TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Do Professor No Mundo Digital

Exames: Os Desafios Do Professor No Mundo Digital. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 3

Os desafios dos professores no mundo digital

No mundo de hoje é muito difícil ser professor, pois com a globalização a informação chega muito rápido para todos. Hoje as crianças têm contato com as máquinas muito cedo e entre tantos desafios o professor tem de ficar atento para que os alunos não se limitem a apenas reproduzir o conteúdo da rede como sendo seus próprios trabalhos. Com tanta facilidade das informações é comum os alunos chegarem em sala de aula bem atualizados, ás vezes até mais que os professores, gerando muitas vezes debates contraditórios e questionadores ao discurso do professor. Surgem então os desafio de uma maior atualização dos professores com novos cursos, a necessidade de adquirir nova metodologia de ensino.

Nájara Sena Gomes afirma que “A metodologia utilizada para o ensino da criança deve ser repensada ante o contexto imposto pelas tecnologias de informação e comunicação. As práticas exercitadas já não atendem as exigências de um estudante com inúmeras oportunidades de conexão à rede mundial de comunicação, necessitando, assim, de um novo olhar para essa realidade. O problema aprofunda-se na adolescência quando a infabibilidade do professor é questionada, pela confirmação de que o espaço de sala de aula não dar conta do aprendizado.”

Referente a citação da autora nos faz pensar nos contextos os quais estão inseridos os alunos, muitas vezes sendo necessárias buscar outras formas para passar o conteúdo, seja através de redes sociais, filmes, seriados, livros modernos entre outros. Entender que a informação se processa pelo mundo em questão de milésimos de segundos e que os alunos estão conectados 24 horas. Isso tudo gera uma insegurança no professor, porque os alunos tendem a ser questionadores e relacionar ao que escutam, leem e assistem, fazendo que o professor se constragido ao se ver descontextualizado.

Já Marcelo Galvão Alvarez diz que “O docente do século 21 deve estar atualizado com as novas tecnologias de ensino. Nós vivemos em um momento tecnológico, onde a informação é amplamente pública. A internet trouxe essa divulgação massificada.

O professor que não aderir e não acompanhar as mudanças tecnológicas terá dificuldades de permanecer no mercado de trabalho; mesmo porque, o ensino a distância ocupa, a cada dia, um maior espaço no mundo acadêmico.”

Conforme o autor citado é preciso que os professores sejam mais dinâmicos, busquem interagir trocando ideias com seus alunos, bem como procurar fazer abordagem de forma que os alunos possam participar, dando sua opinião, contribuindo com exemplos cotidianos. Faz se necessário que o professor faça uso desses recursos em sala de aula para dar oportunidades que os alunos possam debater e trocar ideias, conhecimentos para que cada um possa contribuir no aprendizado do outro.

É importante que o professor mostre aos alunos que não é dono de todo saber mas um caminho para o aprendizado. Incentive os alunos a buscar novas atualizações e se tornarem questionadores das informações processadas a todo segundo. Que criem suas próprias opiniões, sabendo argumentar e complementar.

Das habilidades que um professor necessita para ensinar no mundo digital inclui desenvolver competencias que nem sempre estarão relacionados com o computador. Por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com