TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Producao Textual Individual

Pesquisas Acadêmicas: Producao Textual Individual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 8

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 Lista de livros do acervo digital

1. Comunicação de Dados Usando Linguagem C – Claudio Loesch.

2. Redes de Computadores - Teoria e Prática - Douglas Rocha Mendes.

3. Redes de Computadores e Comunicação de Dados - Curt M. White.

4. Redes de Comunicação e Computadores - Mario Dantas.

5. Sistemas de Comunicação: Analógicos e Digitais - Simon Haykin.

6. Redes e Sistemas de Comunicação de Dados - William Stallings.

3.2 Comunicabilidade do sistema

Usando como base a engenharia semiótica, que diz que toda aplicação computacional é concebida como um ato de comunicação entre o designer (emissor de uma mensagem) e o usuário do sistema por ele criado, podemos definir que o software que iremos utilizar na empresa Nossa Locadora de Livros tem por objetivo permitir que o usuário entenda que todo o sistema é uma solução potencial de um designer (ou de uma equipe de design). Assim, o usuário, ao ter problemas de interação com a aplicação, pode tentar entender o que o designer pretendia, e acertar o seu modelo mental da aplicação, aproximando-o cada vez mais daquele do designer.

Fazendo isto, o usuário é capaz de alcançar um melhor entendimento das motivações e decisões tomadas pelo designer, e assim, usar a aplicação de forma mais eficiente.

Nessa perspectiva, utilizaremos de uma linguagem textual objetiva inserindo imagens/ícones que auxiliem na comunicação/compreensão visual e textual da aplicação. Aderindo assim ao conceito de usabilidade aplicado a comunicação.

Aspectos de usabilidade:

• Facilidade de aprendizado;

• Facilidade de uso;

• Satisfação do usuário;

• Flexibilidade;

• Produtividade.

Complementando a usabilidade, a comunicabilidade pretende proporcionar o uso eficiente, produtivo e criativo do software.

3.3 Sistemas Multiprogramáveis e com Múltiplos Processadores

3.3.1 Sistemas Multiprogramáveis / Multitarefa

Os sistemas Multiprogramáveis ou multitarefa são uma evolução dos sistemas mono programáveis.

Neste tipo de sistema, por exemplo, enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados no mesmo intervalo de tempo. Nesse caso, podemos observar o compartilhamento da memória e do processador. O sistema operacional se preocupa em gerenciar o acesso concorrente aos seus diversos recursos, como memória, processador e periféricos, de forma ordenada e protegida, entre os diversos programas.

A principal vantagem dos sistemas multiprogramáveis é a redução de custos em função da possibilidade de compartilhamento dos diversos recursos entre as diferentes aplicações. Além disso, sistemas multiprogramáveis possibilitam na média a redução total do tempo de execução das aplicações. Apesar de mais eficientes que os monoprogramáveis, são de implementação muito mais complexa.

A partir do número de usuários que interagem com o sistema operacional, podemos classificar os sistemas multiprogramáveis como monousuário ou multiusuário.

Sistemas multiprogramáveis monousuário são encontrados em computadores pessoais e estações de trabalho, onde há apenas um único usuário interagindo com o sistema. Neste caso, existe a possibilidade de execução de diversas tarefas ao mesmo tempo, como a edição de um texto, uma impressão e o acesso à Internet.

Sistemas multiprogramáveis multiusuário são ambientes interativos que possibilitam a diversos usuários conectarem-se ao sistema simultaneamente.

Os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa podem ser classificados pela forma com que suas aplicações são gerenciadas, podendo ser divididos em sistemas batch, de tempo compartilhado ou de tempo real. Um sistema operacional pode suportar um ou mais desses tipos de processamento, dependendo de sua implementação.

3.3.2 Sistemas com Múltiplos Processadores

Os sistemas com múltiplos processadores caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes, para serem executadas simultaneamente em mais de um processador.

Com múltiplos processadores, foi possível a criação de sistemas computacionais voltados principalmente, para processamento científico, aplicado, por exemplo, ao desenvolvimento aeroespacial, prospecção de petróleo, simulações, processamento de imagens e CAD. A princípio, qualquer aplicação que faça uso intensivo da UCP será beneficiada pelo acréscimo de processadores ao sistema. A evolução desses sistemas deve-se, em grande parte, ao elevado custo de desenvolvimento de processadores de alto desempenho.

Os conceitos aplicados ao projeto de sistemas com múltiplos processadores incorporam os mesmos princípios básicos e benefícios apresentados na multiprogramação, além de outras características e vantagens específicas como escalabilidade, disponibilidade e balanceamento de carga.

Escalabilidade é a capacidade de ampliar o poder computacional do sistema, apenas adicionando novos processadores. Em ambientes com um único processador, caso haja problemas de desempenho, seria necessário substituir todo o sistema por outra configuração com maior poder de processamento. Com a possibilidade de múltiplos processadores, basta acrescentar novos processadores à configuração.

Disponibilidade é a capacidade de manter o sistema em operação, mesmo em casos de falhas. Neste caso, se um dos processadores falhar os demais podem assumir suas funções de maneira transparente aos usuários e suas aplicações, embora com menor capacidade de computação.

Balanceamento de carga é a possibilidade de distribuir o processamento entre os diversos processadores da configuração, a partir da carga de trabalho de cada processador, melhorando, assim, o desempenho do sistema como um todo.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com