TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais Sistemas Operacionais Em Uso

Trabalho Universitário: Os Principais Sistemas Operacionais Em Uso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI – IFPI

CAMPUS-PICOS

ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – MOD.II

LAIANE S PARAIBA

PRINCIPAIS SISTEMAS OPERACIONAIS EM USO

INHUMA, SETEMBRO DE 2014.

Um sistema operacional pode ser definido como um conjunto de programas especialmente feitos para a execução de várias tarefas, e uma delas é servir de intermediário entre o utilizador e o computador, ele também é responsável, basicamente, por gerenciar dispositivos e recursos a serem usados pelos programas.

Cada sistema operacional tem sua particularidade tendo em vista que todos eles têm seus prós e contras. Não existe um SO perfeito para todos, mas existe um SO para cada tipo de usuário para se adequarem a sua necessidade, eles podem ser divididos em várias categorias como em tempo real, multiusuário, distribuídos, embarcados, para dispositivos móveis entre outros.

Abordaremos agora os principais sistemas operacionais em uso.

 WINDOWS

O Windows é o sistema operacional usado em cerca de 90% das máquinas no mundo todo. Lançado em 1985 como um adicional ao antigo sistema MS-DOS, a principal novidade foi uma interface amigável ao usuário, diferente dos sistemas que até então funcionavam apenas com linhas de comando. Com a evolução do sistema operacional Windows, foram criadas várias versões, algumas voltadas para o usuário domestico e pessoal, outras para o uso profissional.

As versões para uso doméstico foram desenvolvidas com programação de baixo nível, sem grandes preocupações de segurança o que o tornavam eficientes, mas poucos estáveis e seguro. Com as versões para uso profissional, a Microsoft começou a desenvolver do “zero”, outro tipo de sistema operativo que passou a ser conhecido por NT (“New Tecnology”), este novo sistema mantém a interface gráfica de sucesso, é compatível com os anteriores ao nível binário, mas no seu interior é totalmente diferente já que implementa os conceitos necessários a um sistema operativo seguro.

Tipo de Sistema Operacional

Um sistema operacional é dito monousuário quando ele permite que apenas um usuário trabalhe por vez no sistema, por exemplo: DOS, Windows 3.x, Windows 9x, Windows ME.

Em contrapartida um sistema operacional é dito Multiusuário quando ele permite mais de um usuário trabalhar no sistema ao mesmo tempo, por exemplo, o Windows NT, Windows 2000 e Windows XP. Multitarefa é a capacidade de executar várias tarefas concorrentemente. Na verdade elas não são executadas exatamente ao mesmo tempo, mas são atendidas por tempo suficiente para que todos os processos se sintam como assim fosse. Na época em que foi criada a multitarefa cooperativa, foi uma excelente solução para estender a utilidade do DOS.

O Windows 95 é um sistema multitarefa híbrido. Ele utiliza tanto a multitarefa cooperativa quanto a multitarefa preemptiva¹. Este esquema de multitarefa do Windows 95 só funciona se você estiver executando exclusivamente aplicativos escritos para Windows 95 (aplicativos 32 bits). Basta abrir um único aplicativo escrito para Windows 3.x (aplicativos 16 bits) que o esquema de multitarefa passa de preemptiva para cooperativa, transformando o Windows 95 em Windows 3.11 “de luxo”, não importando a quantidade de aplicativos de 32 bits que estejam abertos.

1. (Informática) esquema de processamento computacional onde o kernel tem o controle do tempo que será usado por cadaprocesso, e tem o poder de tomar de volta este tempo e dá-lo para outro processo segundo seu esquema de prioridades

Arquitetura do Windows

A arquitetura do Windows é fortemente inspirada no princípio de micronúcleo, assim, cada funcionalidade do sistema é oferecida e gerenciada por um único componente do SO. Os demais componentes do SO e todas as aplicações acessam os serviços providos por um determinado componente por meio de uma interface bem definida.

Teoricamente, cada componente pode ser removido, atualizado ou substituído sem necessitar de alterações nas demais partes do sistema. O Windows segue também uma organização em camadas, onde o SO é dividido em módulos que são dispostos uns sobre os outros em camadas. Cada camada oferece um conjunto de serviços à camada superior e só pode utilizar serviços fornecidos pela camada inferior.

 LINUX

O Linux é um sistema operacional gratuito de código aberto, criado em 1991 pelo programador finlandês Linus Torvalds. O Linux foi baseado em outro sistema operacional, o MINIX, um sistema leve e versátil, criado para fins acadêmicos. O Linux é mantido por uma grande comunidade de desenvolvedores do mundo todo. Pouco usado por usuários caseiros, ele é muito popular entre servidores e supercomputadores, sendo executado em 459 dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo. O Linux é comumente distribuído em forma de distribuições, que são como personalizações do sistema. Entre as distribuições mais populares atualmente estão o Ubuntu, Fedora, Debian e openSUSE.

Tipo de Sistema Operacional

O Linux é multi-tarefa e multi-usuário. Multi-tarefa é a capacidade que o sistema tem de executar várias tarefas de uma só vez, dividindo assim o uso da memória. Enquanto multi-usuário é a capacidade do sistema lhe dar com várias pessoas ou usuários, cada um com suas preferências, cada um com seus arquivos, suas permissões e assim por diante.

Como um exemplo de multi-tarefa, podemos citar que você pode consultar um arquivo texto que está no diretório X, enquanto acessa o disquete, e o CD-ROM, tudo ao mesmo tempo. Ou seja, você faz as coisas, mas não fica preso somente a elas, pode executar outras tarefas enquanto uma já estiver sendo executada. Todos os sistemas atuais são multi-tarefa, então este conceito não deve ser muito novo para você. Um exemplo de sistema que não é multi-tarefa é o DOS (ugh).

É muito importante destacar o multi-usuário do Linux. Tudo vai ser dividido por usuários, e junto com essas divisões haverá também as restrições. Há um usuário principal no Linux,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com