• Início do uso comercial;

• Tamanho gigantesco;

• Capacidade de processamento muito pequena;

• Uso de transistores em substituição de válvulas.

A válvula foi substituída pela transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisa de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável.Os computadores desta geração (como o PDP-1) já calculavam em microssegundos (enquanto os da geração anterior em milésimos de segundo) e eram programados em linguagem montadora (os anteriores em linguagem de máquina).

Computadores de terceira geração (1965/1975)

• Diminuição de tamanho;

• Maior capacidade de processamento;

• Início da utilização dos computadores pessoais;

• Substituição dos transistores para circuitos integrados.

Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados em um únicos chip, que já calculavam e nanossegundos. Os computadores com circuito integrado são bem mais confiáveis, bem menores, tornado os equipamentos mais compactos e mais rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem também baixíssimo consumo de energia e menos custo. Nesta geração surge a linguagem de alto nível, orientada para procedimentos.

Os computadores de quarta geração (1971/????)

• Surgem os softwares integrados;

• Processadores de texto;

• Planilhas eletrônicas;

• Gerenciadores de bancos de dados;

• Gerenciadores de comunicação.

Em aproximadamente 1971/1972, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir da evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros atuais. O processo de miniaturização continuou e foram denominados por escalas de integração dos circuitos integrados: LSI (Large Scale Integration), VLSI (Very Large Scale Integration) e ULSI (Ultra Large Scale Integration). Trata-se de uma classe de dispositivos eletrônicos capazes de armazenar, em um único invólucro (denominado chip), milhares a até mesmo milhões de diminutos componentes. Nesta geração começa também a utilização das linguagens de altíssimo nível, orientadas para um problema.

O primeiro supercomputador, de fato surgiu no final de 1975.As aplicações para ele são muito especiais e incluem laboratórios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA, empresas de altíssima tecnologia, produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade, entre outros. Eles são os mais podero

COMPARATIVO ENTRE ARQUITERURAS RISC E CISC

CISC (Complex Instruction Set Computer, ou, em uma tradução literal, “Computador com um Conjunto Complexo de Instruções”): é um processador capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são os 386 e os 486 da Intel.

Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm uma micro programação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las, utilizando as instruções contidas na sua micro programação. Seria como quebrar estas instruções, já em baixo nível, em diversas instruções mais próximas do hardware (as instruções contidas no micro código do processador). Como característica marcante esta arquitetura contém um conjunto grande de instruções, a maioria deles em um elevado grau de complexidade.

Examinando do ponto de vista um pouco mais prático, a vantagem daarquitetura CISC é que já temos muitas das instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores de linguagem de máquina; disponibilizando, assim, praticamente todas as instruções que serão usadas em seus programas. Os processadores CISC têm a vantagem de reduzir o tamanho do código executável por já possuírem muito do código comum em vários programas, em forma de uma única instrução.

Esta arquitetura processa e trata grandes e complexas instruções, nomeadamente operações de multiplicação e divisão, mas também executa e/ou descodifica grandes quantidades de operações, parecendo possuir outro processador pelo fato da maioria dos algoritmos já se encontrarem no processador sendo o seu tempo de restabelecimento praticamente nulo.

A CISC é implementada e guardada em micro-código no processador, sendo difícil modificar a lógica de tratamento de instruções. Esta arquitetura suporta operações do tipo “a=a+b” descrita por “add a, b”, ou seja, podem simplesmente utilizar dois operandos para uma única instrução, sendo um deles fonte e destino (acumulador) e permite um ou mais operadores em memória para a realização das instruções. Com isto se comprova a necessidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com