TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS TIPOS DE MEMÓRIAS USADAS ATUALMENTE E SUAS CARACTERISTICAS

Tese: PRINCIPAIS TIPOS DE MEMÓRIAS USADAS ATUALMENTE E SUAS CARACTERISTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  3.922 Palavras (16 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 16

Trabalho carlos

PRINCIPAIS TIPOS DE MEMÓRIAS USADAS ATUALMENTE E SUAS CARACTERISTICAS.

Ás memórias prinicipais podem ser chamadas de memória semicondutor, essas memórias são disponiveis na forma de circuito integrada chamda memória Ics ou batata frita de de silício da memória, as memórias principais são classificadas em 2 tipos.

* Memória de acesso Aleatorio (RAM)

* Memória GRAVAVEL (ROM)

MEMÓRIA RAM

A memória RAM também é chamada de como lêem/escrevem a memória desde que ele permite tanto memória lida como memória escrevem a operação, é a sim que os programas e os dados podem ser fornecidos na memória de acesso casual, Do mesmo modo os conteúdos da memória de acesso casual podem ser apagados logo depois da realização e da execução de programas atuais. Os resultados dos calculos podem ser escritos, é onde a informação pode ser escritas e apagadas. Ela é uma memória volátil isto é, os dados fornecidos e os programas poderão ser apagados, imediatamente quando assim que for preciso, automaticamente ela se torna uma memória temporária e mantém a informação enquanto há poder elétrico, mas solta dados fornecidos quando a falta do mesmo poder elétrico citado.

MEMÓRIA ROM

A ROM como o próprio nome ja indica é uma memória

de execução e operação apenas lida. Ela não permitirá escrever a operação, os conteúdos da ROM não podem ser alterados, pois a informação binária fornecida na ROM é feita permanente durante as produções de artigo difíceis da unidade da ROM e não podera ser modificada ou apagada, A ROM é uma memória não volátil isto é, o que esta gravado na ROM não desaparecerá quando faltar poder elétrico. Os dados binários fornecidos na ROM durante a sua execução de hardware são fundidos , tal como ele sempre permanecerá, independente da presença ou ausência da energia elétrica, por isso, a batata frita de memória da ROM é usada para fornecer permanentemente os programas de sistemas e programas de sistema operacional, palavras de controles ...., que são essenciais para o computador trabalhar corretamente. O programa executado e dados a ser processados é levado até a memória de acesso aleatório quando necessário; o computador lê instruções de programas e dados da memória de acesso aleatório durante a execução e fornecido os resultados computados na memória de acesso aleatório,Por isso, a memória de acesso aleatório ea ROM são as memórias principais e constituem a unidade de armazenamento essenciais de um computador .

PRINCIPAIS TIPOS DE MEMORIAS DE ACESSO ALEATÓRIO

SDRAM

SDRAM, sigla de synchronous dynamic random access memory (memória de acesso dinâmico síncrona), é o método de acesso à memória mais usado na atualidade. Ele realiza leituras e escritas assim como na RAM tradicional, contudo, de forma síncrona e dinâmica

Na RAM comum, os endereços podiam ser acessados e os dados transferidos à qualquer momento, diferentemente da SDRAM, que possui um clock (relógio) que regula o acesso à memória. Em outras palavras, é necessário esperar um pequeno período de tempo para efetuar uma leitura ou uma escrita.

A latência de uma memória é o período gasto para que um endereço qualquer seja acessado com garantia que os dados não percam seus valores. No caso da RAM normal, que é assíncrona, esse período é variável. Já na SDRAM, o clock do processador determina a latência, que será sempre a mesma.

Durante muito tempo, as memórias SDRAM trabalharam com o padrão de 168 pinos, entretanto, na atualidade, é muito comum encontrar pentes com 184 ou 240 pinos (DDR-SDRAM).

DDR-SDRAM

DDR-SDRAM é uma SDRAM que permite que 2 dados sejam transferidos no mesmo ciclo de clock. Este esquema aproveita tanto a borda de subida como a de descida do clock para efetuar transferências (um dado em cada período). Desta

maneira, um pente DDR-SDRAM é teoricamente o dobro mais veloz que um SDRAM comum. Por esse motivo, memórias DDR trabalham, na teoria, com o dobro da velocidade obtida com a frequência real do computador.

DDR-DIMM

DIMM, sigla de Dual in-line Memory, é um termo usado para identificar pentes de memória que possuem circuitos distintos em ambos os lados. O padrão anterior, SIMM, armazenava cópias idênticas dos dados nas duas faces da memória, cujos circuitos eram idênticos. Desta maneira, as memórias DIMM trabalham com 64 bits de dados, ao contrário de seus antecessores, que operavam com 32 bits.

A grande parte das memórias atuais trabalham no padrão DIMM, inclusive a própria SDRAM. Por esse motivo, o termo DDR-DIMM se refere ao próprio DDR-SDRAM. Também é muito comum chamar este tipo de memória de DRR-SDRAM DIMM.

Principais padrões DDR existentes

DDR1

os processadores trabalham com duas medidas de processamento: o clock interno e externo. A primeira delas se refere a frequência máxima que a CPU consegue trabalhar, enquanto que a segunda é a velocidade de transferência dos dados para o barramento principal da máquina, o chamado “Front Side Bus” (FSB) . Normalmente, o clock interno é muito maior que o externo.

As memórias SDRAM trabalhavam com uma frequência de 133 MHz (as

chamadas PC133). Por outro lado, somente com o Pentium 3 o clock externo de 133 MHz foi atingido, visto que as CPUs anteriores trabalhavam com um FSB menor. Consequentemente, esta questão não foi preocupação durante um bom tempo.

Entretanto, quando o Pentium 4 foi lançado com um FSB 400 MHz, a SDRAM evoluiu um pouco e passou a trabalhar com a frequência de 200 MHz Contudo, apesar de ter aumentado, a SDRAM só explorava metade do valor oferecido pelo barramento. Uma solução natural seria então desenvolver um mecanismo que dobrasse a frequência de alguma maneira. Consequentemente, foi exatamente isso que aconteceu, com a advento da DDR.

Com a DDR(DDR1), foi possível transferir 2 dados ao invés de um, assim, na teoria, dobrando a frequência de 200 para 400Mhz.

DDR2

Como os processadores continuaram evoluindo, a frequência do clock externo também aumentou na mesma proporção. Por exemplo, alguns modelos do próprio Pentium

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com