TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS TEORIAS - Taylor e Fayol

Resenha: PRINCIPAIS TEORIAS - Taylor e Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Administração: ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição: dar maior ênfase ao elemento humano na organização, focalizar a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades, incluir o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

A Administração apresenta história recente, com desenvolvimento em meados do século XX. Sua história foi influenciada por diversos fatores. Com destaque para a Organização Militar, a Revolução Industrial, e a influência dos Economistas liberais, através de cada uma observa-se o aparecimento das Teorias da Administração, a criação do contexto perfeito para a aplicação das teorias da administração, decorrente da necessidade dos empresários e o surgimento do conceito de livre concorrência e de liberalismo econômico.

PRINCIPAIS TEORIAS – TAYLOR E FAYOL.

Taylor

O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas), em 1903, onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study). Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Verificou que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com