TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Alimentação Evaporação

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

Métodos de alimentação do evaporador

Os evaporadores podem ser classificados de acordo com o método de alimentação do líquido, como expansão seca, inundado ou de sobrealimentação líquida.

Expansão seca

No método de expansão seca ou expansão direta o liquido refrigerante é alimentado através de uma válvula de expansão e um distribuidor, que flui dentro dos tubos em uma bobina aletada. O fluído refrigerante é vaporizado na válvula de expansão e a quantidade de líquido refrigerante que entra no evaporador é limitada para que possa ser completamente vaporizada na saída do evaporador, de modo que somente o vapor entre na linha de sucção.

Com a alimentação de expansão seca, o jato de gás resultante entra no evaporador continuamente com o líquido remanescente que vaporiza progressivamente quando o refrigerante passa através do evaporador. A mínima temperatura da superfície de um evaporador de expansão seca está sempre próxima da entrada do refrigerante, pois a temperatura de saturação do refrigerante é mínima na saída, devida a queda na pressão sofrida por este no movimento através do evaporador.

Os evaporadores de expansão seca são menos eficientes, porem possuem um projeto mais simples, mais barato, são muito mais compactos, requerem uma troca menor de refrigerante e têm menos problemas de retorno de óleo, por estas razões são os mais utilizados.

Inundado

O evaporador inundado é aquele que opera completamente cheio de líquido refrigerante, condição que garante uma maior quantidade de líquido no tubo interior. O nível de refrigerante dentro do evaporador é mantido por uma válvula bóia, que permite uma maior taxa de transmissão de calor. Este tipo de evaporador é equipado com um acumulador ou tambor compensador que serve como um coletor de líquido, no qual o refrigerante líquido é circulado por gravidade através dos circuitos do evaporador. O nível do líquido no acumulador é mantido por um controle flutuante superior ou inferior, e o vapor gerado pela ação de ebulição do refrigerante nos tubos é separado do líquido na parte superior do acumulador, que entra diretamente na linha de sucção continuamente com o jato de gás, quando a pressão do refrigerante é reduzida da pressão de condensação para a pressão do evaporador.

Este tipo de alimentação possui como vantagem, um melhor comportamento em relação à variação na carga térmica, fornecendo vapor saturado seco ao compressor e não vapor superaquecido. Em contrapartida, possui um alto custo, necessita um separador de líquido, elevado volume e uma grande quantidade de liquido refrigerante. É geralmente utilizado em grandes instalações.

Sobrealimentação líquida

Os evaporadores de sobrealimentação líquida (recirculação de liquido) são aqueles em que a quantidade de líquido refrigerante circulada através do evaporador é consideravelmente excessiva em relação àquela que pode ser vaporizada. O excesso de líquido é separado do vapor por um coletor de baixa pressão no acumulador, e recirculado ao evaporador, enquanto o vapor é extraído da sucção do compressor. A fim de evitar sobrealimentação excessiva do liquido remanescente dos evaporadores ativos, é instalada uma válvula de derivação ao lado da descarga da bomba para enviar o líquido excessivo de volta ao recipiente de baixa pressão, quando um ou mais dos evaporadores do sistema estiver desligado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com