TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA A AVALIAÇÃO P1 DE DIREITO EMPRESARIAL

Por:   •  25/3/2016  •  Artigo  •  10.905 Palavras (44 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 44

PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA A AVALIAÇÃO P1 DE DIREITO EMPRESARIAL

GRUPO:

Érica Gonçalves Rezende                 21021EPR009

Nathalia Souza Carvalho Garcia         21211EPR030

Luciana Santos                                 21021EPR024

TEMA 1

  1. Qual a definição de empresário?

RESPOSTA: Empresário é aquele que exerce atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.

  1. Qual a diferença entre a fonte primária/direta e a fonte secundária/indireta do direito comercial? Dê um exemplo de cada tipo de fonte.

RESPOSTA: A fonte primária ou direta são as leis e normas previstas pela ordem judicial, por exemplo a legislação extravagante; já as de fonte secundária são os baseados em costumes, analogias e nos princípios gerais do direito, por exemplo o costume do cheque pré-datado.

  1.  Quais são as características do direito Comercial?

RESPOSTA: São elas cinco características, simplicidade considerada a menos formal que o direito Civil o cosmopolitismo que busca subsídios no Direito Internacional, onerosidade que dita em regra que atividade mercantil não é gratuita, individualismo no qual lucro está diretamente vinculado ao interesse individual, por fim tem como característica também a chamada elasticidade que muda a cada instante ou situação, e considerado dinâmico.

TEMA 2

  1. O que pode ser considerado como estabelecimento?

RESPOSTA: Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, podendo ser objeto unitário de direitos e de negócios jurídicos, translativos ou constitutivos, que sejam compatíveis com a sua natureza.

  1. Das alternativa abaixo, qual apresenta o procedimento para o registro das atividade de uma empresa:

A) Junta Comercial, Vigilância Sanitária, Secretaria da Fazenda Estadual, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Ciência e Tecnologia.

B) Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Ciência e Tecnologia, Vigilância Sanitária, Secretaria da Fazenda Estadual, Junta Comercial.

C) Junta Comercial, Secretaria da Fazenda Estadual, Prefeitura Municipal, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Ciência e Tecnologia e Vigilância Sanitária.

D) Secretaria da Fazenda Estadual, Vigilâcia Sanitária, Junta Comercial e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Ciência e Tecnologia.

RESPOSTA: C.

  1. Pode-se considerar empresário aquele que exerce profissão intelectual de cunho cientifico, literal ou artístico? Se não justifique:

RESPOSTA: Não, pode-se considerar empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, quando constituir elemento de empresa considera-se empresário.  

TEMA 3

  1. Relacione:

(   ) Propriedade industrial

(   ) Direito de autor

(   ) Patente

(   ) Desenho Industrial

  1. título de propriedade temporário, com validade territorial outorgado pelo Estado ao criador ou pessoa legitimada.
  2. forma plástica ornamental de um objeto ou um conjunto ornamental de linhas e cores aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na configuração externa e que sirva de tipo de fabricação industrial.
  3.  relacionado às criações intelectuais de natureza utilitária, industrial ou comercial (como os inventos, marcas, desenhos industriais, entre outros).
  4. relacionado à proteção da criação intelectual de natureza estética/cultural, como as obras literárias, desenhos, pinturas, música, cinema e outras criações de natureza artística.

RESPOSTA:  C – D – A - B

  1. Relacione as duas colunas:
  1. Patentes                                        (  ) Tridimensionais
  2. Marcas                                        (  ) de Invenção

(  ) Mista

(  ) Modelo de Utilidade

(  ) Nominativa

(  ) Figurativa

RESPOSTA: B – A – B – A – B – B

  1. Explique, quanto a natureza das marcas:
  1. De produto ou serviço, exemplifique:
  2. De natureza coletiva:
  3. E de certificações, exemplifique:

RESPOSTA:  a) marcas de produtos ou serviços são considerados para diferenciarem ser produto ou serviços de outros iguais a ele próprio, exemplo de marca de produto: colgate ou catupiry e de serviços Banco Itaú ou Varig Brasil.

RESPOSTA: b) marcas de natureza coletiva indica membros de uma entidade, organização ou grupos, usadas também para se diferenciarem umas das outras.

RESPOSTA: c) O objetivo da marca de certificação é informar ao público que o produto ou serviço distinguido pela marca está de acordo com as normas ou padrões técnicos específicos como o inmetro entre outros.

TEMA 4

  1. Quais são os elementos e características da Sociedade Anônima?

RESPOSTA: O capital social deverá estar dividido em ações, a responsabilidade dos acionistas está limitada ao preço de emissão das ações, a natureza será sempre comercial e ela destina-se a grandes empreendimentos. Na sociedade anônima o que importa é a aglutinação de capitais, e não a pessoa dos acionistas, a divisão do capital é em partes iguais em valor nominal. É na ação que se materializa a participação do acionista deve haver uso exclusivo de denominação social (ou nome de fantasia).

  1. Relacione:
  1. Companhias Abertas                                B) Companhias Fechadas

(  ) Caráter mais contratual, mais voltada para interesses particulares, já que a poupança pública não é imediatamente acessada.

(  ) Caráter Institucional, devido ao impacto econômico/social direto que as atividades de grande porte exercem sobre toda a sociedade.

(   ) A sociedade precisa registrar a emissão pública de ações na Comissão de Valores Mobiliários.

(      ) Os valores mobiliários de sua emissão são admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.

RESPOSTA: B – A – B – A

  1. Indique pelo menos dois direitos essenciais e dois direitos modificáveis de acionistas anônimos:

RESPOSTA: E direito essencial o direito de 1- participação nos lucros; 2- direito de recesso; 3- direito de fiscalização; 4- participação dos ativos da companhia em caso de liquidação. Os direitos modificáveis são o direito 1- a voto em circunstancias especificas; 2- de participar de prêmio de controle; 3 – preferência para subscrição de ações em aumento de capital; 4 -  direito ao lucro superior previsto em lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.4 Kb)   pdf (621 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com