TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMAS EM BOMBAS CENTRIFUGAS

Por:   •  29/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

0[pic 1]

[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS SALINAS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS – 6º PERÍODO

                                                 

                                             HÉLVIO M. OLIVEIRA    

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: PROBLEMAS EM BOMBAS CENTRIFUGAS

SALINAS MINAS GERAIS 2022

1[pic 3]

[pic 4]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS SALINAS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS – 2º PERÍODO

                                                     HÉLVIO M.  OLIVEIRA                          

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: PROBLEMAS EM BOMBAS CENTRIFUGAS

Relatório entregue como parte das exigências de aula prática em laboratório, da disciplina de Laboratorio de Fenomenos de Transporte do curso bacharelado em Engenharia de Alimentos do IFNMG- Campus Salinas..

SALINAS MINAS GERAIS 2022

2[pic 5]

Introdução

     Na industria de alimentos um dos equipamentos mais utilizados são as bombas, tanto centrifugas como bombas positivas, e no dia a dia da operação podem ocorrer diversos problemas relacionados ao dimencionameto das mesmas. Um dos principais problemas que dificulta a vida dos engenheiros quando se trada de dimensionametos de bombas centrifugas é a cavitação. Cavitação que na sua etimologia significa cavidades, existem dois tipos de cavitação: a vaporosa e a gasosa (Falvey, 1990). A cavitação gasosa ocorre quando a pressão cai abaixo da pressão de saturação, porém mantêm-se acima da pressão de vapor, sendo caracterizado pela presença de um grande número de núcleos gasosos (Cannizzaro e Pezzinga, 2005).

      Quando ocorre um problema nas tubulações e fluxo de liquido deve ser interrompido bruscamente, pode acarretar em um efeito comumente conhecido como golpe de Aríete, que nada mais é que o fluido golpeando o interior da tubulação devido a obstrução de sua passagem, causando grandes danos a tubulação, até mesmo estourando canos e danificando equipamentos

Objetivos

      Observar problemas que ocorrem devido ao mal dimensionamento de bombas centrifugas na industria e compreender maneiras de evita-los e corrigil-los.

Descrição da Pratica

       No laboratorio de fenomenos de transporte do IFNMG campus Salinas foi apresentados aos alunos do curço de Engenharia de Alimentos, a bancada hidraulica de bombas centrifugas, lá foi apresentados alguns dos principais problemas que ocorrem ao dimensionar bombas na industria além de orientações de segurança e manejo do equipamento tais como: não tocar na bomba energizada, calcular a potencia da bomba necessaria para cada processo, atentar-se a qual material está presente na bomba e se ele vai reagir ao fluido que será bombeado e que após dimensionar corretamente a parte de sucção deve permanecer “intocada”, um dos problemas é a cavitação, que pode ocorrer devido a diverços fatores, um deles é uma tubulação de acima de 8 metrod de comprimentos que liga a succção da bomba ao tanque, em bombas com potencia inferiores a 25Cv uma tubulação que exceda esse tamanho maximo proporciona formação de bolhas dentro da tubulação que diminui em até 5 vezes a vida util de uma bomba, causando assim prejuizos, outra preocupação a respeito desse fenomeo é a alteração do diametro da tubulação ligada a sucção, se reduzida ou aumentada para além da padrão da bomba, é quase certa a ocorrencia da cavitação. Estes problemas são resolvidos se esses parametros forem respeitados. Outro meio de evitar o fenomeno da cavitação é compreendendo o NPSH (Net Positive Suction Head) que é o  termo designado a um parâmetro responsável por medir a pressão atmosférica e a pressão da coluna de líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (158.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com