TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação A Objetos

Ensaios: Orientação A Objetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

ORIENTAÇÃO A OBJETOS

Orientação a objetos pressupõe uma organização de software em termos de coleção de objetos discretos incorporando estrutura e comportamento próprios. Esta abordagem de organização é essencialmente diferente do desenvolvimento tradicional de software, onde estruturas de dados e rotinas são desenvolvidas de forma apenas fracamente acopladas

Abstração

Abstração consiste de focalizar nos aspectos essenciais inerentes a uma entidade e ignorar propriedade acidental. '' Em termos de desenvolvimento de sistemas, isto significa concentrar-se no que um objeto é e faz antes de se decidir como ele será implementado. O uso de abstração preserva a liberdade para tomar decisões de desenvolvimento ou de implementação apenas quando há um melhor entendimento do problema a ser resolvido.

Muitas linguagens de programação modernas suportam o conceito de abstração de dados; porém, o uso de abstração juntamente com polimorfismo e herança, como suportado em orientação a objetos, é um mecanismo muito mais poderoso.

O uso apropriado de abstração permite que um mesmo modelo conceitual (orientação a objetos) seja utilizado para todas as fases de desenvolvimento de um sistema, desde sua análise até sua documentação.

Encapsulação

Encapsulação, também referido como esconder informação, consiste em separar os aspectos externos de um objeto, os quais são acessíveis a outros objetos, dos detalhes internos de implementação do objeto, os quais permanecem escondidos dos outros objetos. O uso de encapsulação evita que um programa torne-se tão interdependente que uma pequena mudança tenha grandes efeitos colaterais.

O uso de encapsulação permite que a implementação de um objeto possa ser modificada sem afetar as aplicações que usam este objeto. Motivos para modificar a implementação de um objeto podem ser, por exemplo, melhoria de desempenho, correção de erros e mudança de plataforma de execução.

Assim como abstração, o conceito de encapsulação não é exclusivo da abordagem de orientação a objetos. Entretanto, a habilidade de se combinar estrutura de dados e comportamento em uma única entidade torna a encapsulação mais elegante e mais poderosa do que em linguagens convencionais que separam estruturas de dados e comportamento.

Atributos

Um atributo é um valor de dado assumido pelos objetos de uma classe. Nome, idade e peso são exemplos de atributos de objetos Pessoa. Cor, peso e modelo são possíveis atributos de objetos Carro. Cada atributo tem um valor para cada instância de objeto. Por exemplo, o atributo idade tem valor ``29'' no objeto Pedro Y. Em outras palavras, Pedro Y tem 29 anos de idade. Diferentes instâncias de objetos podem ter o mesmo valor para um dado atributo.

Cada nome de atributo é único para uma dada classe, mas não necessariamente único entre todas as classes. Por exemplo, ambos Pessoa e Companhia podem ter um atributo chamado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com