TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Exercícios Termo

Por:   •  23/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  15.384 Palavras (62 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 62

Formas de energia


Capítulo 2

2–1C Qual é a diferença entre as formas de energia macroscópica e microscópica?

As formas macroscópicas de energia são aquelas que um sistema possui como um todo em relação a algum quadro de referência externo.

As formas microscópicas de energia, por outro lado, são as relacionadas à estrutura molecular de um sistema e ao grau de atividade molecular, e são independentes dos quadros de referência externos.

2–3C Como o calor, a energia interna e a energia térmica se relacionam entre si?

A energia térmica é a forma sensível e latente da energia interna, e é referida como calor no cotidiano.

2–4C O que é energia mecânica? Em que ela difere da energia térmica? Quais são as formas de energia mecânica presentes no es-

coamento de um fluido?

A energia mecânica é a forma de energia que pode ser convertida em trabalho mecânico completamente e diretamente por um dispositivo mecânico, como uma hélice. Difere da energia térmica, já que a energia térmica não pode ser convertida para funcionar de forma direta e completa. As formas de energia mecânica de uma corrente de fluido são as energias cinética, potencial e de fluxo.

2–11 Uma pessoa toma um elevador no nível do saguão de um hotel carregando uma mala de 30 kg e desloca-se para o 10o andar,

que está 35 m acima. Determine a quantidade de energia consumida pelo motor do elevador que agora está armazenada na mala.[pic 1]

Uma pessoa com sua mala vai até o 10º andar em um elevador. A parte da energia do elevador armazenada na mala deve ser determinada.

Os efeitos vibracionais no elevador são insignificantes.

Análise A energia armazenada na mala é armazenada sob a forma de energia potencial, que é mgz. Assim sendo,

ΔE        (30 kg)(9.81m/s )(35 m)[pic 2][pic 3]


1 kJ/kg


 = 10.3 kJ

suitcase


 1000 m 2 /s 2 

        [pic 4]

Portanto, a mala no 10º andar tem 10,3 kJ de energia em comparação com uma mala idêntica no nível do lobby. Discussão Observando que 1 kWh = 3600 kJ, a energia transferida para a mala é de 10,3 / 3600 = 0,0029 kWh, o que é muito pequeno.

2–12 Potência elétrica deve ser gerada pela instalação de um conjunto gerador-turbina hidráulica em um local 160 m abaixo da superfície livre de um grande reservatório capaz de fornecer água a um fluxo constante de 3.500 kg/s. Determine o potencial para geração de potência.

Um gerador de turbina hidráulica é gerar eletricidade a partir da água de um grande reservatório. O potencial de geração de energia deve ser determinado.

Pressupostos 1 A elevação do reservatório permanece constante.

2 A energia mecânica da água na saída da turbina é insignificante.

Análise A energia de energia mecânica total em um reservatório possui é equivalente à energia potencial

da água na superfície livre e pode ser convertida para funcionar inteiramente. Portanto, o potencial de energia da água é sua energia potencial, que é gz por unidade de massa, e mgz para um determinado fluxo de massa.

e        = pe = gz =


2                1 kJ/kg


 = 1.574 kJ/kg

mech


(9.81 m/s


)(160 m) 1000 m 2 /s 2

        [pic 5][pic 6]

Então, o potencial de geração de energia se torna

W& max


= E&


mech


= m& e


mech


 1 kW

(3500 kg/s)(1.574 kJ/kg)         5509 kW[pic 7][pic 8][pic 9]

1 kJ/s

        

Portanto, o reservatório tem o potencial de gerar 1766 kW de potência.

Discussão Este problema também pode ser resolvido considerando um ponto na entrada da turbina e usando energia de fluxo em vez de energia potencial. Daria o mesmo resultado, uma vez que a energia de fluxo na entrada da turbina é igual à energia potencial na superfície livre do reservatório.

2–15 Dois locais estão sendo considerados para geração de energia eólica. No primeiro local, o vento sopra a 7 m/s durante 3.000 horas por ano, enquanto no segundo local o vento sopra a 10 m/s durante 2.000 horas por ano. Considerando, por questões de sim- plicidade, que a velocidade do vento seja desprezível no restante do ano para os dois casos, determine qual é o melhor local para a geração de potência. Dica: Observe que o fluxo de massa do ar é proporcional à velocidade do vento.

Dois locais com dados de vento especificados estão sendo considerados para geração de energia eólica. O local mais adequado para geração de energia eólica deve ser determinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (84 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com