TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Vertical E Horizontal De Balanços

Monografias: Análise Vertical E Horizontal De Balanços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2012  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  2.126 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES RIO-GRANDENSES - FARGS

AIRA BORGES E SABRINA LORENZI

CONTABILIDADE GERAL:

(Análise Vertical e Horizontal de balanços)

Porto Alegre, 16 de Maio de 2012

FACULDADES RIO-GRANDENSES - FARGS

AIRA BORGES E SABRINA LORENZI

CONTABILIDADE GERAL:

(Análise Vertical e Horizontal de balanços)

Trabalho de Grau 3 para a cadeira de Contabilidade Geral do curso de Administração das Faculdades Rio-Grandenses- FARGS

Professor: Luis Fernando Tavares

Porto Alegre, 16 de Maio de 2012

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. ANÁLISE VERTICAL 4

2.1 CONCLUSÕES EXTRAÍDAS DA ANÁLISE 5

3. ANÁLISE HORIZONTAL 5

3.1 VARIAÇÕES DE ANÁLISE HORIZONTAL 7

4. CONCLUSÃO 8

5. REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

As analises “Vertical e Horizontal” de balanços, são formas utilizadas para avaliar as Demonstrações financeiras de empresa. Estas análises devem ser feitas com o maior cuidado e muito critério, pois é com base nas informações resultantes delas que os administradores da empresa, seus fornecedores, os executivos de bancos e o mercado em geral irão tirar suas conclusões quanto ao atual estado da empresa e também irão definir seu futuro. Cada um utilizando as informações que lhes forem pertinentes, o resultado da desta análise é tão completo que serve para alimentar e sanar muitas dúvidas.

O grande diferencial destas formas de analises é que é avaliado um determinado índice em um período longo de tempo, ou seja é feito uma comparação com um “resultado” do período atual, por exemplo, com o resultado do período passado, assim o aproveitamento do resultado adquirido é muito maior.

Conforme Assaf Neto:

“ As duas principais características de análise de uma empresa são a comparação dos valores obtidos em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins. Dessa maneira, pode-se afirmar que o critério básico que norteia a análise de balanços é a comparação.”

Da mesma forma que avaliamos uma empresa, podemos também avaliar diversas empresas do mesmo segmento de mercado, pois a avaliação nos permite confrontar os desempenhos e assim ter uma visão mais clara.

2. ANÁLISE VERTICAL

Análise Vertical ou percentual, como alguns preferem chamar, é a forma de avaliação que abre a estrutura de composição dos itens do balanço e permite que seja avaliada sua evolução no tempo. Basicamente estabelece a participação ou proporção de cada item em ( % ) com relação ao total de seu grupo ou então pelo total geral.

O calculo é feito com a participação de cada item que compõem o Ativo ou Passivo e Patrimônio Liquido em relação ao total do Ativo ou Passivo. Ou seja, explicando de uma forma mais prática e objetiva o calculo que deverá ser feito é (Total do Ativo Circulante dividido pelo total do Ativo, o resultado multiplica-se por 100 para se obter o valor em %), ou seja o Ativo circulante, neste ano, correspondeu a tal percentual do total do Ativo da empresa. Da mesma maneira podemos fazer o calculo usando apenas um item do Ativo Circulante, por exemplo, “Disponibilidades”.

Conforme exemplo:

Quadro n° 1 Análise Vertical dos balanços da SLC Participações S.A

Fonte: O Autor

2.1 CONCLUSÕES EXTRAÍDAS DA ANÁLISE

Após a realização da comparação, devemos realizar a avaliação dos dados para poder elaborar a conclusão da análise.

Desta forma, de uma maneira geral e pouco profunda segue uma pequena avaliação dos dados extraídos.

As disponibilidades das empresa tiveram uma pequena redução no período analisado, bem como as aplicações financeiras que passaram de 69,23% do total do Ativo para 68,23%. Tendo em vista que se trata de uma empresa holding sem receita própria, esta redução nos valores, provavelmente ocorreu para que fossem pagas algumas despesas.

Pode-se observar também que os impostos e contribuições a recuperar também tiveram uma pequena redução no período.

O único item que teve um pequeno aumento foi os créditos em coligadas e controladas, porém continuou representando 99,99% do total do realizável a longo prazo.

3. ANÁLISE HORIZONTAL

Análise horizontal ou análise de evolução, trata-se de uma comparação que poderá ser feita entre os valores de um mesmo item ou grupo de itens em diversos exercícios, ela permite que observemos as oscilações dos valores expressados através do confronto entre períodos.

Para Assaf Neto a análise horizontal é basicamente:

“Um processo de análise temporal, desenvolvido por meio de números-ídices, sendo seus cálculos processados de acordo com a seguinte expressão:

Onde o número índice é a relação existente entre o valor de uma conta contábil em determinada data (Vd) e seu valor obtido na data-base (Vb).”

Utilizando esta análise podemos ter uma visão detalhada de cada item dos demonstrativos e assim podemos identificar as tendências futuras e assim, quando for o caso, poderemos corrigir possíveis desvios dos planos traçados.

Conforme Dante Matarazzo:

“Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com