TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Placa de Vídeo

Tese: A Placa de Vídeo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  Tese  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Placa de Vídeo é responsável pela transformação dos dados recebidos da placa mãe em sinais compatíveis com o monitor de vídeo, de modo a podermos visualizá-los na tela do monitor em forma de letras, números e desenhos.

A qualidade da imagem, sua definição, cores disponíveis, brilho da imagem e resolução estão diretamente ligados às características técnicas da placa de vídeo.

Devido a grande necessidade de altas velocidades na geração de imagem, a complexidade das imagens geradas, os recursos avançados tipo 3D e outros, a placa de vídeo hoje em dia já processa praticamente todas as informações em seus circuitos internos inteligentes, o que antes era trabalho do processador do sistema.

Podemos dizer que a performance do sistema está diretamente ligada à performance da placa de vídeo. É fácil notar que este é um item importante no computador e deve ser da melhor qualidade possível. A estabilidade da imagem, brilho e resolução estão também diretamente ligadas a qualidade do monitor de vídeo. A resolução alcançada pela placa de vídeo em conjunto com o número de cores disponíveis está ligada diretamente a quantidade de memória existente nesta placa.

Devido ao baixo custo da memória de vídeo e a alta complexidade das imagens geradas nos programas de uso geral, gráficos e jogos, o ideal é optar pelo uso de, no mínimo, 2MB de memória. Durante o funcionamento do sistema, as informações que foram processadas pelo "Processador do Sistema" e que devem ser geradas em forma de vídeo, são enviadas para a placa de vídeo.

Nas placas de vídeo convencionais, praticamente toda a informação é processada pelo sistema, através do microprocessador que após o término do tratamento da informação se comunicará e enviará a esta as informações anteriormente tratadas, com isso o processador do sistema compartilha seu funcionamento ou mesmo se dedica durante alguns momentos ao processamento das informações que serão enviadas para a placa de vídeo. Se esta operação não fosse necessária, certamente o processador poderia trabalhar em outras tarefas, tornando o sistema mais rápido.

Partindo desta idéia, surgiram no mercado as placas aceleradoras de vídeo, que possuem a capacidade de processarem sozinhas muitas das informações antes delegadas ao processador do sistema. De modo a também permitir a geração de imagens de alta resolução, as placas de vídeo atuais possuem grandes capacidades de memória implementadas em seu circuito.

TIPOS DE INTERFACES ENTRE PLACAS DE VÍDEO E SISTEMA

Através de conectores de Bus existente na placa mãe, a placa de vídeo será encaixada e fará sua comunicação com o sistema. Já foram criadas placas de vídeo usando praticamente todo o tipo de barramento existente, do ISA ao PCI.

ISA. Esta interface de baixa velocidade, funcionando a 8Mhz, foi a primeira a ser implementada, sendo utilizada nos sistemas baseados nos primeiros PC’s tipo XT.

PCI. Interface de velocidade muito superior à ISA, largamente utilizada nosdias de hoje, principalmente nas placas-mãe para processadores avançados.

AGP . é empregado como meio deinterface de alta velocidade e desempenho entre placa de vídeo e processador, permitindo ganhos de velocidade de até quatro vezes se comparado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com