TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLACAS DE FUNDIÇÃO E FERRO

Tese: PLACAS DE FUNDIÇÃO E FERRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Tese  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDENTES E FERRO GUSA

BENEFICIAMENTO DO MINÉRIO DE FERRO: A obtenção do ferro-gusa pode ser feita por vários processos, dentre eles a sinterização e a pelotização (esses processos se realizam á altas-temperaturas). Na Sinterização: Com esse aquecimento, as partículas de ferro derretem superficialmente, unem-se umas às outras e acabam formando um só bloco poroso. Enquanto ainda está quente, esse bloco é quebrado em pedaços menores chamados sínter. Com a sinterização, são obtidos blocos feitos com partículas de minério de ferro, carvão moído, calcário e água. Tudo é misturado até se obter um aglomerado. Essa mistura é colocada sobre uma grelha e levada a um equipamento que, com a queima de carvão, atinge uma temperatura entre 1.000ºC e 1.300ºC. Na Pelotização: Por esse processo, o minério de ferro é moído bem fino e depois umedecido para formar um aglomerado. O aglomerado é, então, colocado em um tipo de moinho em forma de tambor. Conforme esse tambor gira, os aglomerados vão sendo unidos até se transformarem em pelotas (daí o nome: pelotização). Depois disso, essas pelotas são submetidas à secagem e queima para endurecimento.

PRODUÇÃO DO GUSA: Depois que o minério de ferro é beneficiado, vai para o alto-forno para se transformar em ferro-gusa. O ferro-gusa é a matéria-prima para a fabricação do aço e do ferro fundido. No alto-forno coloca-se o minério de ferro, o fundente, o desoxidante, o desfosforizante (materiais que ajudam a eliminar as impurezas) e o combustível. O fundente, isto é, o material que ajuda o minério de ferro a se fundir, é o calcário. Esse material é uma rocha constituída por carbonato de cálcio que, por sua vez, é uma combinação de cálcio com carbono e oxigênio. A cal, usada como fundente, torna líquida a escória do ferro-gusa e ajuda a eliminar as impurezas. O minério de manganês ajuda a diminuir os efeitos nocivos do enxofre que é uma impureza que torna o aço mais frágil. Esse minério é também um desoxidante, isto é, elimina oxigênio que contamina o aço. Os combustíveis são importantes na fabricação do ferro-gusa. Devem ter alto poder calorífico para a geração do calor necessário e não podem contaminar o metal obtido. Dois tipos de combustíveis são usados: o carvão vegetal e o carvão mineral.

CARGA DO ALTO-FORNO:

MINÉRIO DE FERRO: O ferro não é encontrado em estado puro na natureza, mas em combinações químicas de metais contidos nas rochas. Essas combinações químicas ocorrem misturadas com as gangas, compostas de silício, alumínio, cal e magnésio. Os principais são: magnetita (Fe3O4) com cerca de 60% de ferro; hematita vermelha (Fe2O3) com cerca de 65% de ferro; ferro oolítico; siderita ou ferro espático (FeCO3) com alto teor de manganês; FeS2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com