TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLC - Estrturação

Casos: PLC - Estrturação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

Automação

Automação Predial com utilização de Controlador Lógico Programável

Breno Monteiro, Bruno Viana,Guilherme Camelo,

Jurandir Agostinho, Lilian de Melo,Marcelo Faleiro,

Rafael Zanini, RodrigoBarbosa

Centro Universitário Uni-BH

Belo Horizonte, Brasil

Engenharia Elétrica - 5º Período – Noite

Professor Orientador: Euzébio

Resumo: Para o controle dos circuitos de iluminação e circuitos de temperatura predial, é muito comum, encontrar em vários estabelecimentos brasileiros, o uso de diversos sistemas independentes de automação com a utilização de sensores que são totalmente controlados por seus proprietários, que além de gerar transtornos e esquecimentos quanto a seus acionamentos, podem com isto acarretar possíveis desperdícios de energia elétrica. Alguns aspectos importantes como temperatura, cor das lâmpadas, rendimento das luminárias, rendimento do reator utilizado e eficiência luminosa das lâmpadas são de extrema importância para um projeto que visa obter resultados voltados para a eficiência energética. Este artigo tem como objetivo, propor a automatização do acionamento dos circuitos de iluminação e ventiladores das salas de aula do Centro Universitário Uni-BH, visando a eficientização energética em termos de: redução do consumo de energia, custo de manutenção, maior vida útil das lâmpadas e maior eficiência luminosa. Pretende-se propor com a adoção do CLP uma redução significativa no consumo de energia, evitando apenas o desperdício.

Palavras Chaves: CLP, Desperdício, Automação, Consumo, Custo.

Abstract: For the control of lighting circuits and circuits building temperature,it is very common, found in various Brazilian institutions, the use of several independent systems of automation with the use of sensors that are fully controlled by their owners, who in addition to generating and disorders forgetting about your drives, it can lead to possible waste of energy. Some important aspects such as temperature, color lamps, luminaire efficiency, performance and efficiency of the reactor of the light bulbs are extremely important for a project that aims to achieve results toward energy efficiency. This article aims to propose the automation of the drive circuits of lighting and fans of the classrooms of the University Center Uni-BH, aimed at energy efficiency in terms of: reduction of energy consumption, maintenance cost, longer life of light bulbs and more efficient. It is intended to propose the adoption of the CLP a significant reduction in energy consumption, avoiding waste only.

Keywords: PLC, Waste, Automation, Consumption, Cost.

1 - INTRODUÇÃO

Como proposta de melhorar a qualidade de vida, aumentar a segurança, bem estar, redução nos afazeres domésticos, bem como diminuição de custos, surgiu a domótica, termo que, é uma fusão da palavra latina domus (casa) e do moderno, robótica. A domótica, é um novo domínio de aplicação tecnológica, tendo como objetivo básico melhorar a qualidade de vida, reduzindo o trabalho doméstico, aumentando o bem estar e a segurança de seus habitantes. Visa também uma utilização racional e planejada dos diversos meios de consumo.

A domótica tem interessado aos clientes pessoas físicas, assim deixando de ser uma área exclusivamente das empresas do ramo da construção, cada vez mais oferecendo soluções, proporcionando maior conforto, segurança e também a redução nos gastos de energia elétrica e água potável.

A proposta deste trabalho, no entanto é fugir dos sistemas domóticos clássicos com alto valor de projeto e instalação, projetando um sistema de automação predial de baixo custo. Seu projeto baseado em conceitos difundidos nas indústrias, com a utilização de um CLP, sensores e atuadores discretos, de fácil aquisição junto ao mercado, que atuarão na supervisão, controle e monitoramento de equipamentos, como ventiladores e sistemas de iluminação. Tal projeto visa automatizar a iluminação e climatização de uma sala de aula conforme parâmetros externos, luminosidade e temperatura ambiente.

.

2 – DESENVOLVIMENTO

Segundo a ABNT, o Controlador Lógico Programável é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais e residenciais.

Conforme Wikipedia (2008b), a norma NEMA interpreta o CLP, como sendo um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e implementar funções específicas, tais como lógica, seqüenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando, por meio de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos.

Historia do CLP

Até o final da década de 60, painéis de relés e contatores, dominavam as linhas de manufatura controlando suas operações. Eram painéis grandes e com custos elevados, onde qualquer alteração de suas funcionalidades ou objetivos principais, por eles desempenhado era um desafio, além de demandarem muito tempo e dinheiro.

Diante desse cenário, objetivando eliminar essas desvantagens, em 1968, sob a liderança do engenheiro Richard Morley a GM definiu, várias especificações para o desenvolvimento do primeiro controlador programável. Eram elas: facilidade de programação e reprogramação; facilidade de manutenção e reparos, preferencialmente com módulos plug-ins; capacidade de operação em ambientes industriais; com dimensões menores que o equivalente em relé; possuísse capacidade de comunicação com um sistema central de dados e que tivessem um custo competitivo frente os painéis de relé e contatores (PETROVCIC, 2007).

No ano de 1968, após o desenvolvimento do primeiro CLP para a GM, baseado em componentes discretos, em 1971 começaram as primeiras aplicações fora da indústria automobilística. Em 1975 houve a introdução do controlador analógico nos CLPs, em 1977 houve a implementação do CLP com microprocessadores em lugar de componentes discretos, e de 1978 em diante, CLPs ganham larga aceitação na indústria (NATALE, 2003).

Com o atendimento aos requisitos prescritos por Richard Morley o CLP começou a substituir rapidamente os painéis de relé, dominando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com