TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Acidulantes

Por:   •  7/7/2018  •  Dissertação  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Acidulantes: 

Os acidulantes no processo de produção do refrigerante tem diversos papeis, os mais importantes são:  realce do sabor da bebida, regular o aroma/gosto doce da bebida, intensificar o sabor ácido,regular ph( o ph dos refrigerantes variam entre 2,7 a 3,5) e colaboram para inibir o crescimento de microorganismos.

   Os acidulantes mais utilizados na bebida tratada acima são: o ácido cítrico( é obtido a partir do microorganismo Aspergillus niger os quais  diretamente a glicose em ácido cítrico;acidifica a bebida e oferece a mesma o sabor das frutas cítricas), ácido fosfórico(, é o que mais baixa o pH,principal ácido inorgânico utilizado como acidulante e utilizado para fabricação dos refrigerante que não são a base de frutas como os  de cola) e o ácido tártico (é efetivo como agente tamponente-  o tampão é parâmetro crítico em muitos produtos alimentícios, pois um pH flutuante pode apresentar efeitos adversos sobre o aroma, a cor ou a estabilidade microbiana.A capacidade tampão aumenta proporcional ao aumento da concentração molar da solução ácida/sal , ela é expressa como a molaridade de hidróxido de sódio necessária para aumentar o pH de 1. Mais perto é o pH tampão do pKa do ácido, maior será a capacidade tampão-, é utilizado na produção de refrigerante de uva, é encontrado nas uvas,tamarino e nos subprodutos do vinho)

Antioxidantes:

  Quando o oxigênio entra em contato com o refrigerante( ou em qualquer alimentos, principalmente os que são líquido) ele acelera a deterioração do alimento. Então os antioxidantes são utilizados para evitar essa ação do oxigênio, ou seja, previnem  a influência negativa do oxigênio no refrigerante. Além do oxigênio, a luz solar e o calor também acelera as reações de oxirredução, por isso o refrigerante deve evitar ser exposto ao sol/luz afinal este pode acelerar o processo de diminuição da vida de prateleira do produto.

  Os ácidos mais utilizados como antioxidantes são : ácido ascórbico (vitamina C) e o isoascórbico. Caso o ácido ascórbico seja utilizado ele terá como objetivo único agir como antioxidante e não como agir como vitamina C.

Aromatizantes ou flavorizantes

  Os aromatizantes são aditivos químicos ( que podem ser naturais ou artificiais) ulizados para conferir ou realçar o aroma  e sabor dos alimentos( o tratado nessa pesquisa é o refrigerante) na intenção de os deixar o mais parecido com o natural. Esse aditivos podem criar sabores novos ( não encontrados na natureza), substituir e/ou mascarar sabores já presentes isso assim que entram em contato com o alimento.

  Em geral, os aromas utilizados na fabricação de refrigerantes são obtidos de essências/extratos alcoólicos, soluções aquosas ou emulsões, soluções aromáticas em glicerol ou propilenoglicol, e também nos  sucos concentrados de frutas. Já os sucos, aromas naturais, óleos essenciais são utilizados como aromatizantes e flavorizantes

    Como os aromatizantes naturais são misturas complexas e difíceis de serem extraídas das frutas ou flores e por tanto o custo para fazer isso é  alto porém com valor nutricional maior as indústrias preferem usam os aromatizantes artificiais(flavorizantes) que tem valor de mercado melhor mas valor nutricional menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com