TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

Artigos Científicos: PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

Nome do aluno

Atividade Interdisciplinar

Contagem

2014

Nome do aluno

Atividade Interdisciplinar

Trabalho Apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 1º semestre - da Unopar – Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas: Sistemas de Informação, Ética, Política e Sociedade e Economia e Modelos de Gestão. Professores: Prof. Henry Nonaka, Profª Marcia Bastos de Almeida, Profª Mônica Maria Silva e Profª Joenice L. Santos.

Contagem

2014

SUMÁRIO

1 Introdução............................................................................................................. 04

2 Desenvolvimento ................................................................................................ 05

3 Conclusão .......................................................................................................... 11

4 Referências Bibliográficas ................................................................................. 12

Introdução

O trabalho realizado a seguir diz respeito às disciplinas Empreendedorismo e Plano de Negócios, Direito Empresarial e Trabalhista, Administração Estratégica e Sistemas de Informações.

Seguindo um roteiro prévio, estabelecido pelos professores, o desenvolvimento da tarefa possibilitou assimilar os conhecimentos além de significar um esforço no sentido de encontrar soluções para as questões levantadas e exigir a demonstração de conhecimentos imprescindíveis para a manutenção das empresas no mercado.

Desenvolvimento

1º Desafio: Empreendedorismo e Plano de Negócios

A alta gestão tem o papel de definição da estratégia de inovação, criando um direcionamento único na busca por novas oportunidades. Essas responsabilidades envolvem definir o grau de inovação que irá se buscar (normalmente trabalha-se com pelo menos 3 diferentes horizontes: defesa do core business, migração gradual ou reinvenção do negócio atual). Além disso são eles que definem as temáticas (linhas de desenvolvimento) e os tipos desejados.Cabe também à alta gestão a definição do orçamento de inovação para posterior alocação. Sobretudo, são eles que mobilizam a empresa para a inovação. A pesquisa abaixo demonstra a importância dos níveis mais altos. Assim como a alta gestão, os níveis médio de liderança também tem um papel importante na construção de uma cultura de inovação. Normalmente os gerentes vivem pressionados por metas operacionais de médio e curto prazo, o que torna a tarefa da inovação ainda mais desafiadora. Mesmo assim, quando a inovação vira estratégia da empresa, cabe estabelecer um balanço entre os esforços operacionais com os de inovação. (SCHERER. 2013)

Dessa maneira, é possível concluir-se que a empresa que busca sobreviver e prosperar no mundo globalizado deve primar pela inovação, que é fundamento para a competitividade.

2º Desafio: Direito Empresarial e Trabalhista

Um ambiente profissional saudável e harmônico é fundamental para o alcance do sucesso empresarial. Esse pano de fundo se torna indispensável, tendo em vista que, atualmente faz-se impossível separar o colaborador pessoa e empregado. Tal afirmativa ampara-se ao fato de que hoje as pessoas passam a maior parte de seu tempo no trabalho, devendo esse, portanto, fornecer segurança, conforto e estimular a profissional a buscar o crescimento da organização.

Portando, tendo como pano de fundo essa realidade, deve o gestor moderno, que quer atingir o ápice empresarial, primar pela excelência do meio ambiente do trabalho, visto que, tal conduta refletirá em alto desempenho, menos despesas, insatisfações e litígios judiciais.

Segundo Brasilmed (2011) as ações e medidas destinadas a evitar acidentes de trabalho dependem diretamente do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e das tecnologias e técnicas utilizadas, porém, são alguns procedimentos básicos:

• Faça com que o seu local de trabalho seja confortável

• Tenha muito cuidado e siga todas as regras de segurança na realização de atividades mais perigosas

• Organize o local de trabalho ou o seu posto de trabalho, não deixe objetos fora dos seus lugares ou mal arrumados. Se tudo estiver no seu lugar não precisa de improvisar perante imprevistos e isso reduz os acidentes

• Saiba quais os riscos e cuidados que deve ter na atividade que desenvolve e quais as formas de proteção para reduzir esses riscos

• Participe sempre nas ações ou cursos de prevenção de acidentes que a empresa lhe proporcionar

• Aplique as medidas e dispositivos de prevenção de acidentes que lhe são facultados, designadamente o uso de vestuário de proteção adequado, como as proteções auriculares para o ruído, óculos, capacetes edispositivos anti-queda, e equipamento de proteção respiratória, entre outras

• Não receie sugerir à empresa onde trabalha a realização de palestras, seminários e ações de formação sobre prevenção de acidentes.

Explica Brasilmed (2011) que o empregador somente terá a obrigação de indenizar o empregado por acidente de trabalho quando for comprovada sua culpa ou dolo, por meio da responsabilidade civil subjetiva. A responsabilidade objetiva (sem culpa) somente será palicada se tratando de reparação acidentária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com