TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tópicos complementares de engenharia mecânica

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

Wanderson Aparecido de Souza

[pic 3]

Seu trabalho será avaliado pelo CopySpider no decorrer d correção

[pic 4]

[pic 5]

Santo André

2017

Wanderson Aparecido de Souza

rA: 6896532244

TÓPICOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA MECANICA

Atividade apresentada ao Centro Universitário Anhanguera de Santo André (UNIA), como exigência parcial para aprovação na disciplina de Tópicos complementares de engenharia mecânica no curso de Engenharia Mecânica, turma EGMSD- 10.

Orientadora:

                 Tutora: Bruna Silva

[pic 6]

Santo André

2017

Sumário

ATIVIDADE DISCURSIVA        4

Solução da questão        4

Considerações finais        5

Referencias        6

ATIVIDADE DISCURSIVA

      “Temperabilidade é um conceito importante e consiste na capacidade de o aço sofrer transformação martensítica (têmpera) após ser resfriado rapidamente num determinado meio a partir do campo austenítico.

      Depende muito da composição química: enquanto aços com teores de carbono e de outros elementos de liga relativamente baixos só temperam em água, outros um pouco mais ligados temperam ao ar, enquanto alguns muito ligados (ex.: aços-ferramenta) temperam ao ar. O carbono endurece a martensita, enquanto os demais elementos de liga retardam a transformação difusional em ferrita e cementita, favorecendo a transformação martensítica.

     Depende também do tamanho de grão austenítico (maior: menos contornos: menor área para nuclear ferrita e cementita: favorece formação de martensita) e da homogeneidade da austenita (mais homogênea: sem carbetos: dificulta a nucleação da ferrita e da cementita). ”

    O eixo de um automóvel de competição BAJA é feito de aço SAE 4340, em seu projeto original. Uma revisão de projeto prevê redução de peso e de custo para vários componentes. Elabore um pequeno projeto, argumentando se é ou não possível trocar este aço por outro, levando em consideração a redução de custo e dimensional. Utilize todos os tratamentos térmicos que você aprendeu até o momento para este reprojeto.

Solução da questão

    Antes de iniciar a solução desta questão, deve-se ter plena ciência da utilização e para que serve os tratamentos térmicos realizados nos aços.

    Todos os tratamentos térmicos tem a função de eliminar as tensões, obtendo-se através disto um ganho na tenacidade do material, além de eliminar totalmente as trincas e distorções. (CALLISTER, 2002).

    Os custos com o aço SAE 4340 são muito alto, se comparado com os outros aços, pois este é um aço nobre, porém existem opções mais acessíveis, com baixo custo como SAE 1020, 1045 e 4140, que podem desempenhar perfeitamente as características desenvolvidas pelo aço SAE 4340 (CHIAVERINI, 1990).

     O aço SAE 4340 são considerados aços de ultra-alta resistência, utilizados quando as solicitações de trabalho são especificas, muito utilizados nas indústrias automobilística e aeroespaciais, para construções estruturais, e para melhor desempenharem as funções que exercerão, geralmente, esses materiais devem passam por tratamentos térmicos. (TORRES, 2002).

     Após os experimentos de (OLIVEIRA, 2009) com aço SAE 4340 podemos deduzir que ouve-se ganhos na dureza, conforme colocados abaixo.

    Tempera: As faixas de durezas variavam entre 28 a 44 HRC antes da tempera, porém após a tempera se obtém uma dureza de 55 HRC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com