TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oscilador Massa Mola

Por:   •  10/10/2016  •  Dissertação  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

Oscilador massa mola

Conclusão

1-Através dos resultados obtidos pelos gráficos posição x tempo para as medições realizadas com a mola conclui-se que a constante elástica da mola está diretamente relacionada ao peso aplicado e ao deslocamento produzido, quanto maior é o peso aplicado pode se observar um maior valor para a constante elástica. Para o movimento harmônico simples pode notar que a energia total do sistema é constante e transferida entre a energia potencial da mola e a energia cinética do bloco.

2-Movimento harmônico amortecido a energia mecânica do sistema diminui com o tempo, pois como o disco de papelão funciona como um sistema atrasado maior energia é dissipada na forma de calor e o sistema fica atrasado causando o efeito de amortecimento.

DISCUSSÃO-Em comparação aos valores obtidos NO experimento, podemos perceber, que o período de oscilação varia simultaneamente com o aumento da massa posta sobre o pêndulo, ou seja, quão maior for a massa adicionada sobre o sistema maior será o período de oscilação. Analisamos os valores obtidos (período teórico e experimental), podemos afirmar que o erro obtido dentre os mesmos é MÍNIMO, TAL DIVERGÊNCIA ENTRE OS VALORES EXPERIMENTAIS E TEÓRICOS, PODE SER CAUSADA POR ERROS DE MONTAGEM E EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO.

Discutir a relação entre a massa e o período de oscilação do sistema massa-mola.

Sabemos que o tempo que leva para um objeto deslocado executar um ciclo completo num movimento oscilatório é chamado de período T. Sabemos também que o inverso do período é a frequência f, que é o numero de ciclos por unidade de tempo: Assim a frequência diminui com o aumento da massa, como o período é o inverso da frequência, temos que em um movimento harmônico simples num sistema massa-mola vertical, o período é diretamente proporcional a massa aplicada ao sistema, ou seja quanto maior for a massa maior será o tempo para que o corpo de massa m, suspenso pela mola, levará para executar um ciclo completo do movimento oscilatório

Determine uma equação entre o período e a massa do corpo

Temos que a frequência f sendo assim consequentemente o período T depende da constante K da mola e da massa, sendo que o período é diretamente proporcional a massa importa sobre a mola. Segue abaixo a equação que relaciona o período com a massa.

Operações Unitárias são sequências de operações físicas necessárias à viabilização econômica de um processo químico.

Cada uma das etapas sequenciais de uma linha de produção industrial é, portanto, uma operação unitária, o conjunto de todas as etapas compõe um processo unitário.

As técnicas de projeto de operações unitárias são baseadas em princípios teóricos ou empíricos de:

  •  Transferência de massa;
  •  Transferência de calor;
  •  Transferência de quantidade de movimento;
  •  Termodinâmica;
  •  Biotecnologia ;
  •  Cinética química.

Desta forma, os processos podem ser estudados de forma simples e unificada.

Cada Operação Unitária é sempre a mesma operação, independente da natureza química dos componentes envolvidos.

Por Exemplo: Transferência de calor é a mesma operação em um processo petroquímico ou em uma indústria de alimentos.

Dimensões: são nossos conceitos básicos de medida, tais como comprimento, tempo, massa, temperatura, e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com