TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE LIDERANÇA PARA EMPRESA ‘’BETA CONSTRUÇÕES CIVIS’’

Por:   •  11/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual

Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de Equipes

Módulo: II

Aluno:

Turma:

Tarefa: PLANO DE LIDERANÇA PARA EMPRESA ‘’BETA CONSTRUÇÕES CIVIS’’

Introdução

Para conseguir ter sucesso e vencer a concorrência, o mercado atual está exigindo que empresas de todos os tamanhos tenham uma liderança qualificada e preparada para enfrentar os desafios da função, conseguir ser exemplo e traçar objetivos para toda a equipe.  

Pensando nisso, e afim de disseminar todo o conhecimento cultural da empresa, irei propor na sequência o desenvolvimento de um plano de liderança que contenha as recomendações para transformar um grupo de funcionários em uma equipe de alta performance.

O objetivo será demonstrar à organização a importância de integrar modelos de gestão de pessoas com modelos de gestão estratégica para o alcance dos resultados esperados, visando à sobrevivência da empresa.

Aqui, focaremos na tarefa de organizar o quadro de funcionários da Empresa ‘’Beta Construções Civis’’ para a realização do projeto de construção da barragem, que demanda da equipe um trabalho conjunto.

Desenvolvimento

Iniciarei ressaltando a importância da comunicação corporativa na organização. A comunicação é uma ferramenta que promove sinergia para alcançar os resultados esperados e, quando bem trabalhada, auxilia na integração entre os colaboradores. Mas o processo somente será bem-sucedido quando o destinatário recebe, compreende e interpreta a mensagem.

A comunicação é fundamental para a organização sobreviver e ter um bom relacionamento com os diferentes públicos: interno, externo, fornecedores e comunidades em volta. Mas ela só se dá através do processo de interação que a empresa desenvolve. Isso irá auxiliar no sucesso dos projetos e entendimento das informações.

É percebido que a empresa ‘’Beta Construções Civis’’ possui perfis de colaboradores variados devido a diversidade de formações que possuem, como engenheiros de diferentes áreas, arquitetos, ecologistas, especialistas em recursos hídrico, etc. Além disso, eles estão distribuídos pelas gerações X e Y.

É importante citar que isso pode ser um fator dificultador para o relacionamento da equipe, porém se bem liderada e com colaboradores receptivos a aceitarem opiniões diferentes, essa diversidade irá auxiliar bastante no desenvolvimento do projeto de construção da barragem.

Ao mesmo tempo em que são criativos, inovadores, antenados às tendências e resolvem problemas de forma autônoma, os colaboradores da Geração Y também são muito questionadores. Em contrapartida, os colaboradores da geração X são mais centrados, monótonos e experientes devido a sua longa trajetória no mercado.

Ressalto que o líder desta equipe precisará ter muito mais do que apenas qualidades técnicas, ele precisará ter perfil cuidadoso, determinado, mas ao mesmo tempo carismático.

Neste contexto, pode-se observar que a modalidade de comportamento de liderança democrática é a mais sugerida para que a equipe deste projeto tenha uma alta performance.  

Assim podemos citar que o líder deverá agir como um direcionador e aconselhador nos processos decisórios, construindo a organização junto com a equipe, ouvindo as opiniões dos especialistas e mediando as discussões para garantir o engajamento e colaboração de todos os participantes da equipe. Além disso ele deve motivar e inspirar no ambiente corporativo.

Segundo Dyer et al. (2011), “As equipes de alto desempenho são aquelas compostas de membros cujas habilidades, atitudes e competências lhes permitem atingir as metas da equipe".

Assim, equipes de alta performance possuem membros que definem metas, tomam decisões, se comunicam, administram os conflitos e problemas e trabalham em uma atmosfera de incentivo e confiança para alcançar os objetivos da organização.

Considerações finais

O líder precisa compreender bem o seu papel perante a equipe para não confundir a sua linha de atuação com a atuação dos outros colaboradores.

Uma boa liderança começa pelo exemplo próprio, incentivando o time a trabalhar bem, sendo engajado e motivado, além de ser capaz de planejar estrategicamente.

Gostaria de ressaltar também a importância do feedback, que é uma ferramenta construtiva que permite aperfeiçoamento da conduta de quem o recebe.

Concluo então que para a empresa ‘’Beta Construções Civis’’ sugere-se um programa de liderança que foque no desenvolvimento da equipe integrada, onde cada membro dê o seu melhor para alcançar de forma mais eficaz o objetivo final. 

Referências bibliográficas

VIANNA, Eliana; DELMA, Maria. Liderança de equipes. Editora FGV.

WRIGHT, John. Por onde começar o plano de desenvolvimento de liderança de sua empresa. Disponível em https://br.eaglesflight.com/blog/por-onde-come%C3%A7ar-o-plano-de-desenvolvimento-de-lideran%C3%A7a-de-sua-empresa. Acesso em 20/06/2018. 

DYER, W. G.; DYER, W. G. Jr.; DYER, J. H. Equipes que fazem a diferença (Team Building): Estratégias comprovadas para desenvolver equipes de alta performance. São Paulo: Saraiva, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (858.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com