TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Geradores de Energia

Por:   •  20/6/2018  •  Artigo  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 8

UNIDADE CENTRAL DE ENSINO FAEM FACULDADE

FACULDADE EMPRESARIAL DE CHAPECÓ

UCEFF FACULDADES

ENGENHARIA MECÂNICA

GERADORES DE ENERGIA

                                                   

ANDERSON LUÍS KRÜTZMANN

VICTOR DAGA

Introdução à Engenharia Mecânica

Chapecó, maio de 2016.


Unidade Central de Ensino Faem Faculdade

Faculdade Empresarial De Chapecó

UCEFF Faculdades

Curso: Engenharia Mecânica

Período: 1º

Disciplina: Introdução à Engenharia Mecânica

Professor: Filipe Sehn Febras

GERADORES DE ENERGIA

                                                   

ANDERSON LUÍS KRÜTZMANN

VICTOR DAGA

                                                   

Chapecó, maio de 2016.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................................3

2 METODOLOGIA ..........................................................................................................4

3 QUAL É PAPEL DA ENGENHARIA MECÂNICA PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA? .......................................................................................................................4

4 QUAL FOI A INFLUÊNCIA DESSA INVEÇÃO PARA A SOCIEDADE? ..............4

5 ONZE MANEIRAS DIFERENTES DE GERAR ENERGIA ......................................5

5.1. Hidráulica ..................................................................................................................5

5.2 Gás Natural (Termelétrica) .........................................................................................5

5.3 Petróleo .......................................................................................................................6

ETCCC

1 INTRODUÇÃO

Em todas as suas manifestações, a energia primária apresenta-se, na natureza, numa forma ainda bruta e deve ser captada e adaptada para permitir o seu aproveitamento útil. A maior parte da geração de energia no mundo vem das fontes tradicionais como: petróleo, carvão mineral e gás natural. Tais fontes são poluentes e não-renováveis, mas no futuro, serão substituídas. Há controvérsias sobre o tempo da duração dos combustíveis fósseis, mas devido a energias limpas e renováveis como biomassa, energia eólica e energia maremotriz, as energias alternativas são um novo modelo de produção de energias econômicas e saudáveis para o meio ambiente.

Assim o objetivo do nosso trabalho é mostrar os tipos de geração de energia, como ela é produzida, qual é o papel da Engenharia Mecânica na produção energia, no que essa invenção influenciou a sociedade, os onze tipos diferentes de se produzir a energia e algumas curiosidades.

2 METODOLOGIA

        Neste trabalho da matéria de Introdução a Engenharia Mecânica foi usado o Delineamento da Pesquisa Bibliográfica, baseada exclusivamente em dados já publicados em livros, revistas, jornais e material eletrônico sobre o tema de Geradores de Energia.

3 QUAL É O PAPEL DA ENGENHARIA MECÂNICA PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA?

A Engenharia Mecânica é a aplicação da matemática e das ciências, principalmente física, no projeto, construção, análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos.

Assim o Engenheiro Mecânico desenvolveu muito dos métodos para a produção de energia, nas usinas hidrelétricas ele foi responsável pelo desenvolvimento das turbinas e também pelas hélices que fazem parte de um sistema eólico. Sem a presença de um engenheiro muitos dos métodos de geração de energia usados hoje não seriam possíveis.

        De modo geral, ele projeta partes de um sistema, que depois de prontas, são instaladas e assim que começam a funcionar passam a produzir energia que é de extrema importância para a vida humana.

4 QUAL FOI A INFLUÊNCIA DESSA INVENÇÃO PARA A SOCIEDADE?

A energia elétrica é muito importante para o desenvolvimento das sociedades. Ela pode gerar luz, ser usada no movimento de motores e fazer funcionar diversos produtos elétricos e eletrônicos como: freezer, televisores e computadores.

Sem energia, tarefas simples do dia a dia não seriam possíveis, não poderíamos nos comunicar com pessoas distantes, sem semáforos o trânsito ficaria caótico, hospitais não funcionariam, as comidas congeladas estragariam, etc. Somos 100% dependentes da energia, não iriamos muito longe sem ela.

Apesar de a energia ser indispensável para nós, devemos pensar no meio ambiente, não podemos produzir energia sem nos preocupar com o impacto ambiental, no Brasil existem leis que proíbem a implantação de usinas hidrelétricas sem liberação do IBAMA, mas em outros países não existe leis ou qualquer tipo de restrição. Devemos buscar novos métodos ou novos geradores de energia 100% verdes, ou seja, que não agridem o meio ambiente, hoje em dia, já temos alguns meios, mas precisamos melhorar a cada dia, para produzir a demanda mundial de energia, e não prejudicar a natureza.

5 ONZE MANEIRAS DIFERENTES DE GERAR ENERGIA

Existem diversos tipos diferentes de se captar energia, alguma sustentáveis e não poluentes e outras que agridem muito o meio ambiente, como perca do habitat de vários animais de várias espécies. Como a energia é de extrema importância para a vida humana, devemos buscar um meio de produzi-la sem agredir tanto o meio ambiente, estamos falando de energia renováveis, como a Biomassa por exemplo.

Segue abaixo 11 tipos diferentes de gerar energia:

5.1 Hidráulica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (856.5 Kb)   docx (721.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com