TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Sistemas Operacionais De

Exames: Principais Sistemas Operacionais De. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  3.911 Palavras (16 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 16

Principais sistemas operacionais de computadores servidores de rede, estações de trabalho e smartphones/tablets.

WINDOWS:

MAC OS X:

LINUX:

Smartphones/tablets

Chrome OS:

Android: O Android roda sobre o kernel Linux. Foi desenvolvido pela Google, a qual permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java, controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela empresa. Particularidades do Android: suporta uma grande variedade de tecnologias de conectividade, incluindo Bluetooth, EDGE, 3G e Wi-Fi; tanto SMS quanto MMS são formas disponíveis de envio de mensagens; o navegador disponível no sistema é baseado no framework de código aberto conhecido como WebKit; o sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3 e AAC; o Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros e aceleração de gráficos 3D. O código do Android está disponível sob licença Apache.

Windows Phone:

iOS: iOS é o sistema operacional móvel da Apple. Desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch e iPad. De forma semelhante ao que faz com o Mac OS, a Apple não permite que o iOS rode em hardwares de terceiros. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de "pinça" utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. Acelerômetros internos são usados por alguns aplicativos para responder à agitação do aparelho, ou rodá-la em três dimensões.

Symbian OS:

BlackBerry OS:

MAC:

Vantagens

- Mais estável que o Windows

- Melhor a nível Visual

- Melhor a nível de Design

- Mais fácil e intuito

- Poucos virus criados para o SO da apple

- Indicado para designers, quem trabalha com fotografia, edição de video, modelação, animação 2D/3D

Desvantagens

- Incompatível com muitos softwares, especialmente jogos, embora seja já possível fazer dualboot com windows

- Roda apenas nos pcs da Apple que ainda são um pouco caros, sim existe o hackintosh mas a performance não é a mesma

Linux:

Algumas vantagens:

1- Uma das principais vantagens é o custo

2- O Linux é um software livre, isto é, sua utilização não tem custos financeiros você não paga nada para usá-lo.

3- Em termos de segurança, a compatibilidade com padrões estabelecidos há mais de duas décadas e em constante evolução, fazem do Linux um sistema reconhecido pela sua estabilidade e robustez, dando uma maior segurança às redes que utilizam este produto.

4- Em termos de amigabilidade o Linux oferece diversas opções de interfaces gráficas para o usuário, com centenas de aplicativos que podem ser executados em qualquer uma delas. Um administrador pode administrar usuários, discos, arquivos, rede, aplicações, etc...., um usuário doméstico pode jogar, acessar Internet ou um usuário corporativo pode editar textos, planilhas, tudo sem grandes alterações em relação à forma como isso sempre foi feito, porém contando com todas os recursos e vantagens oferecidos pelo Linux.

5- Outra vantagem é quanto aos recursos de memória. O Linux requer pouquíssima memória, necessita apenas de 4MB a 16 MB de memória RAM. Velocidade: o Linux é extremamente rápido comparando-se com outros sistemas operacionais.

Algumas desvantagens:

1- Ao instalar o Linux e o Windows 98 na mesma máquina, pode-se observar que o o Win 98 detecta automaticamente muito mais dispositivos.

2- Fazer o sistema de vídeo funcionar com X Window continua sendo difícil demais para muitos, embora possível para a maioria dos usuários.

3- Um outro problema é a escassez de drivers para placas PCMCIA. Se estiver conectando um notebook a sua rede local, por meio de uma placa de rede PCMCIA; e à Internet, a partir da rede local; precisará localizar os drivers com o seu fabricante (nem todos oferecem drivers para Linux), instalá-los e configurá-los você mesmo.

4- O número de aplicativos disponíveis no mercado é outra desvantagem. Enquanto que para o Windows existem hoje mais de 8 mil aplicações registradas, para o Linux existem apenas algumas centenas.

Solaris

é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela antiga Sun Microsystems, que é uma subsidiária da Oracle. As primeiras versões do Solaris (baseadas no código do BSD) foram chamadas SunOS, tendo o seu nome alterado paraSolaris 2 quando passou a ser baseado no System V.

Solaris é conhecido por sua acessibilidade, especial no sistemas de SPARC, também por dar origem a muitas características inovadoras tais como DTrace e ZFS. Solaris suporta arquiteturas baseadas nos processadores x86 e SPARC, e é um sistema que segue a especificação POSIX. Embora seja desenvolvido historicamente como um software proprietário, a maioria de seu código-fonte hoje em dia está disponível como o sistema OpenSolaris

FreeBSD

O FreeBSD é um sistema operacional livre do tipo Unix descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley. Legalmente não pode ser chamado de UNIX nem nenhum outro derivado devido ao tipo de licença.

É desenvolvido por uma equipa de engenheiros. O kernel, comandos de sistema, bibliotecas e shell são mantidas pela mesma equipa, em contraste com o GNU/Linux. Uma instalação típica não inclui ambiente gráfico. É muito bem documentado.

Está disponível para as plataformas Intel x86, Sparc, PowerPC e PC98 assim como para as arquiteturas baseadas em processadores de 64bits: IA-64 e AMD641 .

Considerado como robusto e estável, geralmente é utilizado em servidores, como de Internet ou Proxies, mas também pode ser utilizado como estação de trabalho.

O kernel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com