TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO "QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO" TÓPICOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

Por:   •  5/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA[pic 1]

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

RELATÓRIO

TÓPICOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA

DE PRODUÇÃO MECÂNICA

10º SEMESTRE

PROFESSOR VITOR HELLMEISTER

KAREN VERTU                          RA 0812892

MARCOS L. PETINUCI                  RA 0808153276

Pirassununga, 04 de Outubro de 2012.

SUMÁRIO

                1. GESTÃO DE PESSOAS        03

                2. QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?        04

                3. O PROBLEMA NÃO É MEU!        06

        


  1. GESTÃO DE PESSOAS

        A gestão de pessoas é um conjunto de métodos cujo objetivo é potencializar o capital humano nas organizações.

        Antes conhecida como recursos humanos, passou não só por uma mudança no nome, mas houve também uma transformação na relação dos empregadores com seus empregados, hoje vistos como parceiros da empresa onde atuam, participando direta ou indiretamente de suas decisões.

        Anteriormente se pensava que os funcionários de uma empresa deveriam apenas cumprir ordens e realizar suas atividades cotidianas, sem se preocupar se poderiam melhorá-las. As decisões e as ideias de melhoria deveriam partir apenas dos donos ou das pessoas responsáveis por gerenciar os negócios.

        Também se pensava que os funcionários deveriam ser contratados e a partir daí somente se preocupar com seus pagamentos.

        Atualmente, os trabalhadores, agora chamados de colaboradores, são vistos como pequenos consultores das áreas em que trabalham, pois o dia-a-dia os faz perceber coisas que, na maioria das vezes, gerentes e supervisores não conseguem perceber. Partindo deste princípio, os departamentos de gestão humana das empresas começaram a se preocupar com o desenvolvimento dos colaboradores, visando capacitá-los cada vez mais para participar das decisões das empresas.

        São muitos os exemplos de organizações bem sucedidas que se beneficiam da gestão de pessoas para motivar seus funcionários e aumentar sua produtividade.

        As pessoas se sentem importantes para a organização quando suas ideias são implantadas e ajudam de alguma forma o ambiente de trabalho, e por isso é muito importante que seja dado um feedback adequado sobre sua contribuição, ou seja, o reconhecimento dos pontos positivos, e também o que é preciso melhorar, quando necessário.

        Nos dias de hoje o crescimento profissional e pessoal é muito importante para qualquer colaborador, e a empresa que lhes oferece isso através da gestão de pessoas tende a a crescer junto com eles e se sobressair sobre seus concorrentes.

        

  1. QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?

        A parábola "Quem mexeu no meu queijo", que retrata a história de quatro personagens que buscam estoques de queijo para se alimentar, na verdade nos leva a pensar sobre vários aspectos de nossas vidas onde é necessário enxergar possibilidades e tomar decisões que nos levam a conseguir ou não o que desejamos.

        Cada um de nós enxerga no "queijo" algo que queremos e que acreditamos que nos fará felizes, o que torna a experiência de perdê-lo frustrante.

        Na história os personagens se deparam com um labirinto, que ilustra, na verdade, um caminho desconhecido, onde eles não sabem o que irão encontrar pela frente, ou seja, onde você gasta seu tempo procurando aquilo que o deixará feliz.

        Muitas pessoas encontram labirintos em suas vidas e cada uma reage de maneira diferente. Algumas enfrentam o medo do desconhecido e percorrem este labirinto em busca da realização de seu sonho, e outras, simplesmente, não conseguem ir em frente, ou acabam demorando muito tempo para entender que ficarão para trás se não superarem os seus medos.

        Comumente nos deparamos com estes labirintos em nossa vida profissional, pois todos os dias surgem problemas que devemos resolver e isso implica em tomar a melhor das decisões. Mas muitas pessoas almejam não apenas sucesso profissional, como também saúde, liberdade ou um casamento feliz. Porém também poderemos encontrar estes labirintos em questões emocionais ou simplesmente de realização pessoal.

        As oportunidades surgem na nossa vida e depende de cada um saber aproveitá-la. Cada ser humano é diferente. Alguns possuem uma personalidade aventureira, que possibilita encarar as mudanças com mais otimismo. Outros são mais receosos, o que pode fazer com que levem mais tempo para se adaptar a situações repentinas de mudança. Mas todos podemos nos preparar para encarar da nossa melhor maneira as oportunidades que a vida nos reserva.

        Principalmente no mundo em que vivemos hoje, onde as oportunidades surgem e vão embora com a mesma rapidez, as pessoas mais obstinadas, ou que conseguem prever um acontecimento com maior facilidade, acabam obtendo realizações maiores. Isso acontece muito na área profissional, pois em muitos casos, precisamos traçar um objetivo e nos empenhar para alcançá-lo, seja através de estudo ou de experiência na área. E quando a oportunidade aparece, com ela muitas mudanças ocorrem em nossas vidas, como necessidade de viajar ou ficar longe de pessoas que conhecemos. Daí, é necessário pesar o que é mais importante ou o que nos trará maior realização a longo prazo.

        A facilidade de se adaptar às mudanças é uma condição indispensável para a a nossa sobrevivência e para a sobrevivência das organizações, e mais ainda para o sucesso na economia global de hoje. Aquele que consegue se adaptar é sempre melhor recompensado.

        Um outro exemplo que ocorre com frequência hoje em dia é a separação de casais. Algumas pessoas demoram para conseguir se recuperar de uma perda amorosa, e ficam lamentando os erros e tentando consertá-los, quando na verdade deveriam aprender com este erros e seguir em frente. Quanto mais tempo você demora para aceitar uma situação, mais tempo levará para ser feliz novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com