TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRIMEIRO PROBLEMA É O PLANO DE EMPRESA E PAGAMENTO

Projeto de pesquisa: O PRIMEIRO PROBLEMA É O PLANO DE EMPRESA E PAGAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

2 PRIMEIRO DESAFIO – EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NOGÓCIOS

2.1 PERFIL E CARACTERISTICAS DO EMPREENDEDOR

Normalmente, os empreendedores possuem diversas características marcantes, porém abaixo segue as quatro principais e que sintetizam com precisão o perfil dos profissionais empreendedores.

Criatividade e capacidade de implementar: o empreendedor é aquele tipo de pessoa que esta sempre fazendo planos e idealizando coisas novas. Mas não é somente isto. Além de imaginativo, deve ser capaz de fazer acontece. Algumas pessoas têm apensa um desses traços de comportamento – são apenas criativas ou apenas implementadoras – sem conseguir combinar os dois. Mas a verdade é que a receita do sucesso é a soma de boas doses de inspiração e transpiração;

Disposição para assumir riscos: iniciar um negócio é uma experiência que sempre sabor de aventura. Trata-se de uma aposta cujo resultado será influenciado por fatores do ambiente externo, e o trabalho duro, embora imprescindível, não será garantia de sucesso. Ao começar, podemos ter uma idéia bastante precisa das despesas necessárias: investimentos iniciais em instalações, salários, estoques, impostos e taxas. Por outro lado, em relação à receita, tudo que temos são meras estimativas;

Perseverança e otimismo: o empreendedor tem um compromisso com a prosperidade do seu negócio. A história está cheia de sucesso que demandaram muita persistência e grande esforço para não desanimar diante dos obstáculos.

Senso de independência: o empreendedor é um solitário, para quem não existe a diluição de responsabilidades. Ele conta apenas consigo e mais ninguém. Acima de tudo ele tem autonomia. Trabalha para si mesmo e não para os outros. Depende da sua própria capacidade para resolver os problemas. Mantém seus pontos de vista, mesmo diante das adversidades.

2.2 PROCESSO EMPREENDEDOR

Para Dornelas (2005), o processo empreendedor tem início quando um evento gerador desses fatores possibilita o início de um novo negócio.

Compreende-se que o talento empreendedor resulta da:

Percepção;

Direção;

Dedicação;

Muito trabalho.

Onde existe o talento empreendedor, há a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios. Porém, talento sem ideias consiste em uma semente sem água. Quando o talento é somado à tecnologia e as pessoas têm boas ideias viáveis, o processo empreendedor está na iminência de ocorrer. Por fim, existe a necessidade de se ter um combustível essencial para que finalmente o negócio saia do papel: o capital.

O empreendedor de sucesso deve conseguir convergir Know-how, ou seja, conhecimento e a habilidade de reunir talento, tecnologia e o capital que fazem a empresa se desenvolver da maneira planejada e apropriada.

Dornelas (2005) apresenta as fases do processo empreendedor, que consistiria em:

Identificar e avaliar a oportunidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com