TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Horizontal

Artigos Científicos: Organização Horizontal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

A evolução da gestão organizacional horizontal:

Após a segunda guerra mundial os trabalhadores passaram exigir a participação nas organizações como estratégia administrativa.

Entre 1940 e 1960 ouve vários estudos sobre os trabalhadores nas empresas como estudos sobre as coordenações e administrações. Os estudos foram realizados a partir de uma abordagem aos funcionários para verificar suas percepções sobre os chefes das empresas.

Três variáveis existentes nas organizações segundo Likert:

Variáveis causais: Independente, características das organizações.

Variáveis intervenientes: O estado interno das organizações como os relacionamentos e comunicações internas.

Variáveis finais: Dependentes, são os resultados das organizações.

Grandes partes das empresas ao buscarem resultados só se preocupam com preços, prazos e com a produção, e nem se preocupam com as variáveis intervenientes que são o relacionamento dos funcionários que deve ser a principal preocupação, pois a empresa se faz de funcionários e como isso causara problemas futuros.

A organização horizontal é mais efetiva, pois reduz os níveis hierárquicos das empresas para que os funcionários fiquem mais próximos dos clientes assim todos se interessam pelos processos para alcançar os objetivos da empresa.

É importante destacar que organização horizontal tem como principal requisito a livre circulação de informações.

Após estudos sobre a personalidade de pessoas maduras Argyris propôs tipo de organização de trabalho.

Job enlargement: É ampliado o numero de atividades por pessoa trazendo mais participação, aonde é realizado varias tarefas formando um processo.

Job enrichment: Da aos funcionários uma responsabilidade para a execução e controle de resultados, abordagem para motivar as pessoas dando a elas atividades variadas.

Experiências da Toyota e Volvo

Após a segunda guerra mundial surgiu no Japão o Ohnoismo ou Toyotismo criado por Taiichi engenheiro da Toyota que á a utilização dos grupos multifuncionais que tem a função de melhoria da qualidade e redução dos custos com um numero menor de funcionários.

Como as organizações são instrumentos para tornar as pessoas produtivas foi desenvolvido o Kanban que é um sistema de informação cujos conceitos são: tempo necessário e controle autônomo de defeitos que se apoia no trabalho em equipe para desempenhar as funções.

Surgiu de varias experiências como o descontentamento dos funcionários ouve muita queda no volume de trabalhadores da indústria.

Então surge o trabalho em grupo com a distribuição de tarefas pelos grupos e não pelos chefes, aonde foi verificado que não é suficiente avaliar resultados e desempenho e sim a colaboração das pessoas.

Segundo Imai os trabalhadores querem opinar sobre como o trabalho deve ser feito e querem que seus serviços sejam criativos.

EXERCICIO.

1)Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com